Durante a COP30, realizada em Belém, o iFood anunciou a ampliação do programa iFood Pedal, voltado à descarbonização das entregas por meio do uso de bicicletas elétricas. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a operadora de micromobilidade Tembici, passa a contar com um contrato que prevê a possibilidade de utilização de até 45 mil e-bikes, sendo que 20 mil delas devem estar em operação até 2027. De acordo com o iFood, a ampliação fará com que a frota nacional supere as 25 mil bicicletas elétricas nos próximos meses.
A empresa informa que investirá até R$ 300 milhões para ampliar o acesso ao modal elétrico, com o objetivo de oferecer uma alternativa considerada mais limpa e eficiente para entregadores que atuam na plataforma. A expansão do programa também está alinhada à estratégia de mobilidade sustentável da companhia. Segundo estimativas do iFood, a operação com e-bikes pode reduzir em até 7,5 mil toneladas as emissões anuais de CO?, volume que, de acordo com a empresa, seria equivalente à absorção anual de carbono de cerca de 300 mil árvores.
Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood, declarou que o anúncio feito durante a COP30 reforça o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e com a transição energética no país. A executiva afirmou ainda que a companhia busca conciliar tecnologia e impacto positivo com escala.
A Tembici, responsável pela operação e expansão das bicicletas utilizadas no programa, mantém parceria com o iFood desde o início do iFood Pedal. A empresa atua com mais de 25 mil bicicletas em quatro países e está presente em diversas capitais brasileiras. Segundo Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici, a ampliação do projeto reforça o objetivo da companhia de desenvolver modelos de micromobilidade escaláveis, inclusivos e sustentáveis. O executivo acrescentou que, desde 2020, a parceria já evitou, potencialmente, a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO?.
Além da atuação direta com entregas, o iFood afirma que o programa Pedal faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa para reduzir emissões e promover soluções de mobilidade urbana sustentável. Nesse contexto, a companhia participa de fóruns e coalizões internacionais com foco em inovação climática e inclusão urbana.
Entre os destaques citados pela empresa está a inclusão do iFood Pedal no relatório Last Mile Delivery, do Fórum Econômico Mundial, onde o programa foi citado como uma das principais referências globais em mobilidade sustentável e inovação logística. Segundo o iFood, a iniciativa combina eficiência operacional com impacto ambiental e inclusão social.
A empresa também representa o Brasil na coalizão global Deliver-E, apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP), que reúne companhias como Uber, DoorDash, Delivery Hero e Zomato com o objetivo de acelerar a eletrificação das entregas em nível mundial. Além disso, o iFood integra a Sustainable Business COP (SB COP), frente empresarial brasileira da conferência, e lidera grupos de trabalho sobre mobilidade sustentável e inovação verde.
Em relação à estrutura oferecida aos entregadores, o iFood afirma manter um programa contínuo de criação de Pontos de Apoio, com espaços gratuitos para descanso, hidratação e recarga de celulares e bicicletas. Atualmente, 30 unidades estão em funcionamento no Brasil. A mais recente foi inaugurada em Belém, sendo a primeira da cidade, e, segundo a empresa, o espaço incorpora práticas sustentáveis, como iluminação e ventilação naturais, coleta seletiva e uso de madeira de reflorestamento. O projeto também valoriza elementos culturais locais, com obras de artesãos da região.
Ainda segundo o iFood, a expansão do programa Pedal faz parte de uma visão estratégica de longo prazo voltada à inovação e à sustentabilidade. A empresa afirma movimentar atualmente cerca de R$ 140 bilhões por ano, o que corresponderia a 0,64% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e gerar mais de 1 milhão de postos de trabalho, diretos e indiretos.
A plataforma diz realizar mais de 160 milhões de pedidos por mês e conectar 60 milhões de clientes a 450 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados, farmácias e pet shops, além de 450 mil entregadores ativos em mais de 1.500 cidades. Segundo a companhia, parte do aluguel das bicicletas elétricas é subsidiado.
No campo da tecnologia, o iFood declara investir em inteligência artificial e modelos preditivos para aprimorar a eficiência logística e a experiência dos parceiros. Entre as medidas estão a otimização de rotas e a redução do tempo de espera em restaurantes. A empresa anunciou ainda que pretende investir R$ 17 bilhões até março de 2026 em expansão tecnológica, logística e crescimento do ecossistema. Desse total, estima-se que R$ 5,2 bilhões sejam destinados ao pagamento de entregadores, o que representaria um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
Para Mariana Werneck, diretora sênior de Logística do iFood, a nova fase do iFood Pedal reforça o compromisso da empresa com soluções logísticas de baixo impacto ambiental e amplia o acesso a veículos mais eficientes para os entregadores.