Altemir Neves é motorista de aplicativo desde 2017 e já viu o setor mudar completamente. Mesmo com status diamante, nota quase perfeita e uma rotina pesada que vai até 8h da manhã nos fins de semana, ele enfrenta frustrações diárias. Corridas a menos de R$1 por km, tarifas que não acompanham os custos, áreas perigosas sem aviso e a chamada “dinâmica fake” — quando o app sinaliza bônus, mas só chegam corridas comuns.
Nesta entrevista, Altemir revela como se mantém firme em meio aos desafios, com estratégias rígidas de seleção de corridas, controle de custos e muita experiência de rua.
Altemir, eu gostaria de saber um pouco mais sobre a sua rotina como motorista de app e como você chegou ao status de motorista diamante. Para começar: há quanto tempo você é motorista e o que te levou a realizar esse tipo de atividade?
Altemir: Eu estou na atividade desde 2017. O que me levou a ser motorista foi a busca por um ganho extra, porque também sou representante comercial. Trabalho na área de consultoria, e na época em que comecei, o mercado estava bem fraco.
No início, o Uber estava valendo muito a pena. Era uma realidade completamente diferente da de hoje. A gente ganhava bem, os custos eram menores — gasolina era barata, tudo ajudava. E claro, quem tem filhos sabe como as despesas são maiores. Eu sempre brinco: quem manda são os filhos! Tenho dois para criar, então tudo que é uma fonte extra de renda, a gente corre atrás.
Entendi. Então você começou como uma renda extra.
Altemir: Sim. E depois veio a pandemia, que complicou ainda mais. A área onde eu trabalho como representante foi muito impactada — praticamente não tinha como trabalhar. Então continuei no app, até porque gosto muito da atividade. Gosto de conversar, interagir com pessoas. Sempre fui assim.
Além disso, trabalho só à noite, e o convívio com os passageiros nesse período é bem diferente do que durante o dia. À noite o ritmo é mais tranquilo, rolam conversas mais longas. Sempre gostei disso.
E agora que você comentou que trabalha à noite, gostaria de entender melhor sua rotina. De que horas a que horas você costuma rodar? Por que prefere esse horário? Você segue alguma meta de ganhos ou tem um limite de horas por dia?
Altemir: Tem dias que começo às 16h e vou até 2h da manhã. Tudo depende do movimento e dos horários em que dá pra ganhar melhor. Durante a semana, os horários são diferentes, claro — às vezes dá pra estender até 3h ou 4h da manhã.
O mais comum é começar entre 17h e 18h, e seguir até 3h ou 4h. Nos fins de semana é diferente: eu viro a noite. Começo por volta das 19h, janto e sigo até 7h ou 8h da manhã. O fim de semana é mais puxado, mas também é quando se ganha melhor. Então vale a pena.
Você é de qual cidade?
Altemir: Eu moro em Cachoeirinha, que é na região metropolitana de Porto Alegre. É praticamente colada. Atravessou uma ponte, está em Porto Alegre. Então considero como se fosse Porto Alegre mesmo.
Altemir, você é um motorista seletivo nas corridas que aceita? Só pega corridas que pagam acima de R$1,50, R$1,60 por km?
Altemir: Sim, eu tenho meus critérios. Não aceito corridas abaixo de R$1,20 por km, de jeito nenhum. Ontem mesmo eu fiz alguns prints de corridas absurdas. Tipo uma com 5 km para buscar e mais 5 km para levar, pagando R$8. Isso dá menos de R$0,80 por km!
Isso sem contar que às vezes a corrida é para área de risco. Aqui a gente conhece os bairros — lugares onde tem tráfico, criminalidade… e o app quer te mandar pra lá com uma corrida que nem compensa.
Então não olho só o valor, mas também a localização do embarque e desembarque. Tem que cuidar muito isso aqui, senão a gente se coloca em situações perigosas por quase nada.
Entendi. E trabalhando dessa forma, com essa rotina e critério de corridas, você consegue faturar quanto por dia, semana ou mês?
Altemir: Eu prefiro falar por semana, porque o faturamento por dia é muito instável. Tem dia que você dá sorte e pega corrida boa, faz R$400. Tem dia que está fraco, mal faz R$200. Então não dá pra afirmar “hoje eu vou fazer R$400”, como alguns falam por aí.
Já estou há quase 8 anos no app, entre Uber e 99, e posso te garantir: isso de meta diária fixa não existe. Até porque, se você passar de 12 horas online, o aplicativo te bloqueia.
Na minha média, eu faço entre R$2.000 e R$2.500 por semana. Se num dia eu não atingi o que esperava, eu descanso e compenso no dia seguinte, com um horário diferente.
E como você lida com os custos? Combustível, manutenção… Você tem uma estratégia para abastecimento, por exemplo?
Altemir: Sim, tenho uma forma bem organizada. Abasteço sempre R$50 por vez. Coloco R$50, rodo até entrar na reserva, e só então coloco mais R$50.
Isso me ajuda a controlar exatamente quanto eu gastei com combustível naquele turno. Se eu encher o tanque de uma vez, acabo usando a gasolina para coisas pessoais e me perco nos cálculos — não sei mais o que gastei no app e o que foi gasto pessoal.
Então essa estratégia de R$50 por vez me ajuda a ter clareza. Botei R$50, rodei, vi quanto ganhei com isso, sei se compensou. É a forma que encontrei de me organizar.
Você trabalha com quais aplicativos? Uber, 99, inDrive?
Altemir: Atualmente só com Uber e 99. Antigamente tinha o Cabify, que pagava bem, mas acabou saindo por causa da concorrência com Uber e 99.
Já a inDrive, na minha opinião, é muito perigoso. Eles não têm o mesmo sistema de segurança. Eu já cheguei a usar, mas tirei o aplicativo do celular. Peguei passageiro com tornozeleira eletrônica e fui enviado para área de risco.
Hoje em dia, a Uber e a 99 são muito rígidas com motoristas. Qualquer coisa, eles te bloqueiam. Com o passageiro não é a mesma rigidez, mas com a gente, sim.
Na Uber e 99, pelo menos dá pra ver a pontuação do passageiro, quantas corridas ele já fez. Se tem tornozeleira mas já rodou várias vezes e tem boas avaliações, eu até aceito. Mas na inDrive não tem esse tipo de informação, então é muito mais arriscado.
Você tem uma ideia de quantos quilômetros você roda por dia?
Altemir: Olha, pelo aplicativo, eu rodo de 300 a 400 km por dia. Isso porque eu pego corrida longa, sabe? Não sou de recusar corrida longa — muito pelo contrário.
Por exemplo: às vezes estou em Porto Alegre e me chamam para levar passageiro até Caxias do Sul, que dá mais de 100 km. Se o valor for justo, eu vou. Claro, não vou aceitar uma corrida longa com valor que não paga os custos, mas, sendo razoável, eu topo.
Você trabalha com Comfort, X, Black…?
Altemir: Meu carro atual é um Nissan March, ano 2018. Antes, eu tinha um Gran Siena, que entrou água durante uma enchente — moro em uma área que foi atingida.
Eu tinha os dois carros: o Gran Siena e o March. O Gran Siena entrava no Comfort e ainda era no gás, então era ótimo. Já o March é apenas gasolina e álcool, e só roda no X.
Infelizmente, tiraram o Gran Siena do Comfort, mas até então era o carro que eu usava.
E, Altemir — desculpa, quase falei Evandro — como foi que você se tornou motorista Diamante? Como foi essa jornada até conquistar esse nível?
Altemir: Tranquilo! Então, para se tornar motorista Diamante, a Uber exige que a gente atinja uma pontuação específica a cada três meses, com um número mínimo de corridas.
O sistema agora usa algoritmos diferentes: algumas corridas valem 1 ponto, outras valem 2. E, claro, a nota do motorista também pesa. A minha sempre foi alta. Eu já fui 5 estrelas — só não estou com 5 agora porque levei um passageiro para o aeroporto que, no caminho, me perguntou como funcionava essa questão da nota.
