fbpx
55content-branco 2

Pix para empresas: como criar uma chave para meu app?

celular com o logotipo do pix na tela

PUBLICIDADE

O Pix, ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, pode ser muito útil para um aplicativo de transporte.

Qualquer negócio de transporte que queira ter sucesso precisa se manter ligado nas mudanças que ocorrem no ecossistema da mobilidade urbana.

Isso significa que é preciso estar atento às inovações que surgem e que têm potencial para melhorar e, muitas vezes, revolucionar a forma como se opera no cotidiano do serviço.

Um dos exemplos mais recentes de uma inovação que chegou com impacto ao cotidiano dos brasileiros foi o Pix.

O recurso de transferência entre contas, que ocorre em até 10 segundos, foi lançado no final de 2020 e de lá para cá marca presença na rotina da população.

Em março de 2021, 50 milhões de pessoas já haviam feito uma transferência via Pix.

Com um índice de aceitação tão grande entre a população, seria um tiro no pé se as instituições e as pessoas jurídicas não aderissem à ferramenta. Por isso, até maio de 2021, com cerca de 6 meses desde o seu lançamento, o Pix já contava com mais de 10 milhões de chaves cadastradas por pessoas jurídicas.

Dessa forma, em grandes e-commerces e até em apps de delivery de comida, já é possível pagar via Pix. Como é o caso do iFood.

Comprovante iFood

Na Machine, os aplicativos de transporte podem se beneficiar do Pix de duas formas.

A primeira, é habilitar o Pix como forma de pagamento para seus passageiros.

Dessa forma, ao informar no app que deseja pagar via Pix, o passageiro pode transferir diretamente para a conta do motorista, assim que encerrar a viagem.

A segunda maneira é usar o Pix para receber as recargas dos motoristas. Além de transferir valores devidos para os profissionais, no caso de corridas faturadas ou pagas no cartão no app.

A seguir vamos mostrar o passo a passo para você cadastrar a chave pix do seu aplicativo de transporte e começar a receber ou enviar dinheiro em questão de segundos.

Como cadastrar a chave Pix para empresas?

É recomendado que o cadastro dessa chave seja feito com os dados da empresa (pessoa jurídica), para que não haja confusões entre as transferências pessoais e do negócio.

Criar a chave Pix do seu aplicativo é muito simples.

  1. Você define em qual conta e instituição deseja realizar as transações;
  2. Através do acesso virtual a conta, que pode ser feito pelo aplicativo de celular do banco ou no site, você seleciona a seção correspondente ao Pix;
  3. Defina o método de recebimento pelo Pix: chave Pix (CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória) ou por QR Code (estático ou dinâmico);
  4. Em alguns casos pode ser necessária uma validação da criação, que deve ser feita em caixa eletrônico.

Ao contrário do Pix para pessoas físicas, os pagamentos instantâneos para PJ podem ser tarifados.

Porém, mesmo assim, as taxas costumam ser menores do que as de um TED ou DOC.

Isso sem falar que muitas contas digitais, como o Nubank, oferecem Pix gratuito na sua conta PJ para atrair as empresas.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE