O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber amplia venda de dados e tecnologia para empresas de IA

Com serviços de dados em 30 países, companhia aposta em infraestrutura para acelerar projetos de inteligência artificial no mundo corporativo.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Mulher jovem sorrindo, com cabelo escuro preso e vestindo camisa social listrada com gola branca.
Megha Yethadka, Head, Uber AI Solutions. Foto: Linkedin/Reprodução

A Uber anunciou, na última quinta-feira (20), a ampliação de sua atuação no setor de inteligência artificial com o fortalecimento da Uber AI Solutions, unidade voltada ao fornecimento de dados e tecnologias para empresas e laboratórios que desenvolvem sistemas de IA. A iniciativa marca a entrada oficial da companhia no fornecimento de infraestrutura e serviços especializados para treinamento e testes de modelos de inteligência artificial em escala global.

Segundo comunicado da empresa, a expansão inclui o lançamento de novos recursos e plataformas. Entre eles, destaca-se uma rede digital de tarefas em 30 países, que conecta empresas a profissionais de áreas como programação, linguística, direito, ciências e finanças, para atividades como tradução, anotação de dados e revisão de conteúdo multimodal.

Além da rede de talentos, a Uber passa a oferecer uma “data foundry”, que disponibiliza conjuntos de dados prontos e personalizados em áudio, vídeo, imagem e texto. O serviço visa o treinamento de modelos avançados, especialmente para aplicações como IA generativa, reconhecimento de fala e criação de mapas digitais. A coleta é realizada por pessoas em diversas regiões do mundo, por meio de ferramentas da própria Uber, com foco em privacidade e conformidade legal.

A empresa também informou que ferramentas internas usadas para validar resultados de IA, dividir tarefas e garantir a qualidade dos dados estarão disponíveis para clientes corporativos. Entre essas tecnologias estão recursos de integração automatizada, checagens de qualidade e rotinas de feedback contínuo.

Para Megha Yethadka, diretora da Uber AI Solutions, o movimento representa uma nova fase da Uber como plataforma tecnológica. “Estamos reunindo a plataforma, as pessoas e os sistemas de IA da Uber para ajudar outras organizações a desenvolverem IAs mais inteligentes, mais rapidamente”, afirmou.

A empresa afirma que seu objetivo é atuar como uma camada de “inteligência humana” no ecossistema da inteligência artificial, combinando escala global com experiência operacional. Nos próximos passos, está previsto o lançamento de uma interface baseada em IA que permitirá aos clientes descrever suas necessidades em linguagem natural, enquanto o sistema automatiza o processo de configuração, atribuição de tarefas e controle de qualidade.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar