Pesquisar

Startup auxilia motoristas em pagamento de débitos veiculares

ponto de exclamacao .png
Motorista
zapay 1
zapay 1

A Zapay triplicou suas vendas em 2022 e agora pretende ser o primeiro unicórnio do cerrado brasileiro.

Se tem uma coisa que dá dor de cabeça para motoristas e entregadores de aplicativo, são os pagamentos de multas, licenciamento e IPVA do veículo. Foi olhando para essa dor, não apenas de quem usa o veículo para trabalhar, mas de todos que possuem um veículo, que nasceu a Zapay.

A Zapay é uma plataforma gratuita que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Por meio do aplicativo e do site, os motoristas podem consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas, impostos e IPVA com opções de pagamento pelo PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

Basta inserir a placa do veículo e o e-mail. Em seguida, o sistema já identifica os débitos que estão atrelados ao veículo.

Além disso, o aplicativo também oferece outros produtos, como alerta de multas e mapa de combustíveis.

Segundo Adalberto da Pieve, CMO da Zapay, o produto serve tanto para pessoas físicas quanto para empresas, como frotas, locadoras, centrais de táxis, aplicativos de transporte e entregas. “Como nosso slogan diz, a Zapay é para quem tem carro, moto ou caminhão”.

Segundo a empresa, após a aprovação do pedido, os débitos irão ser liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até 2 dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema. “Vale lembrar que, alguns débitos podem quitar mais rápido e outros podem demorar um pouco mais, como no caso de dívida ativa ou de débitos que forem de órgãos diferentes”, explica o site da empresa.

O sistema da empresa é integrado via API aos DETRANs de todos os estados brasileiros e também é credenciado junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), permitindo que a empresa colete os dados de débitos veiculares.

A receita da empresa vem da taxa administrativa cobrada no pagamento e/ou parcelamento dos débitos veiculares.

Solução para empresas

No caso de atendimento a empresas, a dinâmica é a mesma, ou seja, basta entrar no aplicativo, realizar a consulta e fazer o pagamento dos débitos. Segundo da Pieve, atualmente, diversas empresas do setor automotivo e despachantes utilizam a Zapay.

Muitas dessas parcerias são feitas por meio de integrações entre o sistema da startup e de outras empresas, sendo possível, por exemplo, caso um aplicativo como Uber e 99 desejasse, solicitar uma integração com o sistema da Zapay, permitindo que os motoristas identifiquem débitos no veículo e já realizem o pagamento. “Por meio da parceria com a Stellantis, por exemplo, usando o aplicativo nativo da empresa, o Cart, o motorista pode fazer pagamentos, consultas e parcelamento de débitos”.

A mais recente parceria foi com a Abastece-aí. Outras grandes empresas, como PicPay, Sem Parar, Veloe, Porto Seguro, Serasa, ConectCar, Credicard, Creditas, Itaucard, iCarros, TicketLog, entre outras, também já disponibilizam as soluções da Zapay para seus clientes. Segundo a empresa, ela é a única plataforma do mercado que opera em parceria com mais de 20 grandes empresas dos setores automotivo e financeiro. “Dentro do setor, somos a empresa com a maior quantidade de parcerias, além da mais completa cobertura nacional de consultas a débitos veiculares, integrada aos DETRANs de todos os estados brasileiros”.

Empresa pretende se tornar unicórnio até 2024

Em 2022, a empresa encerrou o ano com crescimento em vendas 3,3 vezes superior ao ano de 2021. A empresa também apresentou aumento de 300% em sua base de usuários, ampliou seu time de colaboradores em 45% e segue em um plano de expansão para se tornar um unicórnio até 2024.

“Em um ano que deu o que falar no universo das startups, marcado pela redução de queima de caixa, redução de aportes, demissões em massa, cenário econômico instável e alta taxa de juros, a Zapay conseguiu passar pela turbulência, mantendo um crescimento ofensivo em seu mercado de atuação. Com sede em Brasília e presença consolidada em todo o território brasileiro, o plano de atingir R$1 bilhão em valor de mercado segue firme, e a startup pode se tornar o primeiro unicórnio do Cerrado até 2024”, explicou a empresa em comunicado para imprensa.

Diante deste cenário, a Zapay já ajudou mais de 10 milhões de veículos a consultarem e muitos deles a se regularizarem nos DETRANs. No ano passado, o aplicativo somou mais de 1.3 milhões de downloads. “Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais condutores possam utilizar a tecnologia para otimizar seu tempo de forma prática e segura”, destaca Callebe Mendes, CEO da Zapay, e destaque recente na Forbes Under 30.

“Começamos a ganhar mais capilaridade e estamos nos consolidando como uma marca que está junto com os maiores players desse mercado. Nós também estamos focados em ampliar o leque de soluções, produtos e parcerias automotivas, reforçando nosso propósito de facilitar a vida dos proprietários de veículos em vários sentidos”, finaliza Callebe.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar