Durante o evento Go-Get da Uber, realizado na quarta-feira (14), a diretora de Mobilidade Autônoma e Produto de Entrega, Wendy Lee, apresentou os avanços da empresa no desenvolvimento de corridas com veículos autônomos (AVs). O destaque do anúncio foi a parceria com o Volkswagen Group of America para lançar, até 2026, o primeiro serviço de corrida compartilhada, elétrica e autônoma da plataforma.
Segundo Wendy, os AVs não são apenas uma curiosidade tecnológica — eles representam o futuro do transporte urbano. “Quando alguém anda em um veículo autônomo pela primeira vez, é uma experiência mágica. Todo mundo se surpreende com os detalhes, com o volante que se move sozinho”, disse. Para ela, além da inovação, os AVs trazem benefícios práticos: mais segurança nas ruas, menos emissão de poluentes, redução de congestionamentos e custo menor por viagem.
Plataforma híbrida e parcerias estratégicas
A Uber não fabrica veículos autônomos, mas quer ser a melhor plataforma para integrá-los ao cotidiano das pessoas. “Empresas de AVs são ótimas em tecnologia, mas quando o assunto é escalar, atender com eficiência, lidar com objetos perdidos ou otimizar rotas, a Uber se destaca”, afirmou Wendy.
Hoje, a empresa já opera corridas com AVs em dezenas de milhares de viagens mensais, graças a parcerias com 18 grandes empresas de mobilidade e entrega. Um dos principais exemplos é a Waymo, cuja operação, iniciada em Phoenix, já chegou a Austin e em breve estará disponível também em Atlanta. A Uber também atua com a WeRide em Abu Dhabi e planeja expansão para Dubai. No setor de entregas, já realiza operações autônomas com empresas como Cartken, Coco, Nuro, Serve e Waymo, em 11 cidades.
Corridas autônomas no seu tempo
A Uber quer tornar a transição para veículos autônomos o mais natural possível para os usuários. A ideia é que as pessoas escolham, de acordo com a necessidade e o nível de conforto com a tecnologia, se preferem um motorista humano ou um AV.
Para viagens mais longas ou saídas de grandes eventos, a preferência pode ser por motoristas humanos. Já para trechos curtos, os AVs oferecem uma alternativa prática, segura e divertida. “Estamos criando um ambiente híbrido, com motoristas, entregadores e AVs, para atender a qualquer situação”, explicou Wendy.
Corridas autônomas compartilhadas com a Volkswagen
O anúncio mais aguardado da apresentação foi a parceria com o Volkswagen Group of America. A empresa vai integrar à Uber o modelo elétrico e totalmente autônomo ID. Buzz AD, com início dos testes ainda este ano. A previsão é que as corridas públicas com AVs comecem em 2026, em Los Angeles.
A novidade marca também o lançamento da primeira modalidade de corrida compartilhada com veículos autônomos da Uber, unindo três pilares: compartilhamento, eletrificação e autonomia.
“Em breve, você não estará apenas fazendo corridas compartilhadas. Estará fazendo corridas compartilhadas, elétricas e autônomas — tudo no mesmo veículo”, afirmou Wendy, reforçando que “isso é só o começo”.
Nota de transparência: Esta matéria foi produzida com o apoio de inteligência artificial e revisada por um jornalista do 55content.