O próximo convidado do quadro de final de ano da 55, é o motorista e influenciador Daniel, o Uber 24 horas.
Com mais de 83 mil seguidores no Instagram e 30 milhões de visualizações no YouTube, Daniel vê piora para o motorista no ano de 2023, em comparação com 2022 e diz o que precisa mudar para 2024.
2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?
2023, na minha opinião, foi pior que 2022, pois existiram muitos feriados prolongados que prejudicaram a demanda de trabalho. Além de menor demanda e pouca tarifa dinâmica, o que fez com que os motoristas trabalhassem mais horas para atingir o mesmo faturamento. O movimento só melhorou pra valer em novembro e dezembro.
Além do radar de viagens, houve a implementação do Uber Moto e do 99 Moto em várias cidades, o que resultou em uma redução de até 30% nos ganhos dos motoristas de carros.
É importante observar também a situação da categoria Uber Black. Com o grande número de feriados prolongados, principalmente na cidade de São Paulo, a demanda por essa categoria sofreu uma queda significativa.
Isso se deve ao fato de que o público de alto padrão tende a viajar durante os feriados, resultando em menos corridas e, consequentemente, menores ganhos para os motoristas da Uber Black. Esse foi um fenômeno notável em 2023, mas que não se espera repetir em 2024.
Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?
O principal desafio para os motoristas em 2023 foram as incertezas provocadas pelas futuras regulamentações, menor demanda por conta de muitos feriados, e por conta da tarifa variável praticada pelas empresas de aplicativos de corrida, que pagaram valores menores em horários de baixa demanda.
Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?
As principais mudanças positivas ocorreram na 99, que trouxe mais transparência nas informações dos passageiros através de selos de verificação e fotos dos passageiros. Na Uber, destacam-se a expansão da categoria Uber Black em outras cidades, como Salvador e Recife.
As mudanças negativas incluíram a decisão da 99 de encerrar a categoria Comfort, o que prejudicou os motoristas com veículos que não se enquadraram na nova categoria, a 99Plus.
A 99 criou uma nova categoria, a 99Plus, que é uma versão aprimorada do Comfort. Ao introduzir o 99Plus, a empresa descontinuou a categoria 99Comfort, mantendo apenas alguns modelos como o Virtus e o Onix Plus. Os demais carros selecionados para o 99Plus são semelhantes aos da categoria Black.
Esse movimento teve um impacto significativo: os motoristas que possuíam veículos classificados anteriormente como Comfort ficaram em desvantagem, pois muitos não conseguiram atender às exigências mais rigorosas do 99Plus. Isso resultou em prejuízos para esses motoristas. Considero esse um ponto importante a ser destacado.”
Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?
As expectativas para 2024 são de uma regulamentação favorável aos motoristas. O que eles mais precisam são melhores condições de trabalho e, principalmente, aumento nos ganhos. No entanto, a grande maioria dos motoristas está descrente em relação à futura regulamentação.
O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?
Em 2024, o que mais desejo para esta profissão é um aumento nas tarifas e mais transparência das empresas no repasse dos ganhos. Atualmente, os motoristas não sabem quanto ganham por quilômetro rodado, e precisam utilizar aplicativos, como o STOPCLUB, para discernir entre corridas boas e ruins. É inaceitável que as empresas de aplicativos ofereçam corridas, especialmente nos horários de baixa demanda, que não cobrem os custos.
Uma mesma corrida pode ser oferecida a um motorista por R$10 e a outro por R$20 no mesmo horário. Isso cria a impressão de que a empresa prefere motoristas que aceitam corridas menos lucrativas, nas quais a empresa lucra, mas o motorista tem prejuízo. Isso precisa acabar. Precisamos de um padrão de ganhos baseado em quilômetro, tempo e minuto, oferecendo uma forma mais justa de trabalhar.
O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?
Para aumentar seus ganhos em 2024, os motoristas precisam continuar selecionando cuidadosamente suas corridas. É importante evitar corridas que são financeiramente desvantajosas, ou seja, aquelas em que o motorista acaba pagando para trabalhar. Essa seleção criteriosa só é possível através de conscientização, controle financeiro, redução de custos e uma boa gestão financeira.
Existem aplicativos, como o ‘Cálculo de Custos’ da STOPCLUB, que ajudam a calcular o custo real por quilômetro. É fundamental fazer as contas e economizar para aumentar o lucro no final.
A Uber enfrentou questões legais devido à falta de transparência nas corridas. Os motoristas muitas vezes desconhecem o quanto ganham por quilômetro. A descoberta dessa lacuna levou muitos a se tornarem mais seletivos em suas escolhas de corridas. Eles precisam entender o quanto ganham por quilômetro, conhecer o custo de operação do veículo e fazer cálculos precisos.
Com esse conhecimento e uma abordagem econômica, no final, o motorista tende a ter um ganho maior. O motorista precisa dessa consciência financeira para melhorar seus ganhos.