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“É preciso levar em conta os apps regionais durante a regulamentação”, defende representantes

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O CEO do aplicativo Urbano Norte, Pascoal Cahulla, defendeu a importância dos aplicativos de transporte regionais durante o encontro do grupo de trabalho para a regulamentação dos aplicativos de transporte. O empresário apresentou sua empresa como uma alternativa sustentável e economicamente viável para as regiões que não são atendidas pelas multinacionais.

“Urbano Norte é uma empresa 100% brasileira que atua no mercado há 6 anos. Trabalhamos em toda a capilaridade da região norte e já nos tornamos uma grande empresa. A essência nunca mudou: trazer para o motorista uma via mais interessante e tirar o transporte da ilegalidade”, afirmou Cahulla.

Para o CEO, o Brasil é um país de proporções continentais que exige soluções regionais. Ele ressalta que há muitos municípios onde a população precisa desse transporte e gosta de usar o transporte por aplicativo.

“É preciso entender que as big techs não vão atender nessas regiões. Então, o que ocorre é que as empresas regionais, como a nossa, se tornam a solução para evitar a clandestinidade”, argumentou Cahulla.

O empresário aponta para um desafio específico enfrentado pelas plataformas regionais: as regulações municipais que não levam em conta as peculiaridades locais.

“Quando as regulações vão Brasil afora, sendo feitas município a município, infelizmente os atores não levam em consideração o regionalismo, a peculiaridade de cada local”, disse Cahulla.

Além disso, Cahulla aponta que o modelo de negócio adotado pela Urbano Norte e muitas outras plataformas regionais, onde o motorista paga uma taxa fixa mensal que varia de acordo com a capacidade da cidade, é uma vantagem competitiva.

“O motorista hoje tem opção, e a concorrência é benéfica para a população e para o mercado. Temos cidades de até 450 mil habitantes onde o líder é um aplicativo 100% regional”, disse Cahulla.

Segundo o empresário, o aplicativo conta com 30 mil motoristas que pagam taxa fixa mensal de R$100 a R$500.

O presidente do Movimento de Inovação Digital (MID), Vitor Magnani, enfatizou a necessidade de considerar o mercado regional na regulamentação dos aplicativos de transporte. Ele também reiterou a importância de competir para oferecer os melhores benefícios aos motoristas e usuários.

“A única coisa que estamos colocando aqui na mesa é levar em consideração um mercado que pode avançar muito. Não é saudável ter uma empresa com o tanto de mercado que tem concentrado no Brasil”, concluiu Magnani.

Nota de transparência 1: A Gaudium, dona da marca 55content, é uma das filiadas do Movimento de Inovação Digital (MID)

Nota de transparência 2: A Urbano Norte é cliente da Machine, tecnologia desenvolvida pela Gaudium, dona da marca 55content

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

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