Empresa saltou de 62% para 74% de participação no mercado de viagens compartilhadas no país. Principal concorrente, Lyft, caiu de 38% para 26%.
A Uber ampliou sua presença no mercado de viagens por aplicativo nos Estados Unidos. A informação é da empresa de pesquisa de mercado YipitData, publicada pela CNN.
Segundo os dados da empresa, em 2020, a Uber tinha 62% do mercado. Atualmente, a fatia atinge 74% do mercado dos Estados Unidos.
Sua principal concorrente no país, a Lyft, detinha 38% do mercado, contra 26% da fatia atual. Enquanto isso, suas ações caíram quase 90% desde o IPO da empresa em 2019.

Já as ações da Uber valorizaram quase 30% desde dezembro de 2019.
Para dar uma resposta ao mercado, a Lyft anunciou na última semana a chegada de um novo CEO, David Risher, ex-Amazon e Microsoft. Seus cofundadores, Logan Green e John Zimmer, afastaram-se do gerenciamento da empresa.
Segundo o comunicado da empresa, Green e Zimmer se concentrarão em apoiar a transição de responsabilidades para Risher. Sean Aggarwal, atual presidente do conselho da Lyft, fará a transição para o cargo de diretor independente principal.
“Construir a Lyft com John nos últimos 16 anos foi a aventura de uma vida”, disse Green. “Bilhões de viagens depois, nossa indústria é definida pelo modelo de compartilhamento de viagens que a Lyft foi pioneira. Todos os fundadores acabam encontrando o momento certo para recuar e os líderes certos para levar sua empresa adiante. Em um campo de candidatos talentosos, David ficou muito acima do resto. Como membro do conselho, ele conhece os desafios e as oportunidades futuras. David tem a energia, a ambição e a experiência certas para liderar a Lyft no futuro. Líderes em nosso setor que trabalharam com David afirmaram que ele é um líder obcecado pelo cliente que dirige muito – quando David deixou a Amazon, Jeff Bezos o agradeceu publicamente, prometendo ‘construir sobre a base que você ajudou a construir’. David é a pessoa certa para construir sobre nosso alicerce.”
“Logan e eu fomos informados de que éramos loucos em pensar que as pessoas dividiriam uma carona no carro de outra pessoa. Mais de uma década depois, a Lyft está criando oportunidades econômicas, construindo um futuro sustentável e ajudando as pessoas a fazer conexões significativas — com o apoio de milhões de passageiros e motoristas. Mal posso esperar pelo que vem a seguir e estou ansioso para trabalhar com nosso sucessor profundamente capaz, David, para melhorar a vida das pessoas com o melhor transporte do mundo.”, disse Zimmer.
A troca de comando deve ocorrer entre 17 de abril de 2023 e 30 de junho de 2023.
O novo CEO é um experiente executivo de tecnologia que anteriormente atuou como primeiro chefe de produto da Amazon e chefe de varejo nos EUA, além de gerente geral da Microsoft. Foi o 37º funcionário da Amazon e ajudou a liderar a empresa de uma livraria on-line com US$ 15 milhões em vendas anuais para a “loja de tudo” com mais de US$ 4 bilhões em vendas. Desde julho de 2021, ele faz parte do conselho de administração da Lyft.
CNN aponta a falta de diversificação como um dos problemas da Lyft
Segundo a emissora, a falta de diversificação dos serviços e produtos da Lyft fez com que a empresa ficasse para trás na concorrência com a Uber, principalmente durante a pandemia. A empresa chegou a cortar 700 funcionários.
No entanto, em entrevista à CNN, o futuro CEO afirmou que não está nos planos ampliar para serviços de delivery. Segundo Risher, a Lyft deve se concentrar em fornecer um ótimo serviço de carona e “não se distrair entregando pizzas ou pacotes, ou todo tipo de outras coisas que outras empresas estão fazendo”. No último trimestre de 2022, o delivery foi responsável por 34% da receita da Uber.
Risher também apontou que não está nos planos a venda da empresa.
Além da falta de diversificação de produtos e serviços, a Lyft possui uma estratégia tímida de expansão. Atualmente, a empresa só opera nos Estados Unidos e Canadá.
No Brasil, os números da fatia de mercado da Uber são semelhantes. Em setembro de 2019, números da Opinion Box mostravam que a empresa detinha 73% do mercado nacional, com a 99 em segundo lugar com 22%.