Entrevistamos Elias Oliveira, dono da Taon Delivery, que tem sido referência nas entregas em Londrina-PR. Confira o resumo da conversa!
Quem é Elias Oliveira?
Elias é nascido e residente de Londrina, no Paraná.
Já trabalhou em muitas áreas: desde venda de limões na rua, passando por pedreiro, eletricista, técnico de mecânica industrial, cursando, inclusive, desenho técnico.
Seu pai era caminhoneiro: fato ao qual Elias atribui o gosto pela área de transporte, afinal, passou um tempo na estrada com o ele.
Juntando a criatividade, a destreza com computadores e a própria experiência, surgiu a ideia da Taon. A ideia surgiu ainda enquanto cursava o 1º ano do Ensino Médio, antes mesmo da chegada da Uber no Brasil.
Nessa época Elias já havia pensado em um logo, no nome e em como funcionaria sua empresa. Começou então a pesquisa por como criar um sistema. Junto com um amigo, que também abraçou a ideia, tentou desenvolver o projeto, mas sem sucesso. A ideia foi deixada de lado e ele se dedicou a outras coisas.
O tempo passou e Elias conheceu a Machine, que na época desenvolvia apenas plataformas de táxi. Percebendo que o sistema poderia o ajudar, mesmo que mesmo que esse não fosse o seu serviço, ele fechou com a Machine e finalmente tirou a Taon do papel.
Elias e a Taon foram importantíssimos para ajudar a moldar a plataforma da Machine para o delivery, até que em fim fosse lançado o módulo de entregas da Machine.
Ele relata que, tendo a tecnologia da Machine em mãos, o resto do processo seguiu com tranquilidade, já que na época do Ensino Médio ele já havia traçado um plano de ação de como funcionaria o suporte, como atrairia clientes, quais clientes ele buscaria primeiro.
Hoje, no momento da entrevista, ele tem 26 anos e já fazem 4 anos que a Taon é um sucesso.
Como percebeu a necessidade de uma empresa como a Taon?
Por ser um setor que Elias sempre se interessou, ele acabou percebendo que não havia quem organizasse as entregas. Claro, tinham as grandes empresas. Mas ele percebeu que as entregas delas normalmente eram exclusivas de algum setor específico e normalmente envolviam mercadorias de maior porte – eram empresas que atuavam com caminhões, mini-caminhões e vans. Entregas com motos e utilitários acabavam em falta.
Isso não por falta de mão de obra – Elias via que tinham profissionais querendo entregar, mas faltava quem de fato juntasse a demanda aos trabalhadores.
Ele vê a Taon crescendo nesse mercado. Já entrega com motos e planeja cadastrar, gradualmente, também os utilitários, vans e caminhões, sempre focado na qualidade da entregas, que as empresas que dominavam o setor falhavam em entregar.
“Quero criar uma gestão eficiente em toda parte do setor de transporte em território nacional”
Antes mesmo de criar a Taon, ele já afirmava que só precisava de um sistema de qualidade para estar bem posicionado entre os concorrentes, já que em questão de qualidade ele ofereceria um serviço melhor.
Qual o foco de atendimento da Taon?
Hoje a Taon atende apenas pessoas jurídicas, o que Elias vê como uma medida para evitar alguma situação envolvendo transporte de materiais ou substâncias ilegais.
Porém, quando expandir as operações com o cadastro de vans e utilitários, ele pretende também fazer entregas de pessoas físicas.
Bens ou alimentos?
A Taon iniciou no delivery de alimentos e ainda é onde tem mais clientes. Isso porque a estratégia de Elias era “quem consegue entregar bem alimentos, consegue entregar de tudo”, já que refeições precisão ser entregues rapidamente e com um cuidado maior. Essa fase foi quase como um treinamento para a Taon.
70% dos clientes da Taon ainda são restaurantes. Mas hoje a empresa também já atende farmácias, auto-peças, lojas de tênis, varejos, lojas de roupas, sexy-shops e está aberta a atender qualquer outro tipo de estabelecimento que precise entregar mercadorias que caibam numa moto.
Atualmente são 250 clientes fixos, chegando a 300 com as demandas de início do mês, todos em Londrina.
Quantas entregas a Taon faz?
Normalmente a Taon realiza entre 2000 e 2500 entregas por dia, com uma média semanal que fica entre 12 mil e 15 mil pedidos. Totalizando números impressionantes de 40 mil a 50 mil entregas por mês.
Por que os estabelecimentos procuram a Taon?
Os estabelecimentos tem a segurança de que a Taon fará a entrega. A Taon tem um suporte pronto para resolver qualquer situação e assumir a responsabilidade por uma ocorrência se for necessário.
Ele cita o diferencial da empresa como sendo o “padrão de continuidade”, a constância.
Elias menciona como exemplo os dias chuvosos, onde, com transparência, aumenta o tempo de realização de uma entrega para condizer com a realidade.
O contato próximo com o cliente também é importante, pois é preciso passar a segurança de que “tem alguém trabalhando para a entrega dele dar certo”.
Um ponto bem interessante que mostra a importância que a qualidade tem para a Taon, é o fato de eles monitorarem as condições meteorológicas. Eles conseguem saber com 2 horas e antecedência quando a chuva vai cair, graças ao acompanhamento em tempo integral dos órgãos meteorológicos do Paraná.
Com isso é possível avisar os entregadores, os estabelecimentos e preparar a melhor estratégia logística para o restante do dia.
A equipe da Taon também monitora em tempo real as mercadorias que estão em trânsito e as rotas dos motoristas. Isso permite, por exemplo, que a Taon nunca fique “devendo” uma entrega, pois se não há entregadores disponíveis eles não aceitam um pedido “às cegas”.
Os clientes sentem a preocupação com os detalhes e confiam cada vez mais na Taon.
Como é o processo de “recrutamento” de entregadores?
Atualmente a Taon tem entre 200 e 300 entregadores. Elias observa que normalmente há uma proporção de 1:1 em relação ao número de estabelecimentos e o número de entregadores. Não é uma regra, mas foi algo que ele percebeu no seu negócio.
Muitos aplicativos de entregas são formados por grupos de entregadores que se juntam para trabalhar. Como esse não era o caso da Taon, no começo Elias precisou “vender a ideia” para os entregadores.
A estratégia de Elias foi buscar primeiro os estabelecimentos: ele contatava os restaurantes, apresentava a ideia da Taon e oferecia um período de testes de algumas corridas.
Caso os estabelecimentos aceitassem, ele ia até os entregadores, agora já com a demanda em mãos, e oferecia a oportunidade de um ganho extra.
Como tem sido o processo de crescimento da Taon?
Elias afirma que é um período difícil, pois exige aprendizado, melhoria e dedicação. Exige que ele não só melhore a operação, mas também que ele esteja disposto a melhorar como gestor e pessoa.
Ele sempre enxerga espaço para melhoria, não se conforta em estar estável.
“Se você tem uma empresa você só tem duas opções, ou você está crescendo, ou você está caindo. Estabilidade é crescimento contínuo.”
A expectativa para o futuro é incluir mais tipos de serviço, adicionar mais modais e expandir territorialmente.