Quero compartilhar um fato muito interessante com você neste vídeo. Você sabia que a maior força da mobilidade por aplicativos de transporte não vem da Uber, da 99 ou da inDrive? Na verdade, são os aplicativos regionais que dominam esse cenário.
Existem mais de 200 apps regionais no Brasil, e esse número continua crescendo. Mas por que, então, nos grandes centros urbanos, quase não se ouve falar deles? E quando um novo app aparece, ele não dura muito tempo, como aconteceu com o SoteroMob em Salvador e a Kovi em Porto Alegre?
A resposta está na diferença entre as grandes capitais e as cidades de pequeno e médio porte.
A Uber, por exemplo, foca seus investimentos em cidades com maior concentração populacional. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Curitiba e outras capitais recebem a maior parte dos recursos. Embora a empresa também opere em cidades menores, sua prioridade sempre são os grandes centros, onde o crescimento é mais acelerado. Isso faz com que regiões com menor densidade demográfica fiquem em segundo plano.
E aí está o diferencial: mais de 200 plataformas regionais estão crescendo rapidamente, oferecendo soluções tanto para motoristas quanto para passageiros.
Um detalhe interessante é que, até onde sei, nenhum desses aplicativos regionais paga uma tarifa mínima inferior a R$ 10 para os motoristas. Além disso, o perfil dos passageiros em cidades menores é bem diferente de quem vive em grandes metrópoles como Salvador. Nessas localidades, as opções de transporte geralmente se resumem a mototáxi, aplicativos e táxis. Algumas cidades até têm transporte público, mas a mobilidade oferecida por um carro particular é muito mais confortável, segura e rápida.
E é exatamente por isso que os aplicativos regionais se tornaram a principal solução de mobilidade para cidades de pequeno e médio porte. Uber, 99 e inDrive poderiam cobrir todo o país, mas simplesmente não têm interesse nessas regiões.
E o que isso significa? Significa que há uma grande oportunidade para empreendedores! Se você já tem experiência com aplicativos de transporte e pensa em se tornar independente, investir nesse setor pode ser um caminho promissor.
Mas atenção: se for entrar nesse mercado, evite focar nos grandes centros urbanos. Nessas cidades, um movimento estratégico da Uber ou da 99 pode facilmente derrubar um aplicativo menor. A menos que ele atue em um nicho específico.
Um exemplo disso é um colega empresário em São Paulo, que criou um aplicativo exclusivo para carros blindados. Mesmo estando na maior cidade das Américas, ele conseguiu prosperar porque atende a um público de alto padrão, disposto a pagar o que for por mais segurança.
Por outro lado, um aplicativo genérico, que tente competir diretamente com Uber e 99 em São Paulo, dificilmente sobreviverá. Lembra daquele app anunciado por um ex-vereador? Que fim teve? Parecia ser uma grande promessa, mas se tornou uma decepção.
O crescimento dos mais de 200 aplicativos regionais mostra que a mobilidade está se expandindo nas cidades menores. Pense nisso: 2025 será um ano de oportunidades. Quem sabe essa não é a sua chance?