A Uber e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram parceria para criação de novos pontos de embarque e desembarque em todas as 57 estações da companhia.
A Uber e a CPTM anunciaram no início da tarde desta quinta-feira (6) uma parceria para que todas as 57 estações de trens metropolitanos da cidade tenham áreas de embarque e desembarque de passageiros de aplicativo.
Segundo as empresas, a iniciativa tem o intuito de oferecer ainda mais segurança aos passageiros, organizar o fluxo no entorno das estações e melhorar a experiência do deslocamento das pessoas.
O projeto-piloto começou ainda no começo de 2022 com a adesão de 14 estações da CPTM, sendo elas: Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi; Estações Osasco e Jardim Silveira, na Linha 8-Diamante; Estações Santo Amaro e Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda; Estações Brás e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa; Estações Guaianases e Suzano, na Linha 11-Coral; Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, na Linha 12-Safira; Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, na Linha 13-Jade.
Com o sucesso do projeto, as empresas anunciaram a expansão para todas as estações da capital de São Paulo e das regiões metropolitanas.
Os usuários poderão solicitar corridas pelo aplicativo da Uber e serão direcionados pelo próprio app para os pontos.
Empresas apontavam importância da relação com o transporte público
Em dezembro de 2018, o G1 informou que os aplicativos tinham um papel importante nas chamadas “last mile” – a viagem do último ponto de transporte público até sua residência. Segundo a Uber, naquele momento, cerca de 60% das viagens eram feitas fora do centro expandido de São Paulo.
A empresa também informou à reportagem do G1 que, das viagens que tinham como ponto de partida ou destino uma estação de trem ou metrô, a maior parte era feita nas “pontas” de linhas, como as estações Barra Funda (ponta da linha 2-Vermelha), Tucuruvi (ponta da linha 1-Azul), Jabaquara (ponta da linha 1-Azul) ou Butantã (ponta da linha 4-Amarela até a ampliação da linha, no fim de outubro).
Suas principais concorrentes na época, a 99 e a Cabify – que deixou de operar no Brasil em 2021 – também apontavam a importância das estações de transporte público. “Estudos da 99 apontam que passageiros têm usado a plataforma para percorrer o que chamamos de ‘primeira milha’ ou ‘última milha’. Isto é, utilizam serviços intermediados pelo aplicativo para chegar a uma rede estrutural de transporte. Dos 20 principais pontos de embarque e desembarque na Região Metropolitana, 13 são estações da CPTM ou do Metrô”.
Já a Cabify apontava que a estação Consolação chamava a atenção pelo grande número de viagens na região do Baixo Augusta e do Bairro Cerqueira César. Na região de Pinheiros, os destaques do alto número de chamadas ficavam por conta das estações Fradique Coutinho e Faria Lima, ambas na Linha Amarela do metrô.
“Na região central da cidade, a estação com maior número de corridas é a Trianon-Masp (linha Verde). Por último, a empresa analisou a região da Bela Vista, onde a estação do Brigadeiro (Linha Verde) se destacou como ponto de maior número de corridas”.