O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

“Mais de 90% dos nossos profissionais no Brasil serão brasileiros”, afirma CEO da Keeta

Durante o Fórum do BRICS, executivo detalha planos para o Brasil: frota elétrica, ferramentas digitais e rede com 100 mil entregadores.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Bolsa térmica de entregas da empresa Keeta com design em amarelo e preto sobre uma motocicleta em uma calçada urbana.
Foto: Reprodução/Getty Images via BBC

A Keeta, plataforma de delivery da gigante chinesa Meituan, anunciou durante o Fórum Empresarial dos BRICS 2025, sediado no Brasil, uma série de iniciativas que marcam sua entrada oficial no mercado brasileiro, já anunciada em maio deste ano. A empresa aposta em soluções tecnológicas, frota sustentável e investimento em capital humano local para consolidar sua operação no país.

De acordo com publicação nas redes sociais da Keeta, o plano inclui apoio ao crescimento de comerciantes por meio de ferramentas digitais, a implementação de uma frota de motocicletas elétricas, que promete reduzir os custos operacionais em até 50% em comparação aos veículos a combustível, e a formação de uma rede logística com mais de 100 mil entregadores, além da criação de mais de mil empregos formais no Brasil, a maioria a ser ocupada por profissionais brasileiros, como afirmou Tony Qiu CEO da Keeta e vice-presidente da Meituan na cúpula do BRICS.

A publicação também ressalta que essas iniciativas têm como base os 15 anos de expertise tecnológica e operacional desenvolvidos pela Meituan na China. “A Keeta está agora levando essas soluções para o mundo, com o objetivo de ajudar as pessoas a comerem melhor e viverem melhor.”

Durante o evento, Tony Qiu reforçou o compromisso da empresa com a transformação digital e o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a proposta é tornar a Keeta um aplicativo “tudo-em-um para o dia a dia”, com alto volume de transações e soluções integradas para comerciantes e entregadores. “A cada ano, mais de 700 milhões de consumidores fazem, ao menos, uma transação em nossa plataforma; e, ontem, acabamos de alcançar nosso recorde com 120 milhões de transações em um único dia”, revelou Qiu em seu discurso.

Sobre a estratégia para navegar pela transformação digital, ele destacou a importância de adotar novas tecnologias de forma proativa: “Desenvolvemos ferramentas para ajudar nossos parceiros, especialmente os restaurantes, a escolherem o melhor local para abrir suas lojas, o que contribui para o crescimento dos seus negócios”, explicou o executivo.

O compromisso ambiental também foi um dos pilares destacados por Qiu: “Trabalhamos com parceiros para fornecer motocicletas elétricas aos entregadores. Elas custam metade do valor das motocicletas a combustível e são mais ecológicas, mais sustentáveis”.

No que diz respeito ao plano de expansão no Brasil, Qiu detalhou o volume de recursos e as iniciativas voltadas ao fortalecimento da operação local: “Em maio deste ano, anunciamos o investimento de R$ 5,6 bilhões no Brasil ao longo dos próximos cinco anos, durante a visita do presidente Lula a Pequim”, enfatizou. “Vamos construir uma rede logística com mais de 100 mil entregadores, oferecer ferramentas digitais robustas para nossos parceiros comerciais, criar um centro de atendimento no Nordeste e contratar mais de mil funcionários no país, sendo mais de 90% deles brasileiros.”

Segundo o CEO, a Keeta também espera promover o desenvolvimento profissional da equipe local, possibilitando oportunidades de crescimento: “Esperamos capacitar esses profissionais com novas tecnologias e levá-los para outras partes do mundo”. Ele relatou que a empresa já adotou essa estratégia em outros locais do mundo. “Já trouxemos pessoas do Egito e da Arábia Saudita que começaram como gerentes de vendas e hoje são gerentes regionais de cidades no Brasil. Esperamos que o mesmo aconteça com nossos funcionários brasileiros”, exemplificou Qiu.

A presença da Keeta no Fórum do BRICS também contou com apoio institucional. Segundo a publicação da empresa, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, se reuniram com a liderança da Meituan e da Keeta para dar boas-vindas à chegada da empresa ao país e discutir estratégias de expansão nacional.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar