O passageiro, às vezes, age como se estivesse em casa, mas o carro é o ambiente de trabalho do motorista e precisa ser respeitado

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Opinião
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Foto: Samuel de Almeida para 55content

A qualidade da viagem depende do respeito mútuo entre motorista e passageiro; se a viagem for boa ambos irão receber 5 estrelas. 

O que o motorista quer é que o relacionamento com o passageiro seja sempre o melhor possível.

A gente sabe que o passageiro está pagando por aquela viagem e, claro, vocês querem uma viagem de boa qualidade e com segurança, não é verdade? Mas, para isso, é preciso entender que, aqui no interior do carro, ele é um ambiente de trabalho do motorista. Então, essa qualidade boa na viagem tem que ser tanto para o passageiro quanto para o motorista.

É lógico que nós, motoristas, vamos fazer todo o esforço para que aquela viagem seja boa e segura. Podem ficar tranquilos, porque é isso que a gente vai fazer. Mas a gente precisa também que os passageiros entendam que, embora estejam pagando por aquele deslocamento, o interior do carro, naquele momento, não é “do passageiro”, e ele não pode fazer o que quiser.

Quero dizer para vocês que, sim, vocês precisam de um carro para o deslocamento, mas junto com o carro, vem nós também. Como é o nosso local de trabalho, a gente precisa ser respeitado. Estou falando tudo isso para vocês porque é muito comum a gente ver passageiros que entram no carro como se fossem donos e fazem o que querem.

Muitos realmente sujam demais o carro, pisam nos bancos, deixam crianças que não se comportam, querem se alimentar, beber ou até fazer uso de bebida alcoólica, e tudo isso causa um transtorno muito grande e difícil para nós, motoristas. Além disso, há aqueles que entram esbravejando ao telefone, o que atrapalha muito o nosso trabalho. A gente está no trânsito cuidando de tantas coisas e o passageiro, às vezes, age como se estivesse em casa, sozinho.

Então, gente, eu quero trazer para vocês um pedido: sejam empáticos. Entendam que, junto com o carro que vocês estão pagando para o deslocamento, o motorista também está ali e precisa ser respeitado.

Nós, motoristas, sabemos o quanto temos que respeitar vocês para que a viagem seja, como eu falei, tranquila e segura. E isso a gente vai fazer. O que a gente pede aqui para vocês, passageiros, é que entendam que o interior do nosso carro é um ambiente de trabalho e, portanto, deve ser respeitado.

E eu faço uma pergunta aqui para você, motorista, e para você, passageiro: Como você gostaria de ser tratado? Eu gosto de ser tratado com respeito e educação. Então, pronto: é isso que você tem que fazer também. Do mesmo jeito que você gosta de ser tratado, é assim que você deve tratar os outros.

Dizer um bom dia, boa tarde ou boa noite, com respeito e educação, faz toda a diferença. O ambiente de trabalho vai ser melhor, as corridas serão boas. Você, passageiro, vai receber cinco estrelas do motorista e, com certeza, se a viagem for tranquila, segura e em paz, você também vai dar cinco estrelas ao motorista. É isso que precisamos.

Então, vamos respeitar? Vamos ser empáticos? É isso que eu trago para vocês hoje. Passageiros, cuidem disso. É importante para nós. A gente aguenta muita coisa aqui, mas tem hora que fica bem difícil.

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