Um colega pegou uma corrida na 99 sem querer enquanto mexia no celular. O valor era de R$ 117, mas o destino era depois de Guarulhos. Tentou cancelar e não conseguiu. O passageiro estava perto, mas o destino era longe. Ele tentou cancelar e nada!
Além disso, um outro colega me mandou uma mensagem no Instagram dizendo que aconteceu o mesmo com a Uber. Será coincidência que as duas empresas estejam com esse problema ao mesmo tempo? Quero saber se isso também está acontecendo com você, motorista. Os casos aconteceram na quinta, sexta e sábado. Em alguns momentos de mais demanda, mas as corridas eram para regiões que normalmente os motoristas evitam. E, nesses casos, as empresas dificultaram o cancelamento. Em algumas situações, até era possível cancelar pela Uber, mas a taxa de cancelamento não era paga.
A gente sabe que existem motoristas que cancelam para receber a taxa, mas a maioria quer trabalhar corretamente. Só que, nesses dias, os aplicativos simplesmente bloquearam o cancelamento de algumas corridas. Então, vou te dar duas dicas sobre o que fazer nessa situação.
Dica 1: Reiniciar o aplicativo
A primeira coisa é manter a calma. Tente registrar tudo. O ideal é ter uma câmera de segurança ou um aplicativo no celular para gravar a tela, como o Gigu. Se você tiver um segundo celular, use-o para gravar a tentativa de cancelamento.
Agora, vá até as configurações do aplicativo (tanto da Uber quanto da 99) e force a parada da corrida. Depois, reinicie o celular e veja se a opção de cancelamento aparece. Muitas vezes, isso atualiza o sistema e permite o cancelamento.
Dica 2: Converse com o passageiro
Se ainda não conseguir cancelar e não quiser fazer a corrida, vá até o local, converse com o passageiro e explique a situação. Diga que aceitou a corrida por engano e não pode continuar. Se preferir, justifique que tem um compromisso ou simplesmente não quer fazer a viagem. Mostre para ele que o aplicativo não está permitindo o cancelamento e peça para ele cancelar pelo próprio celular.
Atenção! Não envie mensagens pedindo para o passageiro cancelar. Isso pode gerar um bloqueio na plataforma. Vá pessoalmente e explique. Caso ele se recuse, registre a conversa com um segundo celular.
Se o passageiro insistir e você realmente não puder fazer a corrida, uma alternativa é iniciar a corrida, andar uma curta distância (100 a 200 metros) e finalizá-la. Você também pode sugerir levá-lo até um local seguro para que ele chame outro carro.
Se, mesmo assim, o passageiro não quiser cancelar, continue gravando. Você pode dizer: “Infelizmente, não posso fazer essa corrida, mas também não quero prejudicar ninguém. O que podemos fazer?” Se precisar, inicie a corrida, dirija por uma pequena distância (500 metros a 1 km) e finalize. Depois, vá até o campo de ajuda do aplicativo, relate o ocorrido e explique que não conseguiu cancelar normalmente. Se for o caso, informe que não deseja receber nenhum valor pela corrida.
Agora, se você chegou ao local e o passageiro não apareceu, e ainda assim não consegue cancelar, o procedimento é parecido. Inicie a corrida, registre que o passageiro não está lá, rode uma pequena distância e finalize. Se não receber a taxa de cancelamento, abra um chamado no campo de ajuda, explique que fez tudo corretamente e peça o reembolso da taxa.
É importante sempre relatar tudo com clareza no aplicativo, dizendo que o sistema estava com erro e você precisou finalizar a corrida de outra forma. Se você agir corretamente, tiver provas e fizer a solicitação da maneira certa, há chances de conseguir a taxa de cancelamento sem prejuízo.
Respostas de 4
Aqui na minha cidade que é Teresópolis na região serrana do estado do Rio de janeiro.
Quando aceito uma viagem no confort, não existe a opção de cancelamento,nem o cronômetro aparece para dizer o tempo de espera para que possa cancelar e receber a taxa.
Já mandei a uber e 99 pro espaço fazem 2 anos , os aplicativos novos estão matando eles , é só saber trabalhar.
Prefiro 10 corridinhas de 10 reais aqui em sp do que uma de 200 para guarulhos e região , não importa o bairro.
Guarulhos é fria em qualquer app , sai fora que é prejuízo
Olá , tbm trabalho com o app e está ficando muito ruim trabalhar com o mesmo , taxas de devasadas querem pagar menos de 1,00 o km não valorizam a responsabilidade que assumimos e agora pra baixar a TX de finalização está muito rápido uma corrida cancelada já baixa agora pra subir demora muito , não estão bem aí se está muito sol ou chovendo , ….muito complicado
Isso acontece direto.Quando nao da pra cancelar o app trava que o jeito e reiniciar o celular.Aqui na cidade que eu moro o oessoal ta reclamando muito por nao ter motorista principalmente a 99 com valores absurdo cobrado por passageiro e o repasse pro motorista muito pequeno.Chegando a fica meio a meio.E cada dia o serviço piorando.Eu recomebdo os pax fazer reclamacao no procon..