O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma coletiva de imprensa na tarde de ontem (25), defendeu a importância do respeito e dignidade aos trabalhadores de plataforma. Ele manifestou preocupação especial com as condições de trabalho em aplicativos.
Segundo o presidente, o acesso à empregos decentes foi um dos principais assuntos durante a visita ao presidente Biden e do encontro entre sindicalistas americanos e brasileiros na última semana.
Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.
Para Lula, “é preciso criar, em um mundo altamente digitalizado, onde a maioria dos trabalhadores não conhecem sequer seus patrões, empregos dignos que permitam às pessoas um tratamento adequado”.
Lula ressaltou o direito de todos os trabalhadores a serem tratados com dignidade, independentemente da natureza do seu emprego, apontando para as dificuldades enfrentadas por muitos que trabalham com entregas, por exemplo.
“Vocês estão cientes de que muitos dos jovens que trabalham em plataformas, seja de bicicleta ou motocicleta, enfrentam com frequência a falta de acesso a banheiros e a problemas relacionados à falta de água. Essa gente precisa ser tratada com respeito, é isso que queremos”.
Ele enfatizou ainda que, mesmo aqueles que escolhem o caminho do empreendedorismo individual devem ter seus direitos assegurados: “Não queremos forçar ninguém a possuir uma carteira de trabalho assinada. Todos têm o direito de optar pelo empreendedorismo individual, mas também possuem o direito de serem tratados com dignidade, respeito e seguridade social.”