A Rhino, empresa de transporte por app com frota de carros blindados, anunciou neste mês que recebeu uma rodada de investimentos no valor de R$ 10 milhões, em um modelo chamado media for equity. Neste tipo de investimento, a empresa troca parte de suas ações por exposição midiática.
A startup pretende investir em totens nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, outdoors e ações com influenciadores.
Em uma entrevista exclusiva para o 55content, André Martins, CMO da Rhino, detalhou a operação e os planos para o valor investido. O executivo explicou que a ideia surgiu em novembro do ano passado, quando receberam uma rodada de investimento de U$3,2 milhões em um modelo mais tradicional.
Dessa vez, a parceria foi feita com a 4Equity Media Ventures. “É como se esse investidor tivesse uma moeda diferente. Em vez de estar investindo em cash, ele está investindo em um inventário de mídia, que, se a gente fosse comprar no mercado, seria muito mais caro. Teria um valor, assim, muito significativo para o momento da Rhino, que ainda é relativamente pequeno como um grande anunciante”, diz André.
Pensando em quais públicos pretendem atingir, Martins menciona o investimento em anúncios online: Meta, Google, TikTok, e também com influenciadores, que segundo ele, é um canal importante para a empresa.
“Nosso público-alvo são pessoas de alta renda, um pouco mais segmentadas em homens do que em mulheres, quando a gente olha para a nossa base de clientes.”
Ele destaca que a parceria tem permitido que a empresa expanda para outros formatos e veículos de mídia, como, por exemplo, o Aeroporto de Congonhas: “Ali, conseguimos aumentar a frequência de exposição da marca para pessoas que estão chegando ou saindo de São Paulo, justamente em um momento em que faz muito sentido a pessoa sentir um pouco de segurança”.
Como será direcionado o investimento em mídia que vocês planejam realizar? Ele será totalmente voltado para a atração de passageiros ou também incluirá estratégias para atrair motoristas e pessoas jurídicas?
O foco, até pelas características desses veículos de mídia, que são B2C abertos, é de passageiros. Precisamos que as pessoas testem o serviço da Rhino pela primeira vez, baixem o aplicativo e façam a primeira corrida.
Nós temos uma taxa de retenção muito boa. A pessoa testa, usa de novo e continua cliente. Temos métricas excelentes de retenção. Então, o foco é principalmente nos passageiros.
Temos outras ferramentas de comunicação para B2B, oferecendo nosso serviço com benefícios de mobilidade para executivos e funcionários. Vivo e Banco Safra, por exemplo, são empresas parceiras da Rhino que oferecem esses benefícios para seus funcionários ou clientes.
Além disso, temos outras frentes de comunicação para atrair motoristas. Mas esta campanha, especificamente, é focada em passageiros.
Quais estratégias vocês adotam para se diferenciar e conquistar a preferência dos motoristas?
Para nós, a qualidade do serviço é essencial, assim como o profissionalismo, a confiança e a ética do motorista. Investimos bastante na seleção, treinamento e retenção dos motoristas.
Temos diversos canais: redes sociais, site, conteúdos de SEO e até publicações na imprensa que aumentam a visibilidade da Rhino. Toda vez que temos destaque na mídia ou um vídeo viraliza, recebemos um aumento no número de inscrições de candidatos.
Após se inscreverem, os motoristas passam por um funil de seleção rigoroso, incluindo entrevistas, background check e treinamento na nossa Rhino Academy. Lá, eles recebem instruções sobre confiança, privacidade, direção e outros aspectos importantes para garantir um padrão excepcional de qualidade e segurança.
Vocês trabalham com um modelo de contratação diferente da Uber?
Sim, nosso modelo é diferente. Gerenciamos nossa própria frota, que é composta por veículos blindados premium. Esses carros, geralmente SUVs com menos de dois anos de uso, são disponibilizados para os motoristas.
Nosso processo seletivo é mais rigoroso, e os motoristas têm turnos definidos para garantir boas condições de trabalho e uma ótima experiência para os clientes finais.
Como esse investimento pode trazer benefícios para a empresa e adicionar valor tanto para os passageiros quanto para os motoristas?
A principal vantagem é o acesso a um inventário de mídia maior, com formatos mais caros, que seriam inviáveis com nosso orçamento atual. Isso nos permite escalar e expandir nosso processo de aquisição de clientes.
Além disso, à medida que aumentamos o número de clientes, conseguimos também aumentar a oferta de veículos e motoristas. Uma coisa influencia positivamente a outra.
Por fim, campanhas de alto nível, como as no aeroporto de Congonhas, ajudam a fortalecer nossa reputação como marca jovem e inovadora, tanto para o cliente final quanto para possíveis parceiros B2B.