fbpx
terça-feira, novembro 28, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomePolíticaApós casos de agressão contra entregadores, Janones quer equiparação com servidores públicos

Após casos de agressão contra entregadores, Janones quer equiparação com servidores públicos

O deputado argumenta que, assim como servidores públicos são protegidos de ofensas por lei, é igualmente importante garantir a proteção dos trabalhadores em seu local de trabalho.

O deputado federal André Janones apresentou o Projeto de Lei nº 4447/2023, a fim de acrescentar um novo crime no código penal: Ameaça e Agressão contra o trabalhador em horário de trabalho.

O projeto de lei propõe a inclusão do artigo 147-A ao Código Penal, definindo o crime da seguinte maneira:

“Art. 147-A: Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave, durante o exercício de atividade laboral e ou prestação de serviço: Pena – reclusão, de três a seis anos, e multa. A pena será aumentada em até 2/3 se houver agressão física.”

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

Segundo o deputado, o projeto de lei busca proteger trabalhadores que são vítimas de ameaças e agressões. Na justificativa apresentada por Janones, ele destaca que o Brasil tem testemunhado um aumento nos casos de discriminação e violência contra trabalhadores, particularmente aqueles que prestam serviços em plataformas digitais, como motoristas de aplicativos e entregadores.

O deputado enfatizou que os prestadores de serviços enfrentam diariamente situações de discriminação e violência. Isso inclui xingamentos, ofensas, agressões físicas, discriminação e até mesmo casos de racismo.

Um exemplo recente citado pelo deputado ocorreu durante um podcast, no qual um influente jornalista admitiu ter agredido um entregador, parceiro do aplicativo iFood. O motivo alegado foi a recusa do entregador em subir para entregar a comida na porta, uma ação que estava em conformidade com as regras estabelecidas pelo aplicativo. Segundo ele, essa situação revela como os trabalhadores muitas vezes se tornam vítimas de violência e ameaças ao simplesmente seguir as diretrizes de suas empresas.

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias