A Uber anunciou, na última quinta-feira (20), a ampliação de sua atuação no setor de inteligência artificial com o fortalecimento da Uber AI Solutions, unidade voltada ao fornecimento de dados e tecnologias para empresas e laboratórios que desenvolvem sistemas de IA. A iniciativa marca a entrada oficial da companhia no fornecimento de infraestrutura e serviços especializados para treinamento e testes de modelos de inteligência artificial em escala global.
Segundo comunicado da empresa, a expansão inclui o lançamento de novos recursos e plataformas. Entre eles, destaca-se uma rede digital de tarefas em 30 países, que conecta empresas a profissionais de áreas como programação, linguística, direito, ciências e finanças, para atividades como tradução, anotação de dados e revisão de conteúdo multimodal.
Além da rede de talentos, a Uber passa a oferecer uma “data foundry”, que disponibiliza conjuntos de dados prontos e personalizados em áudio, vídeo, imagem e texto. O serviço visa o treinamento de modelos avançados, especialmente para aplicações como IA generativa, reconhecimento de fala e criação de mapas digitais. A coleta é realizada por pessoas em diversas regiões do mundo, por meio de ferramentas da própria Uber, com foco em privacidade e conformidade legal.
A empresa também informou que ferramentas internas usadas para validar resultados de IA, dividir tarefas e garantir a qualidade dos dados estarão disponíveis para clientes corporativos. Entre essas tecnologias estão recursos de integração automatizada, checagens de qualidade e rotinas de feedback contínuo.
Para Megha Yethadka, diretora da Uber AI Solutions, o movimento representa uma nova fase da Uber como plataforma tecnológica. “Estamos reunindo a plataforma, as pessoas e os sistemas de IA da Uber para ajudar outras organizações a desenvolverem IAs mais inteligentes, mais rapidamente”, afirmou.
A empresa afirma que seu objetivo é atuar como uma camada de “inteligência humana” no ecossistema da inteligência artificial, combinando escala global com experiência operacional. Nos próximos passos, está previsto o lançamento de uma interface baseada em IA que permitirá aos clientes descrever suas necessidades em linguagem natural, enquanto o sistema automatiza o processo de configuração, atribuição de tarefas e controle de qualidade.