Este texto não reflete, necessariamente a opinião do 55content
A 99 vai aumentar o preço das corridas — e junto com isso, vai subir também a taxa dela. E aí vem a grande pergunta: quem vai pagar essa conta? Será que o passageiro vai arcar com esse aumento ou vai acabar sobrando menos para o motorista?
Recebi uma mensagem da 99 que me deixou com a pulga atrás da orelha. Eles vão aumentar a taxa para 24,99%, mas juram que isso não vai mudar em nada pra gente, motoristas.
Será mesmo? A 99 diz que o aumento da tarifa e da taxa vai ser repassado para o passageiro e que o lucro do motorista não será afetado. Essa mudança está prevista para acontecer a partir de segunda-feira, 14 de abril, mas apenas nas cidades de São Paulo e Vitória, por enquanto.
Segundo eles, os ganhos dos motoristas vão continuar os mesmos. As dinâmicas, os bônus, as campanhas — tudo vai seguir igual. Mas será que o passageiro vai perceber o aumento no preço? E se perceber, será que vai continuar pedindo corrida com a mesma frequência?
Corridas mais caras geralmente significam menos chamadas. Se o passageiro sentir no bolso, ele simplesmente para de chamar. E aí, quem sofre com isso? O motorista, que fica parado esperando corrida.
Fiquei pensando em uma coisa: toda vez que a gente pede aumento de tarifa, a resposta é sempre a mesma. As empresas dizem que não dá pra cobrar mais caro do passageiro, porque senão a demanda cai. E se a demanda cai, a gente fica mais tempo parado, esperando, e ganha menos.
Mas agora a conversa mudou. A 99 resolveu aumentar a própria taxa para 24,99%. E está dizendo que isso não vai mexer no bolso do motorista. Ou seja, vão cobrar mais caro do passageiro. A empresa vai aumentar o faturamento, o lucro dela… e o motorista? Continua igual.
Por que será que é tão difícil mexer no valor que vai para o motorista, mas é tão fácil mexer no que vai para o bolso da empresa?
E aí, você acredita mesmo que essa mudança não vai afetar o seu bolso? Acha que a 99 está sendo 100% transparente? Comenta aqui embaixo, quero saber sua opinião.
Na prática, a gente só vai entender mesmo nos próximos dias. A princípio, pode parecer que não mudou nada. Mas existe dois tipos de motorista:
- O que aceita qualquer corrida, sem critério.
- E o seletivo, que sabe identificar corrida boa, que entende o que vale ou não a pena.
Quem conhece bem seus números — quanto ganha por quilômetro, por hora, nos horários de pico, nos finais de semana, com a quilometragem zerada — vai perceber se essa mudança vai impactar ou não o bolso.
E vale lembrar: essa alteração veio logo após uma alta na demanda, no período de pagamento, quando os passageiros já estavam pagando mais caro. E agora, talvez nem percebam que estão pagando ainda mais — e o motorista recebendo a mesma coisa.
Na minha opinião, essa mudança afeta diretamente as categorias com taxa menor, como a 99 Plus e, principalmente, a 99 Eletronic Pro, que ficou por muito tempo — acho que uns seis meses — com taxa reduzida. Agora, ao que tudo indica, a 99 vai aumentar as taxas em todas as categorias.
Então, se você roda pela 99 Plus ou pela Eletronic Pro, abre o olho. Pode ser que você comece a ganhar menos por KM. Agora é o momento de ser seletivo, de aceitar só as corridas que pagam o valor justo.
Seja um motorista inteligente, estratégico. Não seja ansioso, não seja “dedo nervoso”. Porque é nesse tipo de comportamento que a empresa aposta: ela começa a jogar corridas mal pagas, mas como o passageiro está pagando mais, o lucro dela aumenta — e quem não tiver atenção vai sair perdendo.
Por mais que a 99 diga:
“A gente não vai mexer com o motorista, não vai aumentar a taxa do motorista, ele vai continuar ganhando a mesma coisa…”
Eu fico com o pé atrás. Como falei no começo, fico com a pulga atrás da orelha. A mudança parece beneficiar a empresa, e se a demanda cair, se os passageiros pararem de chamar porque está caro, a conta vai acabar vindo pro motorista.
Eu já vi esse filme antes. Isso já aconteceu outras vezes.
Tamo junto. Até mais, família! Valeu!