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Motorista desativado: Uber agora permite revisão da conta em 4 casos

Quem teve a conta bloqueada por nota baixa, fraude, segurança ou questões criminais pode pedir nova análise, diz Uber.

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Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Imagem dividida em duas partes: à esquerda, um martelo de juiz e uma balança da justiça; à direita, um smartphone exibindo a tela inicial do aplicativo Uber.
Foto: Reprodução/Internet

A Uber informou que motoristas que tiverem suas contas desativadas podem solicitar uma revisão da decisão, conforme procedimentos específicos estabelecidos pela plataforma. De acordo com a empresa, as desativações estão fundamentadas nas políticas e diretrizes disponíveis no site oficial e no Código da Comunidade Uber.

Segundo a companhia, há quatro categorias principais que podem levar à desativação da conta e que permitem solicitação de revisão:

1. Apontamentos criminais

Motoristas que tiverem a conta desativada devido a apontamentos criminais identificados em verificações periódicas podem solicitar uma revisão. O processo é realizado por meio do Portal de Solicitação de Revisão, onde o motorista deve se cadastrar, conferir os documentos exigidos e enviá-los para análise. A Uber afirma que o prazo para realizar esse pedido é de até 90 dias, e cada caso permite uma única solicitação.

2. Atividades fraudulentas

Nos casos de desativação por suspeita de fraude, a empresa permite que o motorista solicite uma nova análise. A solicitação deve ser feita diretamente pela mensagem recebida no aplicativo Uber Driver, que informa sobre a desativação. A empresa ressalta que o prazo também é de até 90 dias, contado a partir do recebimento da notificação.

3. Incidentes de segurança

Motoristas desativados por relatos ou situações envolvendo segurança podem recorrer da decisão. A solicitação é feita pelo próprio aplicativo, na mensagem que comunica a desativação. A Uber informa que o processo inclui a possibilidade de envio de informações adicionais, como gravações feitas pelo app, decisões judiciais ou outros documentos solicitados pela empresa.

4. Nota baixa

Também é possível solicitar revisão quando a desativação ocorre em função de nota baixa. O pedido deve ser feito diretamente na mensagem de desativação no aplicativo. Assim como nos demais casos, o prazo estabelecido é de até 90 dias.

De acordo com a Uber, todos os processos de revisão estão disponíveis apenas para motoristas que tenham, no mínimo, uma viagem concluída na plataforma no Brasil. A empresa informa que cada caso permite apenas uma solicitação de revisão.

Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

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Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

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