A Uber informou que motoristas que tiverem suas contas desativadas podem solicitar uma revisão da decisão, conforme procedimentos específicos estabelecidos pela plataforma. De acordo com a empresa, as desativações estão fundamentadas nas políticas e diretrizes disponíveis no site oficial e no Código da Comunidade Uber.
Segundo a companhia, há quatro categorias principais que podem levar à desativação da conta e que permitem solicitação de revisão:
1. Apontamentos criminais
Motoristas que tiverem a conta desativada devido a apontamentos criminais identificados em verificações periódicas podem solicitar uma revisão. O processo é realizado por meio do Portal de Solicitação de Revisão, onde o motorista deve se cadastrar, conferir os documentos exigidos e enviá-los para análise. A Uber afirma que o prazo para realizar esse pedido é de até 90 dias, e cada caso permite uma única solicitação.
2. Atividades fraudulentas
Nos casos de desativação por suspeita de fraude, a empresa permite que o motorista solicite uma nova análise. A solicitação deve ser feita diretamente pela mensagem recebida no aplicativo Uber Driver, que informa sobre a desativação. A empresa ressalta que o prazo também é de até 90 dias, contado a partir do recebimento da notificação.
3. Incidentes de segurança
Motoristas desativados por relatos ou situações envolvendo segurança podem recorrer da decisão. A solicitação é feita pelo próprio aplicativo, na mensagem que comunica a desativação. A Uber informa que o processo inclui a possibilidade de envio de informações adicionais, como gravações feitas pelo app, decisões judiciais ou outros documentos solicitados pela empresa.
4. Nota baixa
Também é possível solicitar revisão quando a desativação ocorre em função de nota baixa. O pedido deve ser feito diretamente na mensagem de desativação no aplicativo. Assim como nos demais casos, o prazo estabelecido é de até 90 dias.
De acordo com a Uber, todos os processos de revisão estão disponíveis apenas para motoristas que tenham, no mínimo, uma viagem concluída na plataforma no Brasil. A empresa informa que cada caso permite apenas uma solicitação de revisão.
Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.
Uma resposta
Não é bem assim que está funcionando.
A empresa Iaudit que é responsável por esses casos, não dá condições de contestação.