Uber Trip é o nome no qual é feita a cobrança dos serviços da Uber. O valor pode ser lançado no extrato antes do início da viagem.
Os aplicativos de transporte já tem seu lugar guardado no dia a dia do brasileiro. E não é por acaso, já que o que surgiu inicialmente como um serviço de “luxo” para uso esporádico, se tornou indispensável no cotidiano da população.
De acordo com o relatório “O impacto da Uber no Brasil”, divulgado pela própria Uber em parceria com a consultoria Public First, 66% dos usuários já usaram o app para chegar em lugares que não são atendidos pelo transporte público, enquanto 50% dos usuários do aplicativo da Uber no Brasil dizem que usam o app para se conectar com o transporte público.
Ou seja, aos poucos os aplicativos de transporte se tornaram engrenagem oficial e importante, da máquina que é a mobilidade urbana.
Com isso, outros setores tiveram que se movimentar para se adaptar às mudanças, sendo um deles o bancário.
A Uber e os cartões
Apesar de no Brasil, muitas das viagens em aplicativos ainda serem pagas em dinheiro físico, é comum que a Uber e outras grandes empresas do ramo incentivem o pagamento via cartão de débito ou crédito pelo app, até mesmo por questões de segurança.
A Uber, por exemplo, em muitos países nem aceita pagamentos em dinheiro vivo, sendo o Brasil e algumas outras localidades, exceções. Por isso, a multinacional tem um sistema de pagamento por cartão pelo aplicativo bem estruturado.
Quando você faz um gasto no cartão em uma viagem pela Uber, você pode receber a cobrança no extrato em nomes como Uber *Uber *Trip”, “Uberbr: Uber Trip Help” e “Uber do Brasil Tecnologia”. O nome pode variar de instituição para instituição, mas na prática não há nenhuma diferença.
Alguns aplicativos de banco inclusive já reconhecem qualquer um desses nomes e os listam como gastos em aplicativos de transporte automaticamente.
Mas esse não é o caso de todos, então muitos ainda têm dúvidas quando o termo Uber Trip aparece na fatura ou no extrato.
Uber Trip
Como expliquei, Uber Trip é o nome no qual é feita a cobrança dos serviços da Uber. O valor pode ser lançado no extrato antes do início da viagem.
Porém, existe uma outra situação em que o Uber Trip pode aparecer, que costuma deixar os usuários intrigados.
É comum que, ao solicitar uma corrida, o usuário receba um SMS do seu banco com um valor a ser cobrado no cartão cadastrado.
Trata-se de algo conhecido como pré-autorização, que serve para validar o método de pagamento escolhido e o valor da viagem. O objetivo é garantir segurança contra o uso não autorizado de cartões, já que a mensagem é disparada para o número de celular cadastrado junto ao banco.
Na prática, o valor pré-autorizado fica “retido” até o fim da viagem, para garantir o pagamento ao fim da mesma.
Segundo a Uber, caso a viagem seja cancelada ou o preço final seja menor do que que o pré-autorizado, o reembolso será feito em até duas semanas a depender do velocidade de processamento da instituição bancária do usuário.
Uber Pending
Há também outra ocasião em que a Uber, pode realizar cobranças nos cartões. Nesse caso, no extrato ou fatura o valor pode ser mostrado como “Uber Pending”.
Assim como o Uber Trip, se trata de uma medida de segurança no uso dos cartões, mas nesse caso não se trata do valor de uma viagem. Embora a cobrança possa ser listada entre outros gastos, ela não será cobrada de fato, sendo apenas temporária. Em geral, são valores bem pequenos.
Cobrança indevida
Caso você suspeite uma cobrança indevida e queira uma contestação, é preciso entrar em contato com o suporte da Uber através do aplicativo.
Em caso de duas cobranças com o mesmo valor sob o nome de Uber Trip, a empresa primeiro recomenda que seja verificado se de fato não houveram duas viagens com o mesmo valor.
Se esse não for o caso, acessando a página de cobranças duplicadas ou indevidas no site da Uber e fazendo o login na sua conta, é possível verificar se se trata de alguma pré autorização que ainda não foi reembolsada.