Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Por que você faria um serviço a preço de aplicativo? Se for pra ganhar igual, então é melhor continuar rodando no app. Não faz sentido captar clientes, montar uma cartela, ter trabalho com atendimento e compromisso, pra no fim receber o mesmo que no aplicativo. Entende o ponto? Não tenha medo de perder um cliente, mesmo que você tenha acabado de captar. Você precisa passar o seu preço.
Entre os dias 8 e 31 de janeiro, eu consegui captar oito clientes particulares oferecendo apenas um serviço, e quero contar como fiz isso e, principalmente, como tenho cobrado por esses atendimentos. O mais importante aqui é te mostrar como captar clientes pra não depender exclusivamente dos aplicativos.
Hoje, por exemplo, estou trajado com uma blusa preta, calça preta e um tênis verde. Cabelo penteado, aparência ok, mas nada demais. Será que isso é suficiente? Olha o meu carro. Por fora, está sujo — rodas encardidas, uma baita cagada de passarinho no capô. Por dentro, tudo limpo, como sempre mantenho. Mas será que um carro nessa condição externa chama a atenção de alguém a ponto de me contratar pra um serviço executivo ou particular? Será que só essa forma de me vestir é suficiente pra conquistar esse tipo de cliente?
O que eu tenho de diferente dos outros motoristas? O que faz um passageiro, enquanto está ali no banco de trás durante uma corrida comum, virar pra mim e dizer: “Me dá seu cartão, quero te chamar pra fazer um serviço”? Será que é o carro? E eu já te digo: sim, o carro faz diferença.
Rodei minha vida inteira sem ligar pra isso. Esse é meu primeiro carro da categoria Black. Antes, eu dizia que carro não importava. Achava que o que valia era o atendimento. Só que, quando peguei esse carro novo, percebi a diferença na prática. Os clientes passaram a perguntar: “Esse carro é elétrico? Que carro bacana! Como ele é diferente!” À noite, com a iluminação interna, então, chama ainda mais atenção.
Mas não estou dizendo que você precisa de um carro caríssimo ou de luxo. Não é sobre ter um Corolla, um Cruze… Esses carros já são bem comuns entre motoristas. O que fez diferença no meu caso foi o “diferente”. Meu carro é fora do padrão e, com isso, desperta curiosidade. Entre esses oito clientes, pelo menos três me chamaram diretamente por conta do carro. Dois deles já atendi. E, claro, nesse caso, o valor cobrado não foi baseado no preço do aplicativo.
Os outros passageiros não me chamaram só pelo carro, mas com certeza não o fariam se eu estivesse vestido como estou agora. No dia em que fui chamado, estava com roupa social completa: blusa, calça, sapato. Tocava música agradável — o que também é um ponto fundamental. Pra quem é de BH, por exemplo, colocar uma Antena 1, CDL ou Alvorada pode fazer diferença. Eu costumo usar playlists de MPB ou música internacional no Spotify. Já no serviço particular, jazz é sensacional. Quando o passageiro entra e ouve jazz, aquilo já soa diferente. O diferente chama atenção.
Nosso trabalho, hoje, infelizmente, está cada vez mais precarizado. Muitos motoristas estão de regata, bermuda, chinelo… Não os culpo. Mas se você quer se destacar, precisa investir na imagem: roupa social, carro limpo, atendimento educado, presença profissional.
Inclusive, uma coisa que me ajudou muito foi ter cartões de visita. Tive uma situação marcante em que perdi um passageiro por não ter um. Peguei um casal de mais de 60 anos e, durante a conversa, o senhor perguntou se eu fazia atendimento particular. Disse que sim e ofereci meu número, mas ele pediu um cartão. Eu não tinha. A esposa tentou anotar meu contato, mas já estávamos chegando e o passageiro falou: “Tô muito bêbado pra anotar qualquer coisa”, e desceu. E ali foi uma oportunidade perdida.
Hoje, tenho cartão com meu número, QR Code pro WhatsApp e tudo certinho. Não fico oferecendo serviços ativamente, mas só de estar bem preparado, as oportunidades surgem. Agora, sendo sincero: da forma que estou hoje, com o carro sujo por fora, qual é meu diferencial? Será que alguém vai me chamar? Agora, se eu estiver com carro limpo, bem vestido, música agradável, educação e postura… A chance aumenta muito.
E, sim, carros populares não se destacam. Isso é um fato, infelizmente. Por isso, quando você for pensar em precificação, lembre-se: é outro serviço. Já cobrei R$250 pra uma corrida de Vila da Serra até o aeroporto de Confins, enquanto muitos motoristas da categoria Black cobram R$150 ou R$180. No aplicativo, o passageiro pagaria entre R$150 e R$160. Mas quando ele chama diretamente, ele está pagando pelo diferencial: pontualidade, segurança, conforto, compromisso.
