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Como pensar no nome do meu aplicativo de transporte?

Alcimar com a mão no queixo. Ao lado está um print do site do inpi.

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Evite o plágio, autopromoção e escolha por nomes que estejam conectados com a sua região, como o DDD, apelido ou abreviação da cidade, pontos turísticos e mescle com opções relacionadas ao mercado da mobilidade.

Publicado em 05/11/2019 – Atualizado em 13/04/2022

Vou lançar meu aplicativo de transporte e agora eu preciso pensar em um nome bem bacana.

Deixa eu ver aqui algumas opções.

Que tal Uber 2? Ou Uber Niterói?

Por que aí não tem erro, né? Pessoal já conhece, já confia e vai logo querer baixar meu app.

Você não vai cair nessa, né?

Pensar no nome do aplicativo, vai ser um dos primeiros passos do seu negócio.

Você vai precisar disso para abrir o CNPJ, a conta no banco e, é claro, para personalizar e publicar o aplicativo nas lojas virtuais.

E se você pensa que a criação do nome é um detalhe pequeno, saiba que é aí que muito empresário se complica.

Vamos pensar no seguinte cenário.

Você já escolheu o nome, imprimiu os folders, espalhou banners pela cidade e aí chega na hora de publicar o aplicativo na loja virtual, vem a notícia: o nome não foi aceito.

Então o que acontece?

Você vai precisar pensar em um novo nome e todo aquele material que você já fez vai para o lixo.

Por isso, aqui vai a primeira dica:

Nunca, jamais, em hipótese alguma, comece a divulgação sem ter a certeza de que poderá usar o nome que escolheu.

E, para isso, a gente separou algumas informações que você precisa saber.

Fuja do plágio ou do excesso de inspiração

Eu sei que já tem nomes muito legais por aí, daquele que você olha e pensa: “Poxa, queria ter pensado nisso antes”.

Pois é, mas esses nomes como Uber, inDriver, Cabify e etc, já são marcas registradas. 

A gente já vai falar sobre isso daqui a pouquinho.

Você copiar o nome ou, digamos, se inspirar demais, além de um erro que provavelmente não será aceito nas lojas virtuais, pode te dar muita dor de cabeça com a Lei.

Isso porque aqui no Brasil, as marcas são protegidas pela Lei de Propriedade Industrial.

E, mais precisamente o artigo 189, vai falar o seguinte:

Artigo 189 da Lei de Propriedade Industrial

Dessa forma, nada de imitar marca que já existe, beleza?

Mas você pode estar pensando: poxa, mas como eu vou saber se alguém já tem essa marca registrada?

Excelente pergunta!

E para te responder, a gente vai entrar aqui no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Vamos deixar aqui na tela e na descrição.

Aqui no site do Inpi, que é o órgão responsável por toda essa parte de registro de marca, você vai aqui em acesso rápido e clicar em buscaweb.

Site do Inpi

Por aqui, você vai clicar em marca e na opçãozinha marca, novamente, bem aqui na parte superior.

Site do Inpi
Site do Inpi

Nesta tela, a gente vai pesquisar pelo nome que a gente pensou para o nosso aplicativo.

Para exemplificar, eu vou usar o sobrenome do meu colega Guahy.

Repara que para o sobrenome dele, não tem nenhuma informação de registro de marca.

Site do Inpi

Isso significa que muito provavelmente, eu vou poder registrar a marca que eu pensei.

Vou deixar aqui um vídeo do Sebrae ensinando você a fazer o registro da sua marca.

Outro ponto importante na hora de pensar no nome do aplicativo é o domínio do seu site, que é aquela primeira parte que a gente digita. O nosso, por exemplo, é machine.global.

É importante que você possa usar o domínio com o nome que você escolher para empresa, ou seja, nomedasuaempresa.com.br, nomedasuaempresa.global e etc.

Há casos de empresas, como a Gol Linhas Aéreas, que não conseguiu usar seu próprio nome, tanto que o site da empresa está voegol.com.br.

Para saber se o nome da sua empresa está liberado, vá no who.is, vamos deixar na tela e na descrição também.

