fbpx

Se seu custo é R$ 1,20 por km, busque corridas de no mínimo R$ 2,40 por km; faturar não é lucrar

De que adianta faturar R$ 500 se você gasta R$ 300 com despesas? No final do dia, seu lucro real é de R$ 200.

Um homem de pele clara, cabelo curto e escuro, vestindo uma camisa branca, sentado no banco de motorista de um carro.
Foto: Samuel de Almeida para 55content

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? No artigo de hoje, quero falar sobre conscientização. O que um motorista precisa saber ao trabalhar com aplicativos? Antes de tudo, ele precisa entender que tudo gera uma despesa, e seu faturamento precisa cobrir esses custos para que ele tenha um lucro real.

Atualmente, vemos muitos motoristas compartilhando altos valores de faturamento na internet, mas faturamento não é o mais importante. Pense nisso: de que adianta faturar R$ 500 se você gasta R$ 300 com despesas? No final do dia, seu lucro real é de R$ 200. E isso quando esse valor é possível, porque nem sempre é viável atingir esse faturamento diário, principalmente em meses como janeiro.

Agora, reflita: o que é melhor? Faturar R$ 500 e lucrar R$ 200, ou faturar R$ 300 e ter o mesmo lucro de R$ 200? Se você fatura R$ 300, mas tem apenas R$ 100 de despesas, no final, você fica com os mesmos R$ 200 no bolso. Essa diferença é fundamental. Mas como reduzir as despesas e manter o lucro?

O motorista precisa entender seus custos

A primeira coisa que um motorista precisa ter é conscientização sobre seus gastos. Como você trabalha? Como administra seu carro? O veículo tem despesas que vão além do combustível. Muitos motoristas consideram apenas o gasto com gasolina ou etanol, mas é essencial levar em conta:

  • Manutenção
  • Documentação
  • Seguro
  • Aluguel do carro, para quem não tem veículo próprio

Esses custos são altos, e é importante saber como calculá-los.

Quanto custa rodar 1 km?

Vamos fazer um cálculo simples:

Se você dirige um carro a gasolina e paga R$ 6,00 por litro, e ele faz 10 km por litro, o custo do combustível por quilômetro é de R$ 0,60. Mas ainda tem os custos de manutenção, documentação e outros fatores. Somando tudo, o custo por quilômetro pode chegar a R$ 1,10 ou R$ 1,20.

Agora, sabendo que sua despesa é de R$ 1,20 por km, como aceitar uma corrida que paga exatamente R$ 1,20 por km? Nesse caso, você trabalhou de graça. O passageiro chegou ao destino, a Uber ficou com a parte dela, o posto de gasolina lucrou, o mecânico vai ganhar quando seu carro precisar de manutenção… Mas você não lucrou nada. E no final do dia, sua família não viu dinheiro entrando.

O que fazer para evitar prejuízos?

Você precisa saber exatamente o custo do seu carro. Se trabalha com etanol e ele é mais barato, ótimo. Se seu carro tem baixa manutenção, melhor ainda. Mas qual é o seu custo real por km? R$ 1,00? R$ 1,10? R$ 1,20?

Se seu custo é R$ 1,00 por km e você aceita corridas que pagam R$ 1,20 por km, significa que seu lucro é de apenas R$ 0,20 por km. Ou seja, para ganhar R$ 2,00 de lucro, você precisa rodar 10 km. Para lucrar R$ 20,00, precisa rodar 100 km.

E para garantir um lucro justo, o ideal é que a corrida pague o dobro do seu custo por km. Assim, se seu custo é de R$ 1,20 por km, você deve buscar corridas que paguem pelo menos R$ 2,40 por km.

Escolha bem suas corridas

Agora que você entende seus custos, pode escolher melhor suas corridas. E lembre-se: você não precisa aceitar todas as corridas. Você tem a liberdade de escolher as melhores opções.

Para isso, existem aplicativos que ajudam a calcular a média de ganhos por km na Uber e na 99. Mas se preferir calcular manualmente, basta somar a distância até o passageiro e o trajeto da corrida, verificando o valor total.

O ideal é que a corrida pague pelo menos o dobro do custo por km. Caso contrário, não vale a pena.

Mas atenção: evite cancelar muitas corridas para não prejudicar sua taxa de cancelamento. Só cancele quando realmente for necessário, como em casos de segurança ou quando o passageiro não aparece.

Conclusão

O motorista precisa ser consciente sobre suas despesas para garantir um lucro justo. Muitos ensinam que faturamento é o mais importante, mas não se iluda: faturar não significa lucrar.

Antes de aceitar uma corrida, pense nos custos envolvidos:

  • Manutenção
  • Documentação
  • IPVA
  • Seguro
  • Aluguel (se for o caso)

Se não considerar tudo isso, pode acabar trabalhando muito sem realmente ganhar dinheiro.

E lembre-se: sua segurança sempre vem em primeiro lugar. Cuide-se nas ruas e escolha bem suas viagens.

Pesquisar