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Como adicionar parada na Uber?

Enquanto funcionalidade é vantajosa para passageiros, motoristas reclamam: “Às vezes você não está preparado para uma parada de 10, 15 minutos. O passageiro não tem senso. E o adicional de parada, quando vem, não paga nada praticamente."

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Reportagem
Apuração aprofundada sobre um tema específico, com múltiplas fontes e contextualização completa.
Dois motoristas de aplicativo posam dentro de seus carros: à esquerda, um jovem de cabelo cacheado, óculos e camiseta azul; à direita, um homem de meia-idade com barba por fazer, vestindo camisa polo cinza e segurando um celular com gráficos na tela.
Foto: Acervo pessoal 55content

Neste artigo, explicamos passo a passo como adicionar paradas no Uber, os limites de tempo e custos adicionais, além de destacar quando essa função pode ser vantajosa para o passageiro.

Como Adicionar Paradas no Uber

A funcionalidade de adicionar paradas pode ser útil para quem precisa realizar tarefas rápidas sem interromper sua jornada. A seguir, você confere como adicionar paradas tanto antes de solicitar o carro quanto durante a corrida.

Passo 1: Antes de Solicitar a Corrida

  1. Abra o App da Uber: Ao abrir o aplicativo, o primeiro passo é clicar na barra de texto onde você normalmente digita o destino. A opção “Para onde?” aparecerá.
  2. Adicione o Destino e as Paradas: Após inserir seu destino final, toque no ícone de “+” ao lado da caixa de texto. Isso permitirá adicionar até cinco paradas ao longo do trajeto, incluindo o destino final. A ordem das paradas deve ser respeitada para evitar confusão durante a corrida.
  3. Revise e Confirme: Depois de inserir todas as paradas, o aplicativo mostrará um mapa com todos os pontos e o valor estimado da corrida. Esse mapa ajudará a visualizar a rota e determinar o custo final. Se estiver satisfeito com a configuração, toque em Salvar e pronto!

Limites de Tempo e Custos: O Uber permite que as paradas tenham um tempo máximo de três minutos sem gerar custos extras. Se o tempo de parada ultrapassar esse limite, uma cobrança adicional pode ser aplicada.

Passo 2: Durante a Corrida

  1. Acesse os Detalhes da Corrida: Durante a viagem, deslize a tela para cima para visualizar os detalhes do trajeto.
  2. Adicione ou Altere a Parada: Clique em “Adicionar ou alterar”, onde o destino está mostrado. Você verá um ícone de “+” ao lado dos destinos. Ao clicar, poderá incluir mais uma parada.
  3. Confirme a Alteração: O novo valor da corrida será mostrado, com as paradas extras incluídas. Após visualizar o custo final, clique em Concluir para finalizar a alteração.

Limites de Paradas e Custos Adicionais

A Uber permite que você adicione até cinco destinos em uma única corrida, incluindo o destino final. Contudo, há algumas condições importantes para garantir que o processo não gere custos inesperados:

  • Tempo de Espera: As paradas não podem ultrapassar três minutos de espera. Caso o tempo de espera seja maior, será cobrada uma tarifa extra pelo tempo adicional.
  • Roteiro e Ordem das Paradas: A ordem em que as paradas são inseridas deve ser seguida para otimizar o trajeto e evitar alterações inesperadas no cálculo do valor da corrida. Embora o app permita editar as paradas durante a viagem, sempre é recomendável manter uma sequência lógica para facilitar a viagem.

Quando é Vantajoso para o Passageiro

Adicionando paradas no Uber pode ser vantajoso em várias situações, desde dividir uma viagem com amigos até realizar pequenas tarefas. Veja quando essa funcionalidade se torna mais interessante:

  • Viagens Compartilhadas: Se você está indo para o mesmo destino, mas com diferentes amigos ou colegas, adicionar paradas pode ser uma ótima maneira de dividir a viagem e economizar.
  • Tarefas Rápidas: Precisa buscar um objeto, fazer uma compra rápida ou pegar algo antes de chegar ao destino? As paradas rápidas são uma excelente opção para não interromper totalmente sua viagem.
  • Roteiros Flexíveis: Se você precisa fazer um trajeto mais flexível, sem comprometer o tempo ou o custo, adicionar paradas pode ser uma boa maneira de ajustar a rota conforme suas necessidades.

Relatos de motoristas da Uber revelam desafios e frustrações com paradas durante as corridas

O motorista de aplicativo Deivys Vieira, que atua diariamente pelas ruas como parceiro da Uber, compartilhou com riqueza de detalhes a sua visão sobre a funcionalidade de adicionar paradas nas corridas — recurso cada vez mais usado pelos passageiros, mas que, segundo ele, representa um grande transtorno para quem está atrás do volante.

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Foto: Deivys Vieira para 55content

“A Uber paga muito mal pelo tempo de espera”

Segundo Deivys, o impacto das paradas vai além da simples interrupção do trajeto. “Impacta até que muito. Depende, porque tem cliente que faz parada rápida, mas tem uns que demoram demais. E a Uber paga muito mal esse tempo de espera”, afirma. O limite de três minutos por parada, estipulado pela Uber para evitar cobranças extras ao passageiro, raramente é respeitado, o que gera prejuízos ao motorista.

“A maioria das paradas são em locais proibidos”

Outro ponto que ele destaca com preocupação é a localização das paradas. “Na maioria das vezes, essas paradas rápidas são em local proibido. A gente não tem onde parar. Aí o cliente quer que você fique lá parado, correndo risco de levar multa. E se você não para, ele ainda fica bravo”, relata.

Segundo Deivys, essa pressão faz com que o motorista se sinta desamparado: “A gente fica no meio do caminho, porque o cliente quer que pare, e a lei diz que não pode. E se a gente não atende, ainda corre o risco de receber nota baixa ou reclamação.”

“O passageiro agradece, mas isso não cobre o prejuízo”

No dia a dia, ele relata que raramente os passageiros demonstram real consideração pelo tempo ou pelos custos gerados ao motorista. “Falam ‘obrigado por esperar’, mas um obrigado não paga o tempo que a gente ficou parado. E o adicional de parada, quando vem, não paga nada praticamente”, desabafa.

Deivys diz que muitos passageiros não têm empatia com os custos ou riscos envolvidos. “Infelizmente, a maioria não se importa. Quer que você faça o serviço, não importa como, nem onde.”

“Quando a parada é no meio da corrida, o valor cai”

Em um relato específico, ele mostra como a própria lógica da plataforma penaliza o motorista mesmo quando a rota aumenta. “Ontem fiz uma corrida que custava R$26. A passageira pediu para adicionar uma parada no meio. Andei mais 700 metros e o valor caiu para R$22. Depois ela mudou de novo, e o preço subiu para R$86. Ou seja, só compensou pra mim quando ela inseriu mais distância ainda. Mas no começo, eu perdi dinheiro por fazer mais.”

Essa dinâmica leva a uma conclusão preocupante: o sistema de cálculo da Uber favorece o passageiro, mesmo quando isso representa prejuízo direto para o motorista. “A Uber faz de tudo pro passageiro pagar menos. E quem paga a conta é a gente”, afirma.

“A Uber esconde que tem parada”

Outro ponto crítico citado por Deivys é a falta de transparência no momento em que o motorista aceita a corrida. Ele diz que, quando a viagem tem paradas e dura mais de 45 minutos, o aplicativo não mostra os pontos intermediários — apenas o início e o fim. “A Uber esconde as paradas. Você só descobre depois que aceita. E isso é muito grave, porque a gente não sabe se vai pra um lugar perigoso ou se a parada vai ser longa.”

Em comparação, ele elogia a 99 por mostrar o trajeto completo com todas as paradas antes da corrida ser aceita: “Na 99 eu consigo ver do ponto A até o D, com todas as paradas. A Uber mostra só de A pra B, depois B pra C, e assim por diante. Ela fraciona o trajeto pra gente não saber pra onde tá indo.”

“O passageiro quer, a Uber esconde, e o motorista sofre”

A sensação, para Deivys, é de completo abandono por parte da plataforma: “A Uber não protege o motorista. Cobra taxa alta, não dá benefício nenhum. Seguro de vida é a gente que paga. Cashback de R$1 é o que eu dou pra morador de rua. A empresa odeia o motorista.”

Ele também relata que muitos passageiros abusam da funcionalidade, fazendo paradas longas ou até mesmo usando de má-fé. “Tem gente que dá nota baixa só pra ganhar cupom de desconto da Uber. Isso também prejudica a gente.”

“É estressante. Acaba com o dia”

A rotina de trabalho, marcada por paradas não sinalizadas, esperas longas, locais de risco e baixas compensações, traz consequências emocionais. “Às vezes você não está preparado para uma parada de 10, 15 minutos. O passageiro não tem senso. Isso gera um estresse enorme e estraga o nosso dia.”