Caso você queira pesquisar por domínio com final .br, vá no site registro.br.

Lá você vai saber se ele está disponível e também algumas opções para adquirir caso ele esteja.

Bem, gente. Então vamos falar agora algumas dicas para pensar em um nome bacana para seu app.

DDD da sua região

A 99 popularizou a ligação entre números e aplicativos de transporte.

Curiosamente, 99 é o nome dado a muitas startups.

Basta pensar um pouco que vamos lembrar uma série de empresas com esse nome: 99jobs, 99freelas, 99canvas, etc.

Segundo o jornalista Kaluan Bernardo, em artigo publicado no portal Startupi, não há um motivo padrão para isso. No entanto, muitos dos empresários entrevistados apontaram que 99 é um nome simples, fácil de lembrar e universal.

É o exemplo do fundador do aplicativo 99, Paulo Veras. Segundo ele, o nome foi escolhido por quatro motivos: é fácil de lembrar, universal, aparece no topos das listas por ser número (muito importante) e era mais fácil de registrar marca e domínio.

Por isso, uma boa ideia é usar o DDD da sua região como o nome do aplicativo.

Lembra que falamos que o nome do seu aplicativo tem que apontar o diferencial da sua empresa? Pois bem, quando falamos de um app regional, colocar o DDD local representa muito bem o regionalismo.

Além disso, a originalidade facilita seu app ser encontrado nas lojas virtuais.

Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, nós somos 21. Que seria um bom nome para um app regional, já que é fácil de lembrar e tem um aspecto regional forte.

Apelido ou abreviação da sua região

Outra possibilidade é pensar em um apelido ou abreviação da sua região, como Sampa, RJ, BH e POA.

Dessa forma, você já cria raízes, mostrando ao mundo que seu aplicativo é local.

É uma boa maneira também de não haver confusões de, por exemplo, de você ter um aplicativo no Acre e alguém de São Paulo ficar solicitando um transporte, o que pode gerar reclamações na sua caixa de mensagem da loja.

Ponto turístico da sua região

Outra possibilidade para trazer o regionalismo é usar um ponto turístico da sua região, mas nunca esquecendo do que falamos sobre marca, ok?

Assim, quando estiver trabalhando no nome do seu aplicativo de transporte, coloque em pauta entre seus sócios e colaboradores a possibilidade de escolher um nome relacionado a um ponto turístico da sua região.

Pode ser um local muito visitado, um bairro famoso ou um monumento histórico.

Lembre que seu aplicativo também fará parte do turismo da sua cidade e, por isso, essa associação tem tudo a ver.

Expressões relacionadas ao mercado de mobilidade

Expressões relacionadas ao mercado de mobilidade, como driver e mobi também são boas alternativas na hora de criar o nome do seu aplicativo.

Mas tome cuidado, porque já existem muitos apps que usam esse tipo de nome.

Apesar de termos falado que elas estão saturadas, continuam sendo uma opção para nome.

No entanto, pesquise bem para não repetir nomes já usados, o que pode gerar confusão entre seus usuários.

Uma outra opção é colocar expressões locais de “chamamento”. Essa dica é seguida por muitos empresários da área, que usam nomes como Vambora, Simbora, Vamos.

Na época do lançamento do aplicativo Bora Cariri, o então responsável pelo marketing do app, contou em entrevista a uma emissora local que a escolha pelo nome foi motivada pela forma com que as pessoas se comunicam. “Tentamos fazer algo bem regional, se você pergunta a um amigo se ele quer ir a algum lugar, a pessoa certamente responde ‘Bora’”.

Busque analisar como as pessoas da sua região falam e tenha uma boa inspiração para o nome do seu aplicativo.

Mescle duas opções

A nossa principal dica é que você mescle 2 opções da lista para criar o nome do seu aplicativo.

Por exemplo, o DDD da região mais um termo do mercado da mobilidade.

Não use termos de autopromoção

Ah, um aviso importante da nossa equipe de Sucesso do cliente.

Recentemente, as lojas passaram a proibir nomes como best, top ou outro termo que possa ser entendido como autopromoção.

Espero que tenha ajudado. Até a próxima!

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