Será que essa nova categoria da Uber pode acabar com o UberX? Será uma ameaça ao nosso trabalho como motoristas de aplicativo?
Então vem comigo neste vídeo, porque eu quero te contar tudo sobre essa nova categoria: como ela vai funcionar, por que a Uber está fazendo isso, qual será o impacto dessa categoria no nosso trabalho como motoristas e, o mais importante, o que nós, motoristas, precisamos fazer para não sofrer com essas mudanças da Uber e depender menos dos aplicativos. Tudo isso você vai ficar sabendo agora.
Olha, meus amigos, nova categoria da Uber. A empresa acabou de anunciar que está lançando uma nova categoria no Brasil, que vai começar agora em São Paulo e, segundo ela, vai revolucionar o transporte no país. Vai mudar o transporte como a gente conhece no Brasil. Será?
Quando a Uber vem com essas historinhas de revolução e melhoria, a gente já fica com um pé atrás. Aí, mais alguém para dividir o queijo. Mais alguém para querer ocupar espaço junto com a gente. E o mais importante: será que isso ajuda ou atrapalha nós, motoristas? Bom, isso é o que a gente vai ver.
Primeiro, que categoria é essa que a Uber está lançando no Brasil? Talvez você já tenha ouvido falar que é o tal do Uber Shuttle. Mas é uma nova categoria baseada em vans, ônibus e micro-ônibus. E, quando a gente ouve isso, a primeira coisa que vem à cabeça, com certeza é, motorista: aquela viagenzinha cheia de paradas. Viagens com três, quatro, cinco paradas, hein? Eu, na mesma hora, pensei: “Caraca, aquelas viagens com parada. Será que os passageiros que adoram essas viagens com parada vão todos migrar para o ônibus da Uber? Será que isso vai ajudar nós, motoristas?”
Tem mais um player no mercado para disputar o nosso espaço, para disputar os nossos passageiros. E esse player leva até 49 pessoas, acredita? Então segura aí que eu já vou te contar tudo em detalhes.
O Uber Shuttle está chegando agora no Brasil. Vai começar por São Paulo e vai funcionar nas viagens entre Guarulhos e São Paulo. Esse modelo não é novo para a Uber. Ela já testou lá fora, já testou no México, no Egito e agora quer trazer para o Brasil. E a ideia? Qual é a ideia do Uber Shuttle? É a mesma do Uber Pool. A mesma lógica de reunir vários passageiros em um único carro: diluir o custo. Porque assim fica mais barato para o passageiro, mais barato para a Uber e, por consequência, a empresa ganha mais.
É muito mais barato colocar 49 cabeças dentro de um ônibus, como vai caber no Uber Shuttle, dividir o custo, cobrar um valor legal e ganhar. O passageiro vai ficar feliz porque vai pagar mais barato pelo trajeto. A Uber vai ficar feliz porque é mais uma oportunidade dela ganhar dinheiro. E quem vai chorar nessa história?
Como vai funcionar o Uber Shuttle no Brasil? Bom, como eu falei, ele começa entre São Paulo e Guarulhos, em viagens intermunicipais. Então, a galera que mora em São Paulo ou Guarulhos e gosta de fazer esse trecho, vai ter concorrência agora com o Uber Shuttle. Os ônibus serão de 49 lugares, mas nenhum deles será da Uber, obviamente. A Uber não tem nada, ela não compra nada, só terceiriza o serviço. Então, eça está fechando parcerias com frotistas para utilizar os ônibus dessas empresas em nome da Uber.
Esses ônibus vão funcionar de manhã no trecho Guarulhos-São Paulo e, à tarde, no trecho São Paulo-Guarulhos. Os horários de funcionamento vão começar por volta das 4 horas da manhã e vão até às 21 horas da noite, com intervalos de 20 em 20 minutos. A operação inicial vai contar com cinco trajetos fixos. Então, o ônibus não vai ficar fazendo como o Uber Pool, entrando e buscando os passageiros em diversos pontos. Serão cinco trajetos fixos, que vão cobrir de Itaim Bibi a Jarubatuba. Ou algo parecido com Jurubatuba, ô nomezinho difícil. Você conhecia esse bairro? Eu não.
Atendendo áreas corporativas da capital paulista, então o foco da empresa não é só pegar “o Joãozinho perdido”. Eles querem pegar mais gente, principalmente de regiões extremamente industriais e comerciais. É levar muita gente. Sabe esses lugares que tem empresa e fábrica, tem muita gente que vai para lá ou volta de lá? Eles estão de olho nesse público. Eles querem atrair essa galera que, às vezes, andava em qualquer ônibus ou pegava qualquer metrô, querem trazer essa galera para o transporte fretado coletivo da Uber.
