A Uber anunciou nesta semana, durante a London Climate Action Week, uma nova etapa em sua estratégia de eletrificação global: uma parceria com o grupo C40 Cities, rede internacional de cidades comprometidas com o enfrentamento da crise climática, que promete expandir significativamente o acesso à recarga de veículos elétricos para 55 mil motoristas nas cidades de Londres, Boston e Phoenix.
Segundo Rebecca Tinucci, líder global de Eletrificação e Sustentabilidade da Uber, nas redes sociais, a novidade acompanha o lançamento de uma nova ferramenta, o Electric Vehicle Infrastructure Estimator, criada para apoiar o planejamento urbano de infraestrutura de recarga e disponibilizar orientações sobre onde instalar novos carregadores com base na demanda de motoristas da plataforma.
A estratégia vem após a divulgação de uma pesquisa global encomendada pela Uber, com 14 mil motoristas em 12 países, que revela uma virada inédita: o acesso à recarga ultrapassou, pela primeira vez, o custo do veículo como a principal barreira para a eletrificação, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. “Há uma base de demanda incrível aí que nós, da Uber, deveríamos conseguir mobilizar para apoiar o desenvolvimento de mais infraestrutura”, avaliou Rebecca Tinucci em entrevista à Bloomberg.
No entanto, ela declarou: “Precisamos agir. Por mais confortável que eu esteja com o tema da recarga, reconheço totalmente como é difícil fazer isso da maneira certa”. A executiva destacou que, apesar dos avanços no custo dos veículos, a falta de acesso confiável e acessível à recarga ainda impede centenas de milhares de motoristas de fazerem a transição para os EVs.
Para Tinucci, o desafio também representa um “potencial de impacto” que ela enxerga na Uber. “Temos a maior frota de EVs do mundo — e estamos apenas começando”, garantiu.