Apesar das dificuldades, Deivys ressalta que tenta manter a cordialidade. “Mesmo quando a corrida paga mal, trato o passageiro bem. Mas a gente fica desanimado. Quando a corrida paga bem, você vai animado, feliz. Porque você sente que está sendo valorizado.”

“Falta de clareza no Sistema de Paradas”

Homem dirigindo um carro, usando óculos escuros e camisa azul. A imagem é capturada do ponto de vista do passageiro, com o volante em primeiro plano e a paisagem verde ao fundo.
Foto: Cristiano Franco para 55content

Cristiano Franco, motorista de aplicativo há quase oito anos, destaca as principais dificuldades enfrentadas com o sistema de paradas durante viagens. Ele traz uma perspectiva prática e realista sobre como essas paradas afetam o dia a dia dos motoristas e a própria dinâmica do aplicativo. 

Cristiano observa que o aplicativo não informa claramente o tempo nem o local exato das paradas:

“No cartão de chamadas, a Uber informa que há paradas, mas não diz exatamente onde. Na 99, o cartão de chamadas às vezes mostra a parada, mas também de forma vaga. Só depois de aceitar a corrida é que sabemos quantas paradas serão e onde estão.”

Ele ressalta que esse sistema causa insegurança e medo nos motoristas, além de dar a sensação de que estão perdendo dinheiro:

“O que deveria ser simples se torna misterioso, e ficamos com a impressão de que vamos perder tempo e ganhar menos.”

“Baixa Remuneração em Relação ao Tempo”

Cristiano explica que o pagamento pelos minutos de parada não compensa o tempo gasto, especialmente em categorias mais básicas do aplicativo:

“Hoje, a maior dificuldade do motorista é o ganho em relação ao tempo. Em cidades como São Paulo, o cálculo já é mais baseado no tempo do que na distância, mas aqui em Porto Alegre ainda é mais pela distância, considerando um pouco o tempo. Mesmo assim, o adicional pelas paradas quase nunca faz diferença no valor final.”

Ele destaca que o sistema só aumenta o valor das paradas quando ninguém aceita a corrida:

“Percebo que as paradas só ganham valor significativo quando vários motoristas recusam, obrigando o aplicativo a pagar mais para que alguém aceite.”

“Risco para o Motorista e Manipulação por Passageiros”

Cristiano alerta que muitos passageiros adicionam paradas durante a viagem como forma de burlar o sistema, especialmente quando o destino final é um local de risco ou onde há menos motoristas dispostos a aceitar a corrida:

“O passageiro sabe que, se colocar a parada antes de iniciar a busca por um motorista, ninguém vai aceitar. Então, adicionam a parada no meio da viagem para garantir que um motorista pegue.”

Ele também chama atenção para o risco físico, especialmente em áreas perigosas ou durante o tempo de parada:

“O passageiro precisa pensar se o local é seguro. Muitos esquecem que existe perigo em qualquer lugar – o ladrão precisa apenas de uma oportunidade. Às vezes, saem do carro e deixam a porta aberta, sem pensar no motorista.”

“Falta de Empatia e Comunicação com Passageiros”

Cristiano observa que os passageiros raramente entendem que o tempo do motorista tem valor:

“Muitos dizem que vão buscar algo ‘rapidinho’ e deixam o motorista esperando mais tempo do que o aceitável. Os dois minutos de tolerância sem custo adicional não são informados claramente aos passageiros, o que causa frustração e desconforto.”

Mesmo assim, Cristiano adota uma postura profissional:

“Sempre que aceito uma viagem com paradas, tento fazê-las com excelência. Não fico cobrando ou lembrando o passageiro do tempo, mas, se percebo que estão abusando, aviso para agilizar o processo.”

“Falta de Feedback e Bloqueio de Passageiros Problemáticos”

Cristiano destaca que nunca recebeu um feedback espontâneo de passageiros sobre o serviço, mas percebe que há resistência:

“Muitos dizem que motoristas não gostam de fazer paradas, ou contam experiências negativas com outros motoristas.”

Para evitar experiências ruins, ele é proativo:

“Se a parada foi longa e desrespeitosa, deixo minha avaliação com ressalvas e, quando a experiência é muito negativa, bloqueio o passageiro para não realizar mais viagens com ele.”