E como faz para pegar o ônibus da Uber? É só levantar o braço e apontar para o motorista que ele para? Não, não, não! Você vai pedir o Uber Shuttle por dentro aplicativo da Uber. Você vai poder reservar com até, se não me engano, sete dias de antecedência. Ou, no máximo, 25 minutos antes. Você tem até meia hora antes para reservar um dos assentos, caso estejam disponíveis. Porque, se muita gente começar a usar e o ônibus lotar, ferrou. Mas a ideia é que as pessoas, de sete dias até 25 minutos antes, consigam fazer a reserva pelo aplicativo. O aplicativo vai informar, ok, o aplicativo vai confirmar e mostrar o trajeto do ônibus.
Então, a pessoa vai acompanhar como no carrinho do Uber: quando você pede, você acompanha no mapa. Você vai acompanhar no mapa o trajeto do ônibus também e ele vai te sinalizar onde você deve estar para pegar o ônibus.
E o pagamento? Vai ter dinheiro nesse negócio? Não! Eles são bonzinhos, né? Para o ônibus, não vai ter pagamento em dinheiro. Será só via aplicativo. Então, não adianta reservar e querer pagar na hora, porque o motorista não vai receber. Após a reserva, o passageiro recebe no aplicativo um QR Code e um PIN para conseguir entrar no ônibus, para garantir que é a pessoa certa entrando.
Eu até me pergunto: será que vai ter viagens para terceiros nos ônibus? O que você acha? Ah, e embora eu tenha falado de Guarulhos, nesse primeiro momento ainda não teremos ônibus no aeroporto de Guarulhos. Para alegria da galera que gosta de fazer viagens do aeroporto ou fica lá esperando corridas, por enquanto não vai ter nenhum ônibus da Uber saindo ou indo para Guarulhos. Mas, por enquanto, porque a empresa já falou que está no radar deles. E já já eles vão querer meter um ônibus lá também. E aí, o bicho vai pegar!
Já pensou? Ônibus da Uber entrando e saindo do aeroporto de Guarulhos. Será que o passageiro vai preferir pegar um carro ou um ônibus da Uber? Bom, só o tempo vai dizer.
E o custo desse negócio, quanto que vai custar o Uber Shuttle? Você tem ideia? Bom, já fizeram algumas simulações e dá para ter uma ideia.
Em um trecho entre Guarulhos e Itaim Bibi, no aplicativo, o UberX sai em torno de R$85. Já no Uber Shuttle, R$34. Trinta e quatro reais! Menos da metade do preço de um UberX. Obviamente, não tem o mesmo conforto. O passageiro não vai ter o carro só para ele, não vai dividir com os amiguinhos, e não vai ter o porta-malas exclusivo. Ele vai ter que se amontoar no ônibus. Vai sentadinho? Vai, mas ainda assim é um ônibus, bem diferente de um UberX. Mas, poxa, é metade do preço.
E aí, o que você acha dessa concorrência? Já comenta aqui!
E o que será que a dona Uber quer com ônibus, meu Deus? Já não tem carro, já não tem moto? Botaram o táxi agora e querem colocar ônibus também? Por que será que a Uber está fazendo isso?
Você sabe? Bom, inicialmente, a ideia da Uber é o quê? Dominar o mercado de transporte. A Uber já falou isso, já escreveu isso. O CEO já falou, todo mundo já falou. A Uber já cansou de dizer: o objetivo da empresa é dominar o transporte no mundo. Eles querem ser sinônimo de transporte. Eles querem que, quando você pense em transporte ou deslocamento, você pense em Uber.
Por isso, a cada dia que passa, a empresa está colocando mais categorias, porque ela diversifica as oportunidades de ganho dela e abrange mais gente. Com esse negócio do Uber Shuttle, eles querem trazer o pessoal do transporte coletivo que ainda não migrou para o UberX. Aqueles que dizem: “Ah, eu prefiro andar de ônibus porque é mais barato do que andar de Uber”. Então, o que eles fazem? Colocam ônibus para trazer essa galera para dentro do Uber também. A ideia é trazer todo mundo para o Uber e dominar tudo.
Inclusive, lá fora, em outros países, a Uber já está testando o transporte mesclado. Você, passageiro, pede um carro do ponto A ao ponto B. Só que, ao invés de um carro te pegar no ponto A e te levar diretamente até o ponto B (que é mais caro), o que o carro faz nesses testes da Uber?
O carro te pega no ponto A e te leva até o metrô. No metrô, você pega o trem — tudo pela Uber. Você pega o trem pela Uber, vai até outra estação e, na estação, outro carro te pega e te leva ao destino final. Eles já estão testando formas de mesclar diversos tipos de transporte com o objetivo de baixar o custo pro passageiro. Assim, fica mais barato para o passageiro e, obviamente, reduz o custo para a Uber também. E aí, por consequência, a Uber ganha mais. Então, a ideia da empresa é essa: dominar tudo, mandar em tudo.
Quando você precisar de alguma coisa, eles querem ser a primeira opção. Às vezes, até mesclando diferentes transportes: você pega um carro aqui, depois um trem, daqui a pouco um patinete, depois uma bicicleta. Se duvidar, eles colocam até helicóptero ou avião no aplicativo. Os caras querem dominar tudo. Eles querem enfiar tudo dentro do aplicativo, para que, quando alguém precisar de transporte, pense o que? Uber.
Por isso, a cada dia que passa, eles estão pendurando mais categorias, mais coisas, para não depender de trabalho só, para aumentar o leque e ter mais passageiros para atender, e para ganhar mais dinheiro. Porque a empresa não é boba, né?
Agora, qual será o impacto disso tudo na vida do motorista de aplicativo? Vocês já devem estar com os cabelos brancos, em pé, se perguntando: “Meu Deus, e agora? Vou competir com ônibus? Eu sou só um carro, cabe no máximo quatro pessoas, e agora vem um ônibus com 49 lugares para concorrer comigo, ainda cobrando metade do preço?”. Será que isso vai impactar?
Pode ser que sim, pode ser que não. Num primeiro momento, o foco, pelo menos segundo a Uber, são os passageiros de ônibus. Eventualmente, deve ter alguém do UberX, do Comfort, alguém que quer preço. Infelizmente, sempre tem alguém que só quer preço, não quer qualidade, não quer atendimento. Porque, às vezes, a gente até peca um pouco. Então, tem passageiro que só quer preço, e esse passageiro, se ele vê uma oportunidade de economizar, ele vai.
Pode ser que, num primeiro momento, a gente tenha um impacto no UberX, principalmente, que é o mais barato. Pode ser que o cara que pega um UberX para ir trabalhar olhe e pense: ‘Pô, tem um ônibus indo para o mesmo trajeto que eu vou. Vou pensar no ônibus.’ O bom é que, por enquanto, o ônibus só faz cinco trajetos diferentes, em alguns trechos ali entre Guarulhos e São Paulo, então não deve impactar muito. Mas, no longo prazo, é importante a gente já ficar de olho, porque a Uber vai expandir isso aí e levar para mais cidades.
E aí, por consequência, vai ter mais concorrência. E, quando tem concorrência, o que o motorista tem que fazer? Sentar e chorar? Reclamar? Não. Tem que parar, pensar e avaliar: ‘O que eu preciso fazer para superar mais esse desafio?’ Que já não são poucos, mas é mais um desafio que a gente vai ter que superar.
A cada dia que passa, o transporte por aplicativo está mudando. A Uber está mexendo no aplicativo, colocando mais categorias, diversificando o trabalho dela. E aí, a pergunta que eu te faço é: o que você aprende com a Uber nessa história toda? Você aprende alguma coisa com a Uber? Você olha para o que ela faz e tenta fazer igual? Sentar e chorar não vai resolver.
Então, a primeira coisa é: não entrar em pânico. Respira, não entra em pânico. A segunda: começa a avaliar. ‘Cara, beleza. Tem o Uber Shuttle. Ele vai fazer que rotas, que trajetos?’ Principalmente agora, Guarulhos e São Paulo, quem está atuando nas regiões que vão concorrer com o ônibus vai ter que pensar: ‘Vale a pena eu continuar aqui ou não? Não é melhor mudar de região, de horário?’
Enfim, vou ter que fazer alguma coisa diferente, porque o ônibus vai entrar e vai concorrer. Se vai dar certo ou não, só o tempo vai dizer. Então, a gente tem que se adaptar à realidade do mercado, funciona assim: as coisas vão mudando, e quem se adapta melhor sobrevive mais tempo.
Então, o meu conselho para você é: cara, avalia. Vê o que dá para fazer para mudar e vai mudando, vai mudando. E outra, abre seu olho. Não fica só dependendo de aplicativo, pelo menos de um. Porque tem muita gente que fala: ‘Ah, eu só trabalho com Uber.’ Cara, tem Uber, 99, inDrive, tem aplicativo regional, tem aplicativo de entrega.
Principalmente nessa época que está fraca agora, todo mundo em janeiro chorando… Cara, entrega está bombando. As pessoas não param de comprar. Não é porque é janeiro que as pessoas pararam de fazer compra, elas continuam comprando. Então, é uma oportunidade também.
E outra, diversifica suas fontes de renda. Desenvolve outra atividade, desenvolve outros serviços. ‘Ah, eu só sei dirigir.’ Então, foca em passageiro particular, monta sua carteira de clientes, dependa menos do aplicativo. Ou então desenvolve outra atividade, vai aprender alguma coisa, vai estudar alguma coisa.
Nós estamos vivendo a era da Inteligência Artificial. Você sabe usar uma Inteligência Artificial? Sabe para que serve? Sabe? Como é que dá para ganhar dinheiro com isso? Então vai pra internet, porque está bombando e é uma oportunidade para você. Não dependa só de aplicativos. A Uber está lá, e ela não quer depender de você, não quer depender de mim.
Ela está diversificando os ganhos dela para garantir o ganha-pão dela no futuro. Então, por que nós temos que ficar só dependentes dela? Não é loucura? O que você acha? Concorda comigo ou não? Deixa nos comentários, quero saber a sua opinião.