Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
No vídeo de hoje, quero comentar duas mudanças que a Uber implementou recentemente. A primeira é o lançamento de uma nova categoria e a segunda é uma ferramenta de segurança, que considero bastante relevante, especialmente para motoristas iniciantes que ainda não conhecem bem as regiões por onde circulam.
Além de informar, também vou compartilhar minha opinião sobre essas novidades: o que pode ser positivo, o que pode trazer problemas e como você, motorista, pode se adaptar a diferentes situações — desde o comportamento de passageiros até o trânsito —, porque tudo isso influencia diretamente nos nossos ganhos e metas diárias.
Fique ligado, porque vou explicar cada ponto, com sugestões práticas para você atingir seus objetivos mais rapidamente. E claro, já deixa o seu like e se ainda não é inscrito no canal, aproveite para se inscrever e ativar o sininho para não perder nenhuma atualização.
1. Ferramenta de segurança: Zona de Alerta
A Uber ampliou sua ferramenta de segurança, algo que considero muito importante. Embora a 99 já utilize esse tipo de recurso há mais tempo, a Uber agora está expandindo seu uso. Como diz o ditado: antes tarde do que nunca.
Essa nova funcionalidade alerta sobre áreas de risco e começou a ser testada em cidades como Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. Com ela, os motoristas parceiros receberão uma indicação na própria tela de chamada, mostrando se o local de embarque ou desembarque está em uma área de risco.
A funcionalidade se chama “Zona de Alerta” e foi criada para ajudar os motoristas a tomarem decisões mais conscientes durante as corridas. Ela utiliza dados da Secretaria de Segurança Pública — não dados dos motoristas. Diferente de outras ferramentas como o Waze, que se baseia no feedback dos próprios usuários sobre trânsito, buracos ou acidentes, a Uber está apostando em dados oficiais para garantir mais transparência e segurança.
Quando você visualizar um endereço no app, verá um aviso escrito em marrom logo abaixo do endereço, indicando que a área é de risco. Na minha opinião, isso é sim muito válido. E se você estiver indo para uma região desconhecida e o aviso aparecer, meu conselho é: não vá. Não vale a pena se arriscar, mesmo que a corrida pareça boa financeiramente. Sua segurança é mais importante.
É importante destacar que nem todos os motoristas terão acesso imediato a essa funcionalidade, pois ela ainda está em fase de testes. Então, deixe nos comentários se essa ferramenta já apareceu para você e se as informações bateram com sua percepção da área. Esse tipo de feedback é essencial para saber se o recurso realmente está funcionando bem.
2. Nova categoria: Uber por Tempo
A segunda novidade é o lançamento da categoria “Uber por tempo” em São Paulo. Quero saber também se motoristas de outras regiões já viram essa opção aparecer. No passado, essa categoria havia sido liberada apenas em cidades como Campinas, e agora começa a ser expandida.
Essa nova modalidade permite que o passageiro solicite uma corrida por tempo, com até 10 paradas. O objetivo é compensar o motorista pelo tempo que passa parado, algo que atualmente é muito mal remunerado pela Uber. Hoje, o valor por minuto de espera é ridiculamente baixo. A ideia da nova categoria é pagar melhor justamente por esse tempo parado.
Se o passageiro solicitar, recomendo que você aceite a corrida pelo menos uma vez, para entender como funciona. Ao receber a chamada, já aparecerão as informações estimadas de tempo e distância. Vale lembrar que essa categoria está disponível apenas para carros da categoria executiva (Uber Black).
Há dois grandes desafios com esse modelo: primeiro, o risco de esperar muito tempo e não receber um valor justo. Segundo, a dificuldade de encontrar um local adequado para esperar. Por exemplo, se você estiver em um posto de gasolina, tudo bem. Mas e se estiver em uma rua onde não é possível estacionar? Fica complicado.
Se o passageiro estiver disposto a pagar pelo estacionamento, tudo bem. Afinal, a proposta da categoria é deixar o motorista à disposição do passageiro, como no caso de alguém que vai resolver algo no cartório, por exemplo. Se a Uber pagar pelo menos R$1,00 por minuto — o equivalente a R$60,00 por hora parada —, aí sim compensa. O problema é se continuar pagando centavos por minuto, como nas corridas comuns.
Concluindo, é uma categoria que pode ser interessante, mas precisa ser bem comunicada e planejada. Não adianta o motorista ficar esperando o passageiro subir em um prédio de 10 andares para pegar um documento, por exemplo, sem uma remuneração justa e sem um local apropriado para aguardar. Paradas assim geram muito estresse.
Se o pagamento for justo e houver estrutura para esperar, eu faria essa corrida tranquilamente. E quero saber a sua opinião também. Me conte nos comentários, pois isso é muito importante para entender como essa categoria está sendo recebida.
Em breve quero fazer uma corrida nessa modalidade para compartilhar aqui como ela funciona na prática — porque na teoria é uma coisa, mas só na prática saberemos mesmo como a Uber vai agir.
Espero que essas explicações tenham sido úteis!
Muito obrigado por acompanhar até aqui. Desejo um ótimo descanso para quem está em casa e um bom trabalho para quem está na ativa. Que você tenha um dia abençoado e volte para casa com segurança, saúde e alegria. E claro, com muita gratidão no coração.
Um grande abraço e até o próximo artigo!