Expliquei para ele que basta uma nota 4 para me derrubar de 5 estrelas. E foi o que aconteceu. Ele provavelmente me deu 4, e aí minha nota caiu. Hoje estou com 4,99. Mas manter uma nota alta não é fácil. Nem todo mundo vai com a tua cara, mesmo que você trate todos com respeito e educação.
Eu sempre trato todos igualmente, independente de quem seja. Meu pai dizia que “educação é uma só”. Ou você tem ou não tem. Não existe ser educado só quando quer. Então, eu trato todo mundo bem, brinco com os passageiros, e muita gente até diz que andar comigo é quase um stand-up gratuito. Recebo muitos elogios no app. As pessoas dizem que querem correr comigo de novo, que todos deveriam ser como eu.
E olha, manter essa nota por tanto tempo não é simples, porque qualquer detalhe pode te derrubar. Mas tenho orgulho de ter uma reputação sólida. Na 99, por exemplo, sou 5 estrelas até hoje.
Impressionante! E agora, Altemir, queria que você fizesse um comparativo: como era ser motorista quando você começou, em 2017, e como é hoje? Muita gente diz que os ganhos continuam iguais, mas os custos aumentaram muito. Qual a sua visão?
Altemir: Ah, mudou muito. Naquela época, a gente ganhava bem mais. Eu brinco que os R$2.500 que hoje você leva uma semana inteira para fazer, antigamente fazia de quinta a domingo.
Era outro cenário: gasolina a R$2 e pouco, os ganhos mais altos. Hoje a gasolina tá mais de R$6 e os apps não ajustaram os valores. Inclusive, recentemente saiu uma reportagem dizendo que a 99 aumentou a taxa cobrada do passageiro de 17% para 25%, mas não repassou nada disso para o motorista.
Esse é um problema antigo. Não me envolvo muito em política nem em movimentos de greve porque sei que a adesão é baixa. Muitos falam em parar, mas quando vem a chance de pegar corrida com dinâmico, saem para rodar. Isso atrapalha qualquer tentativa de negociação coletiva.
Outro problema é que tem muita gente aposentada ou sem necessidade real de renda que entra só para “passar o tempo”. Aí aceitam qualquer corrida, seja boa ou ruim, e isso prejudica quem realmente depende do aplicativo para viver. O algoritmo vê que tem motorista topando tudo, então não há incentivo para melhorar os valores.
Enquanto isso, os motoboys ganham R$1,50 por km com muito menos custo — e ainda fazem paralisação. Nós, com carro e custo lá em cima, estamos ficando para trás.
Verdade. E como você comentou que fatura em torno de R$2.000 por semana, ou cerca de R$8.000 por mês, quanto disso realmente representa lucro para você?
Altemir: Quando eu faço R$2.000 na semana, é praticamente tudo líquido, porque meu carro é próprio. Eu não tenho custo de aluguel. Só tenho manutenção.
E mesmo a manutenção eu faço por conta própria. Moro em casa, tenho ferramentas, e o que for possível fazer, eu faço. Só levo ao mecânico se for algo mais pesado, como motor.
Se for trocar rolamento, pivô, amortecedor, essas coisas mais simples, eu mesmo resolvo. Trabalhei muitos anos em concessionária, então tenho conhecimento. Já vendi carro, entendo bem da parte mecânica.
Por exemplo: semana passada troquei o rolamento da roda traseira. Me cobraram R$380 na oficina, mas eu comprei a peça por R$80 e troquei em casa. Só aí economizei R$300. Hoje em dia, a mão de obra custa mais do que a peça.
Claro, coisas mais delicadas como a parte elétrica, câmera de ré, multimídia… isso eu não mexo. Mas a parte mecânica básica eu resolvo. E essas economias de R$40 aqui, R$80 ali, fazem muita diferença no fim do mês.
Altemir, minha próxima pergunta: para você, qual é a maior dificuldade do motorista de aplicativo hoje?
Altemir: A maior dificuldade nossa é lidar com certas situações que nos irritam e desgastam. Por exemplo, uma coisa que está incomodando muito hoje é que os aplicativos não estão mais informando a cidade de destino quando a corrida aparece na tela. Eles mostram só o nome da rua e a quilometragem, mas não dizem o bairro nem a cidade.
