99 e Uber estão forçando os motoristas a completar corridas sem a opção de cancelamento?

Motoristas relataram dificuldade em cancelar algumas corridas nos aplicativos da Uber e 99.

Motorista de aplicativo dentro do carro segurando um celular com uma mensagem de erro na tela, indicando um problema ao tentar cancelar uma corrida.
Motoristas relataram dificuldade em cancelar algumas corridas nos aplicativos da Uber e 99.

Um colega pegou uma corrida na 99 sem querer enquanto mexia no celular. O valor era de R$ 117, mas o destino era depois de Guarulhos. Tentou cancelar e não conseguiu. O passageiro estava perto, mas o destino era longe. Ele tentou cancelar e nada!

Além disso, um outro colega me mandou uma mensagem no Instagram dizendo que aconteceu o mesmo com a Uber. Será coincidência que as duas empresas estejam com esse problema ao mesmo tempo? Quero saber se isso também está acontecendo com você, motorista. Os casos aconteceram na quinta, sexta e sábado. Em alguns momentos de mais demanda, mas as corridas eram para regiões que normalmente os motoristas evitam. E, nesses casos, as empresas dificultaram o cancelamento. Em algumas situações, até era possível cancelar pela Uber, mas a taxa de cancelamento não era paga.

A gente sabe que existem motoristas que cancelam para receber a taxa, mas a maioria quer trabalhar corretamente. Só que, nesses dias, os aplicativos simplesmente bloquearam o cancelamento de algumas corridas. Então, vou te dar duas dicas sobre o que fazer nessa situação.

Dica 1: Reiniciar o aplicativo

A primeira coisa é manter a calma. Tente registrar tudo. O ideal é ter uma câmera de segurança ou um aplicativo no celular para gravar a tela, como o Gigu. Se você tiver um segundo celular, use-o para gravar a tentativa de cancelamento.

Agora, vá até as configurações do aplicativo (tanto da Uber quanto da 99) e force a parada da corrida. Depois, reinicie o celular e veja se a opção de cancelamento aparece. Muitas vezes, isso atualiza o sistema e permite o cancelamento.

Dica 2: Converse com o passageiro

Se ainda não conseguir cancelar e não quiser fazer a corrida, vá até o local, converse com o passageiro e explique a situação. Diga que aceitou a corrida por engano e não pode continuar. Se preferir, justifique que tem um compromisso ou simplesmente não quer fazer a viagem. Mostre para ele que o aplicativo não está permitindo o cancelamento e peça para ele cancelar pelo próprio celular.

Atenção! Não envie mensagens pedindo para o passageiro cancelar. Isso pode gerar um bloqueio na plataforma. Vá pessoalmente e explique. Caso ele se recuse, registre a conversa com um segundo celular.

Se o passageiro insistir e você realmente não puder fazer a corrida, uma alternativa é iniciar a corrida, andar uma curta distância (100 a 200 metros) e finalizá-la. Você também pode sugerir levá-lo até um local seguro para que ele chame outro carro.

Se, mesmo assim, o passageiro não quiser cancelar, continue gravando. Você pode dizer: “Infelizmente, não posso fazer essa corrida, mas também não quero prejudicar ninguém. O que podemos fazer?” Se precisar, inicie a corrida, dirija por uma pequena distância (500 metros a 1 km) e finalize. Depois, vá até o campo de ajuda do aplicativo, relate o ocorrido e explique que não conseguiu cancelar normalmente. Se for o caso, informe que não deseja receber nenhum valor pela corrida.

Agora, se você chegou ao local e o passageiro não apareceu, e ainda assim não consegue cancelar, o procedimento é parecido. Inicie a corrida, registre que o passageiro não está lá, rode uma pequena distância e finalize. Se não receber a taxa de cancelamento, abra um chamado no campo de ajuda, explique que fez tudo corretamente e peça o reembolso da taxa.

É importante sempre relatar tudo com clareza no aplicativo, dizendo que o sistema estava com erro e você precisou finalizar a corrida de outra forma. Se você agir corretamente, tiver provas e fizer a solicitação da maneira certa, há chances de conseguir a taxa de cancelamento sem prejuízo.

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Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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