Observação Importante

Cristiano finaliza ressaltando que, na prática:

  • O sistema de paradas atual não beneficia o motorista – além de pagar pouco, falta clareza e o risco aumenta.
  • O tempo é o recurso mais precioso do motorista – e raramente é valorizado tanto pelo passageiro quanto pelo aplicativo.
  • Uma postura educada e profissional sempre é adotada, mas há limites – e o motorista tem que proteger seu tempo, segurança e rendimento.

Relato Detalhado das Passageiras sobre a Função de Paradas no Uber

Primeira visão

Aline Carlin, usuária assídua do Uber, compartilha que utiliza 100% das vezes a função de paradas quando precisa buscar alguém ou quando alguém vem buscá-la:

“Por exemplo, estou indo a uma festa com uma amiga. Saio da minha casa, paro na casa dela, e o destino final é a festa. Assim, a gente chega junto.”

Os principais motivos para essa escolha são: Segurança – estar acompanhada torna a experiência mais tranquila; e praticidade e economia – facilita dividir o custo da corrida.

Aline nunca teve experiências negativas, embora note que os motoristas nem sempre recebem bem as múltiplas paradas:

“Eles reagem de forma um pouco desconfortável, principalmente quando as paradas desviam muito da rota.”

Ela já enfrentou cobranças adicionais por exceder o tempo de parada, mas considera isso justo:

“O motorista está ali perdendo tempo de trabalho esperando alguém. O tempo dele também vale.”

Aline também prefere a Uber à 99, porque esta última tem limite no número de paradas. Ela planeja antecipadamente o trajeto para maximizar a economia e a eficiência do percurso.

Segunda Visão 

Júlia Polo, também passageira do Uber, compartilha uma rotina similar:

“Costumo pedir Uber na volta do trabalho, porque tenho uma amiga que mora perto. Compensa dividir. Também antes de festas ou bares, para nunca chegar sozinha e sempre acompanhada.”

Assim como Aline, Júlia usa a função de paradas por motivos de segurança e praticidade, seja com amigos ou até com o namorado:

“Apesar de a casa dele ser mais perto, a gente optava por passar primeiro na minha e depois na dele para que eu não ficasse sozinha.”

Júlia nunca alterou o trajeto durante a viagem, mas já enfrentou situações incômodas com motoristas:

“Teve uma vez que o Uber foi grosseiro. Eu disse que a pessoa estava descendo no elevador, mas ele cancelou a viagem na minha cara. Achei chato, não estava esperando há muito tempo.”

Ela reforça que, em geral, não costuma enfrentar cobranças adicionais porque se organiza para que a pessoa desça rapidamente. No entanto, percebe resistência por parte dos motoristas quando as paradas são mais distantes:

“Alguns motoristas ficam desconfortáveis e deixam claro que prefeririam uma ordem diferente nas paradas para facilitar para eles. Mas, como estou pensando na minha segurança, acabo insistindo.”

Júlia afirma que a possibilidade de múltiplas paradas é um fator decisivo para escolher o Uber:

“Se outro app não oferecesse a opção de parada, eu preferiria o Uber. A 99 também tem essa opção, mas já passei por situações incômodas com motoristas que foram grosseiros.”

Observações Gerais

  • Tanto Aline quanto Júlia valorizam a segurança e a praticidade proporcionadas pela função de paradas, principalmente em trajetos noturnos e compartilhados com amigos.
  • Ambas observam que alguns motoristas demonstram resistência quando percebem que a parada altera significativamente a rota ou o tempo de viagem.
  • As duas têm uma postura compreensiva em relação ao tempo do motorista, reconhecendo a importância de não ultrapassar o limite gratuito de 3 minutos.
  • A Uber se destaca para ambas como a melhor opção para viagens com múltiplas paradas, por oferecer mais flexibilidade que outros aplicativos como a 99.

A funcionalidade de adicionar paradas no Uber certamente oferece flexibilidade e praticidade aos passageiros, permitindo dividir viagens, realizar tarefas rápidas e ajustar o trajeto de acordo com as necessidades. 

No entanto, essa mesma conveniência revela um cenário complexo para os motoristas, que enfrentam desafios como tempo de espera mal remunerado, riscos à segurança, falta de clareza nas informações do trajeto e, muitas vezes, a sensação de serem desvalorizados pelo sistema. 

Por outro lado, passageiros como Aline e Júlia demonstram que, com planejamento e respeito pelos limites estabelecidos, é possível fazer uso consciente e benéfico desse recurso. 

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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