Aqui na região, tem lugares que muitos motoristas evitam, como Viamão. Não é por causa das pessoas, que fique claro — mas sim porque as ruas são muito esburacadas, muitas são de chão batido, e tem muita ladeira. Já fiquei empenhado lá duas vezes. Isso acaba com o carro da gente.
E como os aplicativos não mostram o destino completo, a gente acaba aceitando corridas para lugares que não queria ir. Eu não gosto de cancelar corrida, tanto que meu índice de cancelamento é bem baixo. Mas nessas situações, sou obrigado a cancelar. E aí fica parecendo que é o motorista que está errado, mas a plataforma é que está ocultando informações importantes.
E outra: eu não gosto de deixar passageiro esperando. Se eu aceitei, eu vou buscar. Se não vou, prefiro nem aceitar. Acho muito errado quando o motorista aceita e depois cancela, deixando o passageiro na mão. Não gostaria que fizessem isso comigo, então não faço com os outros.
E além disso, os valores estão péssimos. Tem corrida sendo paga a R$0,80 o km, um absurdo. E pior: às vezes o aplicativo mostra que a área está com dinâmica cheia na tela, mas não aparece corrida nenhuma de dinâmica. Isso virou rotina — a gente até chama de dinâmica fake.
Outro ponto é a taxa de R$5. Quando a gente chega no local e o passageiro não aparece, tem que cancelar. Eles dizem que essa taxa é para cobrir o deslocamento, mas não é. Só pagam os R$5 fixos, não importa quantos km você rodou até lá.
Essas pequenas frustrações do dia a dia vão se somando e deixam o trabalho cada vez mais estressante. Mas é o que temos, né? A gente continua, porque precisa.
Só para ver se entendi: às vezes a Uber mostra que tem dinâmica na área, mas não toca corrida nenhuma?
Altemir: Exatamente. É fake. Você vê o mapa todo vermelho, indicando dinâmica, mas fica lá parado, sem tocar corrida nenhuma. Já fiquei 15, 20 minutos sem chamada, mesmo sendo motorista diamante e com nota alta. Ou seja, prioridade eu tenho, mas nem isso ajuda. Aí o passageiro reclama que está esperando faz tempo, e eu digo: “Mas eu estou aqui parado e não aparece corrida pra mim também.”
E, Altemir, você ainda recomenda a atividade de motorista de aplicativo para alguém que esteja precisando de uma renda? Quais dicas você daria para quem está começando?
Altemir: Olha, não é questão de indicar ou não. Acho que cada um sabe onde o calo aperta. Se a pessoa precisa, ela pode começar, sim — desde que não entre em qualquer roubada.
Por exemplo: tem locadoras cobrando R$800, R$900 por semana. A pessoa tem que ver se consegue um carro mais barato, ou se tem carro próprio, melhor ainda. Mas tem que estar disposto a trabalhar mesmo. Não adianta achar que vai rodar 5 ou 6 horas por dia e vai resolver a vida. Tem que pegar firme.
E o que mais dá dinheiro, todo mundo sabe, é fim de semana. Muita gente quer trabalhar só durante a semana e folgar no sábado e domingo. Aí não vai valer a pena mesmo.
Se for para entrar nesse ramo, tem que estabelecer metas, controlar custos e aceitar que os tempos mudaram. Os ganhos caíram muito — isso todo mundo que está há bastante tempo sabe. A gasolina subiu, as tarifas não acompanharam, e quem quiser viver disso vai ter que fazer conta e se organizar.
Respostas de 95
E realmente tem muitos motoristas e melhor para os aplicativos que botar o preço que quer e o motorista parceiro como eles chamam não tem nenhuma opção de trabalho aí e o jeito se não conseguir pagar as contas e não come.o que pra fazer alguma ajuda pra nós motorista e só o governo mais não fazem nada, mais cada viagem que a gente faz é descontado a parte do governo. Como pode uma viagem de 10km mais ainda pra ir buscar o usuário acima de 6km e aplicativos só pagar 14 reais isso não é justo minha autoridade. Essas empresas de aplicativos de transporte estão cada dia mais bilionários e escravizado nós motorista brasileiro e nós governo não ver mais fige que não, mais ganhar o nosso suor.
