Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas ganham, a partir desta semana, uma nova opção de entrega de comida. A 99Food, plataforma da empresa de mobilidade 99, iniciou operação em fase de testes na região, marcando mais um passo da expansão da marca pelo Nordeste.
O movimento faz parte de um plano nacional da companhia, que prevê um investimento de R$ 2 bilhões até junho de 2026 para levar o serviço de delivery a 100 cidades brasileiras. Com o início das operações na Bahia, o app passa a atuar em sua quarta praça, depois de Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro.
Gastronomia local e tecnologia a serviço do delivery
“Salvador tem uma cultura gastronômica rica em sabores e saberes ancestrais. Desembarcamos na cidade com respeito e vontade de somar a essa história”, afirma Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil.
A proposta da empresa é unir tecnologia e conveniência em um único aplicativo, que já oferece transporte e pagamentos digitais. Agora, os usuários também poderão pedir comida com frete grátis em pedidos selecionados, cupons de até R$ 99 e um sistema de rastreamento em tempo real que promete reduzir o tempo de espera.
Segundo a empresa, o sistema usa inteligência artificial e mapas proprietários para otimizar a conexão entre restaurantes e entregadores, o que deve resultar em entregas mais rápidas e menor tempo de preparo.
Impacto econômico: mais renda e novas parcerias
Para os entregadores parceiros, a 99Food oferece incentivos que podem chegar a R$ 250 por dia para quem completar 20 entregas (sendo pelo menos cinco de comida) e bônus de até R$ 7 por pedido durante o primeiro mês.
Já os restaurantes terão acesso a modelos de parceria com taxas menores e ferramentas de gestão para impulsionar vendas. A iniciativa inclui também apoio a empreendimentos locais e tradicionais, como as barracas de rua e as baianas de acarajé, símbolos da identidade cultural e gastronômica baiana.
Investimento e operação
A operação na Bahia começa com 1.000 restaurantes cadastrados e 20 mil entregadores parceiros, além de um investimento inicial de R$ 100 milhões destinado à expansão e estruturação do serviço na região.
A fase de testes vai até o dia 18 de novembro, quando será realizado o lançamento oficial do serviço. Durante esse período, a 99Food deve monitorar o desempenho do aplicativo e ajustar a integração entre entregadores, consumidores e estabelecimentos.
Com a chegada à capital baiana, a 99 reforça sua estratégia de ampliar o ecossistema de mobilidade e conveniência no país, agora, também com um olhar atento à diversidade e à riqueza cultural da gastronomia nordestina.