Se fosse pra cobrar valor de aplicativo, eu continuava no aplicativo, onde não preciso ter compromisso de horário, data, deslocamento antecipado, nem me preocupar com nada. Serviço particular é diferente. O cliente confia no seu atendimento, na qualidade do carro, na sua pontualidade. Ele paga mais caro porque quer ter certeza de que tudo vai sair como planejado.
Já aconteceu de eu não poder atender e indicar um amigo. E o contrário também. Em outro exemplo, cobrei R$180 da rodoviária até Confins, um trajeto de 42km. No aplicativo, o passageiro pagaria no máximo R$130. Por que ele pagou mais? Pela confiança, pelo conforto, pelo atendimento.
E não vem com esse papo de “não quero perder o cliente”. Se for pra ganhar igual ao aplicativo, melhor continuar no aplicativo. Não tenha medo de passar seu preço, mesmo que o cliente acabe de chegar.
Teve uma passageira que pediu um serviço pros pais dela. Quando falei o valor, ela achou caro e pediu desconto. Aproveitei a abertura e expliquei:
“Se fosse pra ser um serviço como o do aplicativo, você chamaria um. Mas você está me chamando porque sabe que vou chegar no horário, tratar seus pais com respeito, levar com segurança e você não vai ter que se preocupar com nada.”
Ela entendeu e fechou. O valor era mais alto, sim, porque era um domingo de madrugada — um dos piores horários pra gente. A corrida, que no app sairia R$60 ou R$70, eu cobrei R$150 ou R$160. E ganhei muito mais.
Quer captar passageiro particular? Fica a dica: o carro é importante, mas não é tudo. O atendimento vem em primeiro lugar. Tenha cartão de visita, esteja bem vestido, mostre diferencial. O diferente chama atenção.
E o básico, que às vezes a gente esquece: carro sempre limpo. Não só por dentro, mas também por fora. Por dentro é pra rodar no aplicativo. Por fora é pra captar cliente.
Carro chama atenção, sim. Faz diferença. Eu mudei de opinião. Antes dizia que não fazia. Mas agora, tendo passado por isso, vi com clareza o impacto que um carro diferenciado causa. E espero que esse conteúdo te ajude de alguma forma.
Respostas de 28
Cobre o que quiser, seu serviço seu preço. Mas não diga que oferece segurança e confiança. Se a corrida for pelo app existe um seguro em caso de algum acidente. Você fornece este tipo de seguro? Em caso de acidente e o passageiro se machucar você vai cobrir os custos? Existem regras para corridas particulares. Se não segui-las você apenas está fornecendo um serviço ilegal e pode ter seu veículo apreendido.
Concordo plenamente, pra fazer uma corrida particular, o contratante é bom averiguar as condições do contratado, se tem uma empresa de transporte executivo o mais importante.
Defensor dos apps. Tá recebendo dos apps né jabazeiro vendido. Toma vergonha na sua cara. Deixa o cara cobrar mais pq ele sabe o valor do trabalho dele.
Infelizmente o seguro dos apps o acidentado(vítima ) tem que recorrer a justiça para que possa receber. Os aplicativos não dão assistência com facilidade, mandam vários e-mails que são ignorados pelo aplicativo até que o acidentado (vítima ) tenha que mover uma ação judicial para que possa receber o tal seguro, o amigo que está defendendo o aplicativo não sei por qual motivo não deve ter conhecimento desses fatos, e ou deve ser sócio de alguns deles. No caso do amigo motorista existe o seguro DPVAT que é ofertado para cada pessoa vítima de acidente de trânsito e quem paga é o governo e não os aplicativos. Fiquem com deus.
Então, este é o momento certo para montar as cooperativas, que funcionam muito bem, para o serviço público, em prefeituras, e no estado, bem como, para corporações privadas. Tem muitas empresas, que contam com esta atividade. Só falta aplicar de forma organizada, para competir com estas da “gig economy”.
Conheço o Ian Rocha pelo seu canal no YouTube.
Acho legal quem se dedica como ele e gosta de fazer serviços particulares.
Alguns amigos me perguntam se eu os levaria ao aeroporto, mas normalmente eu me recuso por dois motivos: 1- As viagens para o aeroporto geralmente são bem cedo e como trabalho até o início da madrugada, é muito difícil eu assumir qualquer compromisso antes do meio-dia.
2 – Corridas para o aeroporto de Guarulhos só é interessante se você levar o passageiro pelo aplicativo, porque nesta situação você tem prioridade sobre os motoristas que estão na fila virtual.