Mas isso acontece por culpa nossa (motoristas). Categoria desunida, individualista, egoísta. Falta nos sindicato que dite regras e imponha critérios rígidos de atuação. Enquanto houver o império de ” em cada cabeça uma sentença”, continuaremos batendo cabeça e não chegando a lugar algum
Excelente entrevista. O parceiro colocou a realidade que passamos no dia a dia.
Parabéns a ele!
Eu moro em montes Claros isso que o colega está falando e tudo verdade aqui também é assim uma falta de respeito com a classe
Quais são os aplicativos que operam em Montes Claros, Claudio?
E quando vc recusa as corridas fazem como me fizeram desativaram minha conta , eu com sete anos e meio e 30 mil viagens, maior sacananem.
Cada dia que passa estar pior!Então os amigos que fazer Uber aqui na minha cidade estão deixando de atender corridas abaixo de 15 Reais pago pela Uber ou 99! Então quando nenhum motorista aceita a Uber e 99 e obrigado a aumentar o dinâmico. Por isso que nós conseguimos vencer essa barreira aqui na cidade. Façam vocês motorista de aplicativo o mesmo. Que vocês vão ver como vai subir o dinâmico mais rápido. E o governo federal deveria implantar uma lei proibindo qualquer corrida pago pelos aplicativos abaixa de 15 Reais para os motoristas. Só assim nos conseguiríamos superar um pouco a inflação no nosso país!
Às vezes o que fala demais é pego na mentira.
Que o aplicativo faz de tudo para enganar os desavisados, é fato, e os novatos são as maiores vítimas
Agora vir aqui dizer que faz “seleção rigorosa das corridas” com uma taxa de 89%, mostra que você é o famoso “dedo nervoso”, no final, consegue enxergar que está apenas trocando dinheiro, vem aqui na cara dura, dizer baboseiras
Concordo. Rodando somente no X nunca que quem escolhe bem as corridas tem uma taxa de aceitação tão alta. A minha nunca passa dos 20%, e na maioria das vezes fica abaixo de 10, chegando muitas vezes a 1%>
Verdade, no x não tem como ser diamante selecionado corridas, tem que aceitar todas
A Uber. Já virou um serviço social com conhecimento de governo pois nada se explica um serviço ser tão barato que até o passageiro reconhece e quase um trabalho análogo pois beira a serviço escravo claro com uma dinâmica diferente pois todos nós trabalhamos com esperança que os valores mudem e nada acontece, a não ser um só ganhando que é a plataforma pois tudo e todo tipo de despesas e só de um lado com o lucro a quase zero ou até mesmo zero. E tudo narrado nestas entrevista são reais.quando aparece algum motorista contente com o que ganha,ou está mentindo ou e a regra a excessão
A mais pura verdade
Já fui motorista de app por 1,5 anos. Com essas taxas, fazendo 300 a 400 km por dia pra ganhar até 400,00, onde está o lucro? O carro dele se fizer 12kml vai gastar 210,00 só de combustível. Que aceita corrida até caxias do sul se o valor for justo. Se o app oferecer por 150,00 ao motorista é muito, gasta 48,00 só de pedágio. Me desculpa, mas eu já teria abandonado a muito tempo.
Só para deixar bem claro quando vou pra Caxias do Sul e porque tenho outra atividade que e representante comercial eu aproveito pra fazer outros negócios pois tenho cliente nas cidades que vou ok
Pedágio sempre é reembolsado… Não consigo entender como vocês não conseguem ganhar dinheiro na Uber. Faço Uber tem 4 anos, já comprei terreno, carro, móveis para casa e vivo apenas como Uber. Detalhe hoje eu rodo com carro alugado.
