** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.
E se você acha que vai faturar alto nesse Carnaval, fica ligado, porque a Uber já mandou avisar que pretende pagar pouco. É mole? Então vem comigo nesta matéria para entender que mensagem é essa da dona Uber dizendo que vai pagar pouco para a gente no Carnaval e o que nós, motoristas de aplicativo, precisamos fazer para garantir um bom dinheiro nesse feriadão.
Fala aí, motorista! Carnaval, para nós motoristas de aplicativo, sempre foi sinônimo de faturamento alto. Sempre que chega essa época, a gente tem a expectativa, a esperança de ganhar um pouco mais do que nos dias normais da semana e até nos feriados, por conta do pico de movimento, com a galera saindo para as ruas para festejar. Só que, neste ano, o Carnaval já começou diferente. A dona Uber resolveu mandar um recado – um verdadeiro balde de água fria, arrisco dizer – para nós motoristas, avisando que pretende pagar pouco.
Ela até mandou uma mensagem bonitinha, tentando dar a entender que estaria pagando melhor para os motoristas. Mas dá uma olhada nessa mensagem: “Neste Carnaval, os motoristas vão ganhar, em média, 1.2 vezes o valor normal dos últimos 30 dias.” É isso que ela está dizendo aqui. E aí, já te pergunto: você recebeu essa mensagem na sua cidade? O multiplicador que apareceu para você é o mesmo? Porque, basicamente, o que essa mensagem está dizendo é o seguinte: “Nesse Carnaval, a gente vai pagar, em média, 20% a mais.”
Ou seja, numa viagem de R$10, eu vou ganhar R$12. Numa viagem de R$20, eu vou ganhar R$24. 20% a mais, em pleno Carnaval! Para quê? Para você enfrentar gente chata, gente bêbada, gente alterada, gente suja, gente cheia de purpurina! Não sei se você já trabalhou no Carnaval alguma vez. Eu já trabalhei em vários e posso te garantir: purpurina não é de Deus! Aquilo se entranha no carro de um jeito… Você pode passar aspirador, lavar, esfregar – um ano depois, ainda vai encontrar purpurina em algum canto do carro.
E a Uber vem com essa mensagem dizendo: “Para você encarar todos os problemas do Carnaval, nós vamos te pagar, em média, 20% a mais!” Quando eu li isso, na mesma hora eu pensei: beleza, ela pretende pagar 20% a mais, em média, para os motoristas de aplicativo. Agora, será que o passageiro também vai pagar só 20% a mais na corrida? O que você acha? Você acha que o passageiro vai pagar pouco? Sim ou não? Já deixa nos comentários!
Quem não abrir o olho vai acabar saindo no prejuízo. Ou pior: pode ficar com a ilusão de que vai ganhar mais e, no final, vai ganhar uma banana. Porque 20% a mais para enfrentar todos os desafios e dores de cabeça do Carnaval… chega a ser ridículo! A Uber dizer que os motoristas vão ganhar, em média, 20% a mais é uma piada.
E o que você pode fazer para garantir um bom faturamento nesse Carnaval? Primeiro, não foque só na Uber! A gente tem aquele costume de ficar tocou, outra… tocou, outra… tocou, outra… e acaba olhando só para a Uber, esquecendo da concorrência. Mas a 99, com o multiplicador, costuma pagar muito bem. Tem corrida na 99 que aparece com valores que você não vai ver na Uber! Então, é muito importante ficar ligado no dinâmico multiplicador da 99 durante o Carnaval. Vai trabalhar na Uber? Beleza! Mas fique atento na 99.
Outra coisa: fique de olho também no InDrive e no 99 Negocia. Durante o Carnaval, quando muitos motoristas começam a recusar corridas ruins na Uber, os passageiros migram para o 99 e para o InDrive. E, nessas plataformas, você pode negociar e conseguir valores bem mais interessantes. Então, fica de olho, porque é mais uma oportunidade para ganhar bem!
Se possível, use ferramentas como o Guigo, um semáforo inteligente que te ajuda a escolher as melhores corridas. Com o Guigo, você define quanto quer ganhar por km, quanto quer ganhar por minuto, e ele faz as contas para você. Assim, quando a corrida toca, ele já mostra se vale a pena ou não! Ou seja, você não perde tempo fazendo cálculo manual e não deixa passar corrida boa por dúvida.
E, acima de tudo, foca no ganho, mas sem esquecer da segurança! Porque no Carnaval, como eu já falei, vai ter gente chata, gente bêbada, gente alterada. Ou seja, o risco de se incomodar é grande! Então, preste muita atenção na nota dos passageiros. Preste atenção onde você está buscando e para onde está levando. Evite dores de cabeça. E, se ficar na dúvida, cancela!
Chegou para buscar um passageiro, mas ficou na dúvida? “O valor está bom, mas não sei se o destino é seguro…” “Não gostei do jeito do passageiro…” Cancela! Na dúvida, cancela! Independente do valor da corrida, sua vida não vale uma viagem! Então, acima de tudo: segurança em primeiro lugar!
Agora, é esperar para ver esse “grande aumento” de 1.2 vezes que a Uber anunciou. Para mim, isso é uma piada! E você, concorda comigo ou não? Sou maluco ou tenho razão? Deixa sua opinião nos comentários!