Na plataforma da Machine, é possível cadastrar empresas parceiras que realizam corridas corporativas dentro dos aplicativos de transporte que usam a tecnologia.
Se você já deu uma lida lá nos nossos artigos, provavelmente, deve ter visto a gente falar sobre corridas corporativas.
As corridas corporativas são quando empresas contratam um serviço de transporte pra fazer o deslocamento de seus funcionários, clientes e executivos.
E gente, esse é um mercado sensacional para o nosso setor.
A própria Uber revelou que em novembro do ano passado, a quantidade de corridas corporativas realizadas pela empresa, triplicou em relação a fevereiro de 2020, um mês antes do início da pandemia.

O número de empresas que distribuem vouchers e cartões-presente a clientes e funcionários também triplicou e a Uber para empresas viu sua receita bruta mais do que dobrar globalmente entre o terceiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021, alcançando US$ 4,1 bilhões.
Se esse modelo de negócios está funcionando para a multinacional, outras empresas brasileiras também estão despontando nesse setor. É o caso da Letz e da 2V, que inclusive é cliente da Machine.
No Por Dentro da Plataforma de hoje, eu quero te mostrar como os aplicativos de transporte que usam a tecnologia da Machine, podem cadastrar suas empresas parceiras.
Por dentro da Plataforma: cadastrando empresas
Para cadastrar a sua empresa parceira é bem simples.
Você vem aqui em cadastro e clica em empresas.

Agora, vamos aqui em criar empresa.
Então vamos cadastrar a nossa empresa parceira. Eu vou colocar como exemplo a Gaudium, dona da Machine e do Conecta.
Coloco o CNPJ da empresa parceira e o número do contrato que eu estipulei com ela.
O nome fantasia é o nome popular da empresa, no nosso caso, a Gaudium.
Já a Razão Social é nome completo, que o nosso é GAUDIUM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA.
E prontinho, agora eu finalizo com o endereço.
Em configurações, a gente fala muito sobre forma de pagamento.
Nas corridas corporativas, a gente tem voucher e o e-ticket.
O voucher é uma forma de pagamento física.
Quando ele está habilitado, ao final da corrida, o motorista emite um comprovante para que o funcionário possa pegar o reembolso.
O problema dessa forma de pagamento é que, historicamente, ela foi muito usada para fraudes e é por isso que nasceu o e-ticket.
O e-ticket é o voucher eletrônico, ou seja, o funcionário escolhe aquela forma de pagamento, e o valor final da corrida vai direto para o sistema.
Ele não precisa entregar nada pro motorista e é como se ele pagasse direto no aplicativo.
Então no nosso exemplo, eu vou desabilitar o voucher e deixar o e-ticket ligado.
Eu também posso adicionar alguma observação para o motorista como, por exemplo, informar que aquela corrida é de um funcionário da Gaudium.
E prontinho, eu cadastrei a minha empresa parceira.

Também é necessário que agora você dê um acesso aos responsáveis pela empresa.
Com o acesso liberado, o responsável pela empresa vai ter acesso a essa plataforma aqui.

Neste nível de acesso, este responsável vai poder adicionar novos usuários, para que eles também tenham acesso a essa plataforma.
Vai poder criar um centro de custo. E o que é esse centro de custo?
Nele, o responsável pela empresa consegue separar por setores e vai colocando um limite mensal de gasto em corrida para cada um desse setor.
Aí em seguida, ele vai cadastrar os funcionários que vão poder pedir corridas pelo aplicativo na conta da empresa.
É bem n aba funcionário e criar funcionários.
E, por fim, na aba de corridas, ele vai conseguir solicitar, acompanhar, ver a situação das corridas programadas, além de ter acesso ao demonstrativo por centro de custo, pra ver o quanto cada setor tá gastando.
Até a próxima.