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A Uber paga valores diferentes a dois motoristas, mesmo que eles saiam do mesmo lugar, na mesma hora, com o mesmo destino e façam o mesmo serviço

Quanto mais informações a Uber tiver do usuários mais caro ela pode acabar cobrando por uma corrida; empresa utiliza informações privilegiadas para cobrar mais, como os lugares que você frequenta, restaurantes de alto nível, etc.

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Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Retrato de um homem de pele clara, com cabelo curto e grisalho, usando óculos de armação fina e uma camisa branca. Ele olha diretamente para a câmera, com uma expressão séria.
Foto: Cláudio Sena para 55content

Se dois motoristas partirem ao mesmo tempo, do mesmo lugar, com o mesmo serviço e para o mesmo destino, fazendo o mesmo trajeto simultaneamente, a Uber pagará preços diferentes a eles. O mesmo acontece se duas pessoas, no mesmo lugar e horário, solicitarem simultaneamente um carro para o mesmo destino, com o mesmo serviço: cada uma pagará um valor diferente. Você já tinha notado isso? Eu te convido a testar isso agora.

Se você é usuário, vai ser mais fácil: basta combinar com outra pessoa para solicitar um carro para o mesmo destino, no mesmo lugar e no mesmo horário. E na tela, você verá preços diferentes. Para os motoristas, a situação é mais difícil, pois eles precisariam fazer viagens simultâneas para o mesmo destino. Isso aconteceu comigo há uns 3 anos, e desde então, me fez refletir sobre algo muito importante que a Uber nega, mas é bem evidente: os preços são variáveis tanto para o motorista quanto para o passageiro. A Uber nega que haja manipulação de preços para benefício próprio, mas é exatamente isso o que acontece, sem dar satisfação a ninguém.

Vale lembrar que está em andamento no Congresso Nacional o Projeto de Regulamentação nº 536/2025. Ele prevê que a Uber pague aos motoristas individualmente, conforme seus custos. Isso obrigaria a empresa a calcular o custo de cada motorista antes de definir o preço do serviço.

Você pode pensar: “Mas isso seria muito trabalhoso, né?”. Não, não seria, porque a Uber já faz isso. Como mencionei, ela já aplica preços diferentes para o mesmo serviço, no mesmo trajeto e no mesmo horário, tanto para motoristas quanto para passageiros. O que a Uber não quer fazer é assumir o custo, porque isso a obrigaria a arcar com as despesas, algo que hoje ela evita, colocando a total responsabilidade nos motoristas.

Você já percebeu essa manipulação da Uber? Se sim, compartilhe sua opinião nos comentários, de maneira inteligente. Ela é muito importante!

Isso demonstra que a Uber não tem uma política tarifária transparente, nem para o usuário, nem para o motorista. O preço é definido conforme o que dá na cabeça da Uber, sem uma lógica clara. “Ah, você vai para o mesmo destino, mas vou cobrar X de você, e Y de você.” Já reparou nas permissões que a Uber solicita no seu aplicativo? Se você é usuário ou motorista, sugiro que revise e deixe ativadas apenas as permissões obrigatórias.

Dentre as permissões não necessárias, você provavelmente verá que a Uber tem acesso aos seus contatos, à sua galeria de fotos e ao seu microfone. Isso é perigoso, porque o algoritmo pode ouvir suas conversas e decidir, sem que você saiba, alterar o preço da sua viagem com base no que captou. Há relatos de motoristas que receberam mensagens da Uber logo após discussões com passageiros.

Por isso, revise as permissões no seu aplicativo, tanto nas configurações de privacidade quanto nas de acesso. Negue todas as permissões que não sejam essenciais. Isso ajudará a evitar que a Uber use suas informações, não apenas do aplicativo, mas também de outras plataformas no seu celular, para definir o preço da sua viagem. E o motorista, infelizmente, não pode fazer muito, porque, mesmo que ele negue essas permissões, a Uber tem uma prática diferente com os usuários. O preço será manipulado, independentemente das ações do motorista. Mas você, como usuário, pode revisar todas essas autorizações. Se a Uber tiver acesso a essas informações, pode acabar cobrando mais de você.

E o pior é que, quando a Uber cobra mais caro, a maior parte do valor vai para ela, não para o motorista.

Vou te dar um exemplo: aqui em Salvador, se você estiver no Pelourinho e pedir um carro para o aeroporto, o preço será um. Mas se você estiver em um hotel de luxo, como o Fera Palace ou o Fasano, o preço será bem mais alto. O motorista receberá um pouco a mais, mas o que é escandaloso é a parte que a Uber fica com a viagem.

Não percebeu isso? Uma pessoa que se hospeda no Fasano, pagando mais de dois mil reais por diária, não vai pagar o mesmo preço por uma viagem para o aeroporto que alguém hospedado em um lugar mais simples, como no Pelourinho. A Uber utiliza informações privilegiadas para cobrar mais, como os lugares que você frequenta, restaurantes de alto nível, etc. E, infelizmente, a empresa não repassa uma parte justa para o motorista. Quando ela cobra mais, a maior parte vai para a Uber.

Outro detalhe ocorre quando a viagem é longa. Se você pedir uma viagem para outro município, dependendo das informações que o algoritmo captou sobre o seu uso, o preço pode ser exorbitante, e o motorista só vai receber uma pequena parte, 50% ou 60%.

Você, que é parceiro da Uber, como eu, não pode fazer nada a respeito disso. Já o usuário ainda tem como tentar evitar manipulações, controlando as permissões de dados. Mas o motorista, infelizmente, está à mercê dessa situação.

Essas informações foram úteis para você? Se sim, curta e compartilhe com seus amigos. Por hoje, é isso. Um abraço e até a próxima!

Foto de Cláudio Sena
Cláudio Sena

Cláudio Sena iniciou sua trajetória como motorista de aplicativo em 2016, quando começou a trabalhar com a Uber.

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