Por que os motoristas não gostam de corridas com paradas? Eles explicam

ponto de exclamacao .png
Aplicativos de Transporte, Motorista
Por que os motoristas nao gostam de corridas com paradas Eles explicam 2
Por que os motoristas nao gostam de corridas com paradas Eles explicam 2

Recentemente, motoristas de aplicativos têm reclamado sobre uma tendência frequente entre passageiros: solicitar corridas que incluam  paradas. Eles argumentam que as plataformas de transporte não compensam de forma justa pelo tempo gasto nessas paradas adicionais, tornando essas corridas financeiramente desvantajosas para os motoristas.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

Segundo o motorista Moisés Freitas, quando um passageiro adiciona uma parada após solicitar a corrida, o valor da viagem pode até diminuir. “Durante essas paradas, que frequentemente duram 15 a 20 minutos, o motorista pode ter que esperar o passageiro fazer compras ou resolver outras tarefas, sem ganhar nada por esse tempo de espera. Além disso, muitos passageiros acreditam erroneamente que o motorista é remunerado por esse tempo parado”, explica o condutor.

Para ele, a solução seria os aplicativos pagarem uma taxa adicional por cada parada e pelo tempo de espera, considerando as atividades que o passageiro precisa realizar durante a parada. “Muitos passageiros não entendem que as paradas deveriam ser rápidas e que, frequentemente, tentam aproveitar-se dessa situação para realizar tarefas mais demoradas, sem considerar que o motorista não recebe por esse tempo adicional”, finaliza o motorista

O motorista Rafael Araújo, do canal Uber do Chefe, concorda com Moisés e diz que os aplicativos não pagam adequadamente por esse tempo extra. 

“O motorista ganha apenas alguns centavos para esperar cinco minutos, e algumas vezes os passageiros pedem para esperar dez ou quinze minutos, mas eu praticamente não recebo nada por isso. Isso resulta em uma grande perda de tempo e um prejuízo financeiro. Nós, motoristas de app, ganhamos pelas corridas rápidas e o valor é fixo. Por isso, a maioria prefere não aceitar corridas com paradas”, comenta Araújo. 

Já para o motorista Rafael de Paula, do canal Monster Driver, a única exceção são as corridas no final da noite, especialmente em saídas de baladas. De acordo com ele, nessas horas, as corridas costumam pagar bem por tempo e distância, e as paradas são rápidas, com passageiros saindo do carro em pouco tempo. Por outro lado, o condutor já teve experiências ruins com corridas que se iniciaram em hospitais: 

“Evito corridas com paradas em locais como farmácias, particularmente quando começam em hospitais. A experiência mostra que os passageiros demoram nessas paradas, e eu acabo não recebendo mais por esse tempo extra. Uma vez, peguei uma corrida no hospital com parada em uma farmácia e acabei esperando por mais de vinte minutos sem ganhar nada a mais. Paradas para passageiros irem ao banco ou subirem em edifícios eu também costumo evitar. Apenas corridas que saem de baladas valem a pena, as paradas são rápidas e as plataformas pagam bem pelo tempo e distância. Mas minha recomendação para outros motoristas é evitar corridas com paradas, a menos que sejam muito breves e justificáveis, como uma entrega rápida sem sair do carro”. 

Por fim, De Paula opina sobre qual seria a solução para essa situação: “A solução a seria cobrar pelo tempo de espera. Por exemplo, se eu parar e esperar, começaria a ganhar uma quantia fixa por cada minuto parado, digamos R$1,00 por minuto. Isso compensaria pelo tempo perdido”. 

Questionada pela equipe da 55 sobre o funcionamento do pagamento aos motoristas pelas corridas com paradas, a 99 respondeu:

“A 99 informa que o preço final da corrida utiliza uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e demanda de motoristas parceiros por região. Importante ressaltar que o valor final pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo. Em situações de corridas em que o passageiro solicita paradas, o valor final da corrida pode ser impactado considerando os fatores mencionados anteriormente, além do tempo levado no trajeto e demora no embarque/desembarque.

Por fim, a 99 reforça seu compromisso com a sociedade. A plataforma é uma das soluções que colaboram com a mobilidade urbana nas cidades e tem como compromisso garantir transporte acessível e de qualidade a seus usuários e motoristas parceiros.”

A equipe da 55 também entrou em contato com a Uber, para obter esclarecimentos sobre o funcionamento do pagamento aos motoristas pelas corridas com paradas, mas até agora não obteve retorno. A matéria será atualizada assim que a equipe da 55 receber uma resposta oficial da empresa. 

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar