Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Se eu fosse você, motorista de aplicativo que depende dessa atividade como única fonte de renda, eu olharia de maneira especial para o delivery, e não necessariamente para a Uber, 99 ou inDrive.
Ah, Cláudio, isso é coisa para entregador. Sim, mas quem tem carro também pode ser entregador.
No decorrer deste texto, vou te explicar por que está na hora de você prestar atenção no que está acontecendo no delivery e tirar um pouco o seu foco das viagens da Uber, 99 e por aí vai.
Vamos lá. No segmento de viagens, está tudo consolidado, sem novidades há muito tempo. A Uber está consolidada, dominando o mercado. A 99 e a inDrive estão ali, mas não chegam a incomodar a Uber.
Mas no delivery, meu amigo, é onde as coisas estão acontecendo — e mais rápido do que você imagina.
A maior empresa de delivery do planeta, a Meituan, chinesa e que recentemente desembarcou no Brasil, tem um faturamento diário equivalente a todo o faturamento mensal do iFood aqui no Brasil.
No transporte de pessoas, a Uber domina 70% do mercado, enquanto no delivery o iFood controla 83%. O iFood estava tranquilo, dominando. O Rappi chegou e foi embora. O Glovo chegou e foi embora. Outras empresas tentaram e saíram. Até a Uber tentou e saiu.
Ninguém batia de frente com o iFood. Com quem ele iria se preocupar? Até a chegada dos chineses.
E eu estou falando da Meituan. E não podemos ignorar a Didi, a maior empresa de mobilidade do mundo, dona da 99 aqui no Brasil. A Didi, que também é chinesa, chegou com força total.
Sabendo do peso e do poderio econômico dessas duas gigantes globais, o iFood bateu na porta da Uber. Propôs uma parceria: “Você coloca no seu aplicativo a opção do motorista ou entregador, do moto-Uber, fazer as minhas entregas. Eu coloco no meu aplicativo a opção dos meus clientes pedirem viagens. Todo mundo ganha e cresce junto.”
A Uber aceitou e firmaram a parceria.
Você entendeu o que significa todo esse movimento? Significa, meu querido, que o foco das grandes empresas de mobilidade não está no transporte de pessoas, mas sim no delivery.
O futuro é o delivery.
Você pode dizer: “Ah, mas eu vou fazer entrega de comida? Não quero.”
Não estou falando só de algo semelhante ao Uber Eats, ou do que os entregadores do iFood fazem hoje. Deixa eu te explicar melhor.
A Meituan, na China, entrega tudo que você imaginar: comida, objetos entre pessoas, remédios, supermercado, passagens aéreas, passagem de ônibus… é um marketplace completo.
Aquilo que a Uber tenta ser, mas ainda não conseguiu, a Meituan e a Didi, dona da 99, já fazem na China.
É disso que o iFood tem medo. Foi por isso que o iFood correu até a Uber e pediu parceria, para unir forças e enfrentar essas gigantes globais.
E aí eu te pergunto: ficou claro pra você que o futuro da mobilidade passa prioritariamente pelo delivery e não pelo transporte de pessoas?
Ou você vai continuar eternamente com aquele discurso: “Eu quero que a Uber pague um preço justo”?
Desculpa, com essa mentalidade, o trem vai passar, o avião vai decolar, e você vai ficar sem entender nada.
Acorda, filho, acorda pra vida.
Com isso, não estou dizendo para você chutar o pau da barraca e virar entregador. O que estou dizendo é: abra os olhos, pegue a visão, faça como essas empresas estão fazendo. Elas estão se movendo para não ficar fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito, no mesmo lugar.
Porque camarão que dorme, a onda leva. Empresas que não se inovam acabam naufragando. E o motorista de aplicativo que fica com aquela narrativa “eu quero tarifa justa que pague bem” vai ficar para trás. Vai ser engolido por aqueles que estão antenados com esse movimento.
Observe bem como as coisas estão mudando para você não ficar parado como pedra imóvel, como já cantava Raul Seixas.
Esse momento de chegada do 99Food, que não é só entrega de comida, e da Meituan, através da sua empresa Kiito, é uma grande oportunidade para você ganhar um extra. Essas empresas vão investir pesado em bonificações e incentivos extras no início.
Então, aquelas tarifas que você tanto reclama, deixa pra lá. Tente diversificar a sua carteira, deixar de depender exclusivamente da Uber, da 99 ou da inDrive, e se torne um profissional com múltiplas possibilidades para diversificar sua renda e melhorar seus resultados.
Pegou a visão? Ou vai esperar o bonde passar?
Eu espero ter ajudado você com essa informação do artigo de hoje. Se eu consegui, por favor, dê o seu like e compartilhe com os colegas.
Um abraço e até o próximo encontro. Fui!