Vc não é ” motorista parceiro ” ( sic ) vc é mágico
Vixi sério isso em pleno 2025 com essas porcarias de corrida que toca, tu deve outro escravo da plataforma que acha que 1+1 é 1
Quando entrei na Uber em 2019 ,pensei que havia arrumado um emprego mais hoje vejo que a Uber não é uma empresa empregadora mais sim uma enganadora e exploradoradora que não está nem aí com os custos e a cada dia que passa vai espremendo cada vez mais o salário dos motoristas.
Me passa essa receita porque ,rodo com as duas e não consigo pagar direito as contas ,ou vc trabalha para Uber ou lambe uma botas grande mente.
Me passa essa receita porque ,rodo com as duas e não consigo pagar direito as contas ,ou vc trabalha para Uber ou lambe uma botas do aplicativo.
Ninguém que seleciona corridas, tem uma taxa de aceitação alta, porque de cada 30 corridas, dá pra aceitar umas 2. Maior balela.
Estou motorista desde 2019 e posso garantir que trabalhando como ele trabalha, só faz troca de moeda.
Bom dia sobre o assunto das corridas a mais de 5km para buscar o passageiro aqui na minha cidade a uber está mandando viagem a mais de 25 km não sei oque está acontecendo parece aqui a uber está sem controle das distancia mora em campo limpo Paulista quando entra dinâmica aqui so chama corridas nas cidades vizinhas como jarinu. Atibaia Francisco morato etc. E ainda vai acabando com a pontuação dos motoristas porque não acertamos estas corridas sem nenhuma condição de aceitar.
Concordo plenamente com o Altamir.
Os apps não estão acompanhando o mercado , tudo está subindo.
O que mais tem nos aplicativos e motorista contando história e mentiras, o cará diz ser seletivo com taxa de 89% deve tá sonhando, kkkkkkkk
Exatamente Junior! Perfeita sua colocação. Esse tipo de parceiro que aceita tudo e acha tudo muito bom e só reclama da boca para fora que faz toda uma categoria ser taxada como vergonhosa, as pessoas nos veem como coitados que passam fome. Ganhamos mais que muitos concursados trabalhando 8 horas ao dia de forma honesta e cuidadosa. Levamos vidas e histórias em nossos bancos e isso merece respeito!!
Exatamente Jutayr! Perfeita sua colocação. Esse tipo de parceiro que aceita tudo e acha tudo muito bom e só reclama da boca para fora que faz toda uma categoria ser taxada como vergonhosa, as pessoas nos veem como coitados que passam fome. Ganhamos mais que muitos concursados trabalhando 8 horas ao dia de forma honesta e cuidadosa. Levamos vidas e histórias em nossos bancos e isso merece respeito!!
Está difícil motorista de app 99 e uber parece ter brincadeira custo muito alto com veículo pra fazer viagens 1.00 km rodado revoltante isso passageiros pede pelo amor de Deus não cancelar a viagem aqui são Luís Maranhão está difícil cadê os deputados e senadores pra fazer alguma coisa motorista de app tem que para tudo não tem condições de trabalhar assim
Peço desculpas por expressar minha humilde opinião tanto quanto motorista de app assim como a grande maioria aqui como por ser mais uma pessoa lesada dia pós dia por empresas como Uber e 99 Pop. Hoje ambas agem de forma desonesta com seus parceiros. Nós motoristas precisamos enfrentar diariamente situações extremas, seja pelo trânsito terrível das grandes capitais, pelo calor excessivo diário, por alguns passageiros (e não são poucos) que não respeitam nossos veículos que são nossos objetivos de trabalho, quanto pela falta de segurança e certeza do que há por vir após o próximo cliente. E agora a Uber e 99 Pop querem que nós façamos para eles corridas onde eles ganham até mais que nós no final. Querem nos impor o uso de ar e veículos sempre limpos sem tirar 1,00 do bolso deles. Corridas na dinâmica, com embarque prioritário por menos de 0,80 centavos o KM!! Corri de ambas, hj só faço indrive, eu aceito a corrida que eu achar válida e melhor remunerada. Sem essa de ser cobrado e as vezes obrigado a aceitar corrida para não ter o cadastro bloqueado como forma de punição. Ou ficar pegando passageiro abusado querendo pagar na próxima. Entrou, concordou com o valor, já entra pagando feito cinema. Quero que a uber e 99 Pop sumam do mapa. São grupos mafiosos que só estão aqui para explorar gente decente que não tem no momento segundas opções para gerar renda e sustentar suas famílias com dignidade. Não existe setor de qualidade, atendimento humanizado decente. Enquanto puderem usufruir de outras plataformas deem um gelo nessas empresas que não estão nem aí para suas reclamações e exigências. Nós fazemos com que eles faturem anualmente Bilhões só aqui no Brasil e isso com custo BAIXÍSSIMO para eles. Chegou a hora de mostrar quem realmente manda e não são eles.