Às vezes eu faço serviços particulares, mas só quando é prá trazer alguém de um evento, quando estou retornando pra casa.
Muito boa dica obrigado
Você acha muito 250,00 ? Pra mim é normal , sendo corrido particular
O que faz o passageiro querer te solicitar serviço por fora dos APPs é a tua conversa, a ideia que ela passa da tua personalidade. Carro limpo, brilhante e cheiroso tem aos montes, é a impressão de competência e segurança que você passa que faz ele(a) acertar viagens contigo. Nós brasileiros sofremos de “EQUIPAMENTISMO” (achar que equipamento é quem faz o melhor serviço, dá melhor resultado) temos a mania de achar que nosso carro mais bonito convence as pessoas; Que a camara mais sofisticada o torna melhor fotógrafo; Que a oficina limpa com aparencia de UTI chama mais clientes, ou que meu bolo de pote, mais bonito convence as pessoas a comprá-lo. Nós somos comunicação o tempo todo, as opiniões e os argumento passam ao outro detalhes a cerca da nossa integridade, responsabilidade e ética, isso sim faz as pessoas te escolherem. Exemplinho bem pertinente. Você conhece uma mulher em uma festa: “Bonita de rosto, corpo escultural, anda que parece desfilar…” Você puxa conversa, e quando a moça começa a falar, é uma coisa horrorosa, a voz esganiçada, fala alto, tem umas ideias de jerico, que você pede licença pois teu celular está vibrando e você vai atender a chamada lá fora, e some dalí. Outro exemplo, tem na tua narrativa, é o da moça que te chamou para transportar os pais dela, e você conseguiu convencê-la do preço mais elevado trazer vantagens. Isso sim tras pessoas, as vantagens que você oferece, coisas como competência e ética são absurdamente importantes. Se fosse assim oficina mecânica suja, meio zuada não tinha carro algum lá consertando. Restaurantes que cobram o PF 25 reais não funcionariam. Pedreiros que cobram 3 mil reais para fazer um piso de 8 x 5m teriam morrido de fome. Motoristas de Ford Ka, não fariam nenhuma viagem por fora. É o que a pessoa “É” que conta, não o que ela tem.
Eu tenho um carro popular,pois acho besteira vc investir num carro caro.porque os custos pra manter é muito alto,e nois dos aplicativos como rodamos muito o carro acaba ficando com o km muito alto ;na hora da venda a perca muito grande,aí vc conta seguro, IPVA, manutenção e a perca na hora de vender,o que vc ganhou a mais vc perde tudo em 2 e 3 anos
Disse tudo, tenho uma pessoa que quando preciso presta serviços pra mim, e isso mesmo faz toda a diferença.
Ele já fez uma mudança pequena de Suzano-SP até Alfenas-MG, foi um serviço excelente, fora todos os outros que quando preciso ele faz.
Parabéns pra vc e continue assim.
Eu faço o mesmo, peguei uma mercadoria, passageiro PF. Andar 4km + 10 km de meu deslocamento. Cobrei R$400,00. Pagou sem retrucar.
Meu serviço tem pontualidade, responsabilidade, cuidado e bom humor sempre!
Eu concordo plenamente…. O motorista que presta um serviço diferenciado se destaca bastante e tem muitas vantagens sobre os outros. Eu já fui muito criticado por muitos parceiros porque trabalho de terno e gravata… Meu carro sempre limpo e cheiroso por dentro. Tenho um multimídia que apresenta um show de jazz ao vivo e o ar condicionado sempre em perfeitas condições. O uso do cartão de visitas é muito importante mesmo e utilizo deste a minha primeira corrida. Eu percebi que tudo isso era importante e me trouxe muitas vantagens. Eu faço transportes diversos, casamentos, festas, idosos e todos os outros tipos de serviços especiais que se pode imaginar. Tudo isso porque sou diferente sim e dou importância para pequenos detalhes que muitos consideram exagerados.
Já tive um motorista q trabalhou para mim de forma particular para levar meu pai ao médico que era muitas vezes ao mês. Não me cobrou um preço diferenciado e era extremamente dedicado, prestativo e cuidadoso. Seu carro não era VIP, mas era limpo e adequado.
Sou motorista de aplicativo em uma cidade pequena. Aqui todos se conhecem, o meu carro é novo top de linha t cross 24 trabalho muito ouvindo o passageiro e me comovo com seus problemas muitas das vezes até faço mais barato do que o app só ouvindo as dificuldades e Deus tem me abençoado e que abençoe os outros.
Demorou para descobrir o básico.
