Assessorias das empresas respondem polêmica de aumento de preço das viagens baseado na carga do celular.
Na última semana, um vídeo viralizou nas redes sociais afirmando que aplicativos de mobilidade urbana, como a Uber e a 99, poderiam aumentar ou diminuir o valor da viagem do usuário, dependendo do nível de bateria do celular.
No vídeo, o usuário expôs a teoria de que, quando o passageiro está com pouca bateria, o valor da viagem pode ser o dobro do valor quando o celular está carregado ou plugado na bateria, aproveitando assim um possível desespero do passageiro.
Primeiro, às 17h21, com o smartphone conectado a um carregador portátil, ele fez uma simulação de corrida que custaria R$8. Após nove minutos, ele desconectou o carregador e fez uma nova simulação. O preço, porém, mais que dobrou e foi para R$16,10.
Posteriormente, ele repetiu o teste, dessa vez em um intervalo menor de tempo. Às 17h53, ele acessou o aplicativo da 99 sem o carregador e o valor da corrida era de R$26,60. Às 17h54, o usuário conectou o carregador novamente e o valor caiu para R$8.
Em resposta ao 55content, a 99 informou que o preço final da corrida é definido por uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e a demanda de motoristas parceiros por região. A empresa ainda ressaltou que o valor final pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo.
“A empresa ainda reforça o seu compromisso com a sociedade e com a mobilidade acessível. A plataforma é uma das soluções que colaboram com a mobilidade nas cidades e tem como compromisso garantir transporte acessível e de qualidade a seus usuários e motoristas parceiros”.
Procurada, a Uber não nos respondeu até a publicação desta matéria.
Ao Uol, a empresa afirmou que a informação é falsa e que a duração da bateria do celular não é um fator para determinar o preço das viagens.
Segundo a empresa, algumas variações de valores podem acontecer em função do preço dinâmico, que é uma ferramenta cujo objetivo é equilibrar a oferta e a demanda por viagens em tempo real. Quando a demanda é maior do que o número de motoristas parceiros ativos na região naquele momento, o preço dinâmico é ativado automaticamente e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual (em condições de equilíbrio de mercado).
“O preço dinâmico é sempre informado no aplicativo do usuário no momento em que a viagem é solicitada. Ele é aplicado para incentivar que mais motoristas parceiros se conectem ao aplicativo e, assim, seja possível que os usuários consigam realizar uma viagem sempre que tiverem necessidade. Quando o equilíbrio oferta-demanda é restabelecido, os preços voltam aos valores normalmente praticados. No site da Uber é possível encontrar mais detalhes sobre o funcionamento dessa tecnologia”, explicou a empresa.