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Configurações Gerais para os motoristas na Plataforma Machine – Parte 2

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Essa é a segunda parte do tutorial sobre as configurações gerais para os motoristas dentro da plataforma da Machine.

No por dentro da plataforma da semana passada, a gente começou a conversar sobre as configurações gerais da Machine para os motoristas.

Hoje a gente vai finalizar este assunto, falando especificamente sobre as configurações dentro do aplicativo e da tela de aceite.

Taxímetro

A primeira das configurações gerais de hoje, é o tipo de taxímetro. Com a Machine, você pode optar por usar o taxímetro físico ou virtual.

Lembrando que segundo a Lei Nº 12.468, a Lei do Táxi, o taxímetro é obrigatório em cidades acima de 50 mil habitantes. Isso falando especificamente do táxi, é claro.

O taxímetro físico é aquele velho conhecido de quem anda de táxi, ou seja, o valor final da corrida vai ser calculado em função do valor registrado no taxímetro do veículo.

Já no taxímetro virtual, o valor da corrida será calculado automaticamente pelo aplicativo através das informações do GPS.

Método de cálculo de valor no final da corrida

Em seguida, a gente tem o tipo de cálculo do valor final da corrida.

Os aplicativos gerados com a tecnologia da Machine podem escolher 3 modelos de cálculo. Pré-calculado fixo, Pré-calculado variável e o Pós calculado.

No pré-calculado fixo, o valor final é previamente calculado em função da origem e destino informados ao realizar a solicitação. Ou seja, o passageiro informou o destino, fez a solicitação, viu o valor e vai ser cobrado por aquilo que está na tela. Independente do trajeto.

Já no Pré-calculado variável, o valor final é previamente calculado em função da origem e destino, mas pode sofrer variações em relação ao trajeto realizado.

E, por fim, a gente tem o pós calculado, em que o valor final é definido ao final da corrida pelo próprio motorista.

Ainda em relação ao método de cálculo, é possível configurar um limite percentual para mais ou para menos no caso do valor pré-calculado.

O que isso significa?

Vamos imaginar que o passageiro fez a estimativa da viagem e deu que sairia por R$ 10. 

Mas, durante o caminho, ele pediu para passar na drogaria e comprar um remédio. Aquele viagem então deveria custar R$ 15, pelo tempo e distância a mais que o motorista precisou fazer. Mas como fazer se está configurado o método pré-calculado?

Por isso, essa configuração permite que você coloque um limite para isso. Você pode informar, por exemplo, que se passar 20% do valor inicial, o sistema vai recalcular para o valor real da corrida.

E o contrário também é válido. O gestor pode definir que se a corrida for mais curta do que se esperava, ela sairá mais barata para o passageiro.

Ah, e mesmo no pré-calculado, você pode permitir, se desejar, que o motorista altere o valor ao final da corrida.

Status e ações do motorista

Em seguida, a gente tem a configuração que exige que o motorista confirme que está mudando o status de livre para ocupado e vice-versa, para não ter nenhuma confusão.

Você também pode impedir ou não que os motoristas punidos, ou seja, aqueles que, por qualquer motivo, estão temporariamente impedidos de pegar passageiros, possam pegar corridas pendentes, ou seja, aquelas que tocaram e ninguém atendeu.

Também é possível permitir que o motorista realize o cadastro pelo próprio aplicativo, e que ele defina se deseja dar desconto nas corridas.

Há também a configuração de filtro pelo próprio aplicativo, ou seja, se o motorista poderá colocar se realiza algum serviço adicional que você, como gestor, configurou, como transportar pet, porta-mala grade e etc.

A VTR é o código de cada motorista na plataforma. Essa configuração permite que você libere que motoristas diferentes possam ter o mesmo código e estejam logados ao mesmo tempo.

Em seguida, a gente vai ter a configuração que exige ou não se o motorista deve informar o valor final da corrida no aplicativo para todas as formas de pagamento, além da permissão para que ele escreva um comentário após ter informado o valor final.

Botão de pânico

As próximas 3 configurações são em relação ao botão de pânico, uma funcionalidade de segurança nos aplicativos Machine que permite o motorista enviar um alerta para a central e para os motoristas ao redor, caso ele esteja em uma situação de emergência.

A primeira configuração é para habilitar o botão de pânico, em seguida a distância em quilômetros dos motoristas que serão avisados da emergência e a duração do alerta.

Para fechar essa segunda etapa, a gente tem a configuração do botão de ficha técnica durante a corrida. Ele indica se o aplicativo do motorista deve exibir um botão que mostra a ficha técnica da corrida. Esta funcionalidade apoia a fiscalização municipal em algumas cidades.

Passando para as configurações gerais da tela de aceite, eu sei que essa parte é muito importante para os motoristas.

A primeira configuração é o formato da exibição da rota. Aqui, você define se o motorista pode ver a rota completa, só o endereço de embarque, só o endereço de embarque e destino ou se não vai exibir nenhuma rota. Isso tudo antes do aceite, é claro.

Em seguida, o gestor define se o motorista vai poder ver a distância da corrida, ou seja, do embarque ao destino final, se ele vai poder ver a distância do local atual até o embarque do passageiro e, por fim, o valor total da corrida.

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