Gostei das dicas estou trabalhando para criar uma carteira de clientes e as dicas estão me ajudando muito obrigado
Hoje rodo no Uber somente na categoria confort e no final de cada dia percebo que os ganhos mudaram muito pouco em relação ao UberX. Acho perigoso fazer atendimento fora do aplicativo, mais percebo na fala dos colegas que se posicionaram aqui o seguinte: A busca em fazer o melhor atendimento é notável, será que a Uber tem preocupação conosco no sentido de fidelizar os parceiros que se esforçam?
Nada mais que um transporte ilegal como vários por aí, por app tem seguro, localização, dados tanto do motorista como passageiro.
Particular você oferece seguro caso aconteça algo? Tem os dados do passageiro e o passageiro os seus?
Pode se destacar da forma que quiser, mas não deixa de ser um transporte ilegal onde poderá perder seu veículo, assim como existe motorista e passageiros bons, tem os ruins.
E se um dia pegar um passageiro transportando algo ilegal e for abordado?
Pelo app não dá nada, pois pegou o passageiro pelo app, mas particular tu vira cúmplice!
Fica a dica
Olha o lambe bola dos apps. Outro vendido que os apps compram pra servir de bonequinho propaganda deles. Ai quando toma um pé na bunda dos apps ai fica ai choramingando pq não fez uma cartela de clientes. Puxa saco kkkk
VERDADE TEM VALORES QUE NA UBER NAO DA NEM VONTADE DE SAIR DE CASA VIAGEMS DE 50 OU 70 KMS COM VALORES QUE NAO COBRE O CUSTO DO COMBUSTÍVEL DE VOLTA PRINCIPALMENTE EM MINHA REGIÃO EU NAO SEI PQ ESSA PORCARIA DA UBER AINDA NAO ACABOU SERA QUE NAO TEM NINGUÉM NO BRASIL QUE SAIBA FAZER UM APP JUSTO E LEAL AOS MOTORISTA BRASILEIROS
Vc pode cobrar o que quiser e paga quem quer.
Só que confiança já é um pouco forte pois se vc usa o Uber para cobrar,l seu preço, já não é tào confiável, certo? E o seguro , vc cobre caso ocorra algum imprevisto?
Pq não sai do Uber então, e continua como particular???
Sou motorista de App a quase 3 anos na categoria x te confesso que os valores oferecido pela plataforma é Sul real pra fazer rever um lucro tenho que rodar mais de 12h se não for desse jeito só troco moedas aqui é estou só desabafando, e no particular as pessoas não entendem que estou me dedicando o tempo todo da hora combinada pra servir e não quer pagar o preço justo pra uma corrida no particular
Ele está vendendo o peixe dele, dizer o que faz tudo como se fosse um padrão de atendimento personalizado, mas na questão de segurança não existe segurança sem seguro, vai passar por uma localidade onde só tem pessoas que praticam o mal e és abordado, ou se jogam a frente do carro, tu tens que parar pra não se prejudicar, aí onde é que tu e os passageiros iram ter segurança? Ter um veículo bom em perfeito estado e está bem apresentado pessoalmente é primordial pra um bom atendimento, agora não fala que tem segurança, que não tem. Nesse país não temos segurança em nenhum lugar, ainda mais com transporte irregular que é o que tu estás a fazer, agora no app todas as viagens tem seguro, caso ocorra algum sinistro.
Só lembrando que o transporte remunerado de passageiros fora do aplicativo é considerado transporte pirata.
Pode ter o carro apreendido e multado.
Esse mano ai tá certinho. Tem que ficar lambendo saco de App não. Tem que montar sua cartela de clientes pq quando o App te dispensar vc já tem um respaldo. Tem que cobrar mais caro sim pq tem que valorizar seu trabalho. Quer um serviço diferenciado, tem que pagar pelo serviço diferenciado mas o motorista também tem que oferecer ao cliente esse serviço diferenciado. Caso contrário quer pagar pouco, vai de Uber encarar muitas vezes carro sujo e fedido e motoristas estressados e sem educação.
Este é o momento certo para montar as cooperativas, que funcionam muito bem, para o serviço público, em prefeituras, e no estado, bem como, para corporações privadas. Tem muitas empresas, que contam com esta atividade. Só falta aplicar de forma organizada, para competir com estas da “gig economy”, de forma mais ampla. Em uma cooperativa, a gestão é dos cooperados. Reduziria a capacidade de pressão destas “big tech”, levando para a negociação entre partes…Ainda, temos muitos Youtubers, com textos, nunca tocando neste assunto…qual será o motivo? Vamos pensar? É hora de organizarmos ações efetivas para um diálogo saudável!!! Vamos juntos !!!
Esse textão eu já sabia faz tempo.