A Lyft anunciou a criação do Lyft Driver Autonomous Forum, um espaço destinado a incluir motoristas experientes nas discussões sobre a integração de veículos autônomos (AVs) à plataforma da empresa.
Segundo comunicado da empresa, mesmo com a expansão dos AVs, os motoristas seguirão tendo papel importante no serviço de transporte por aplicativo, seja oferecendo apoio aos passageiros, compartilhando informações locais ou proporcionando interação humana durante as viagens.
A Lyft afirma que o objetivo do fórum é promover transparência e colaboração no processo de transição para uma rede híbrida, com participação ativa dos condutores nas decisões sobre o uso de AVs. Os encontros serão realizados regularmente, com participação de 6 a 10 motoristas por reunião, selecionados com base na região, tema discutido e indicadores como avaliações e nível de fidelidade.
Ainda de acordo com a companhia, os motoristas contribuirão com sugestões e experiências que ajudarão a definir diretrizes para o uso de tecnologias autônomas, incluindo possibilidades futuras de atuação em suporte remoto e gestão de frotas.
A primeira edição do fórum será realizada em Atlanta, com a participação de 6 a 8 condutores locais, e terá como foco o lançamento de serviços autônomos em parceria com a empresa May Mobility, previsto para o verão norte-americano.
Jeremy Bird, vice-presidente executivo de experiência dos motoristas da Lyft, afirmou que a iniciativa representa um novo capítulo nas discussões sobre o futuro do trabalho no setor. “Não temos todas as respostas, mas estamos comprometidos em buscar soluções em conjunto com quem melhor conhece as estradas: os motoristas”, disse.
Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.