Sou do Rio de Janeiro, aqui as corridas no x ou pop são a partir de 1,60 o km, já estou rodando a pouco mais de 2 anos, sou CLT e faço app como renda extra. Faço uma meta diária de 300 reais, 200 reais livre tirando o combustível, aqui 90% dos motoristas rodam com GNV.
Kkkkkk, seleção rigorosa faço eu que tenho 12%, com 89% você é o dedo nervoso que atrapalha a categoria
A minha taxa de aceitação é de 1% kkkk
Kkkkkk, seleção rigorosa faço eu que tenho 12%, com 89% você é o dedo nervoso que atrapalha a categoria, desde 2017 contribuindo para o declínio, parabéns jovem!
Sou motorista de app uber e 99 a 8 anos, trabalho em dois horários, gostei da entrevista, porém, o cálculo de custo, não bate, por mais que o colega diz que faz sua própria manutenção, tem pneus, alinhamento, cabagem, balanceamento, troca de óleo e filtro, esticador, vela, cabo de vela, IPVA, liceciamento anual , multas, e o combustível, a lista e grande etc…
Quem roda pra ganha de 2000 a 2500 por semana, tem que rodar 12 horas por dia e mais de 1500km por semana, escolhendo as corridas. Diamante kkkk
Pra ele fazer R$ 2000 ele teria que gastar 200litros de combustível se o carro fizer 10×1. Com a gasolina a R$6,00, só de combustível é R$ 1200,00.
O meu carro faz 16 km por litro eu tenho o meu tio que tem oficina não pago mão de obra ok
A uber ja enviou uma corrida de 21km total sendo que 19 era só ate a pessoa e mais 2 para o destino final. Não aceitei kkkk sem contar que o valor pago seria 23 reais.
Acho hilário a parte de abastecer R$50,00 pôr dia e andar 400 km. O Match dele deve ser híbrido kkkkk
Ainda bem que quem esta na estrada a muito tempo como eu, desde 2017, não acredita nessas conversas fiadas.
O entrevistado é muito contraditório, algumas coisas realmente acontecem, tanto na Uber quanto na 99, agora com taxa de aceitação de 89% fica difícil dele ser seletivo nas corridas, aqui na minha cidade Petrolina Pe, tem corrida de 5,78 na Uber, na 99 6,00 reais, são os valores mínimos aplicados pelas duas plataformas, a Uber que vc aceite corridas com 13 km para embarcar, e desembarcar com 2 km, quem vai aceitar uma corrida dessa? Acho que só quem está com uma taxa de aceitação de 89% porque a minha na Uber é 58% deu uma subidinha mas antes era 32% eu faço o contrário ele diz que coloca 50 k de combustível e roda de 200 a 400 km, se a gasolina fosse 3 reais o litro não dava imagine beirando a casa dos 7 reais que aqui na minha cidade, eu completo o tanque todo dia, para saber quantos km rodei e quanto lucrei no dia, fica mais fácil dessa forma, o meu carro é exclusivo para esse trabalho, não tenho crianças para levar em colégio, minha esposa tem o dela, e ela resolve seus problemas no carro dela, aí fica fácil de vc saber se está tendo lucro, eu rodo uma faixa de 150 km diário e faço em média uns 200 a 250 de corridas com essa quilometragem, e abasteco entre 70 ou 90 depende do dia rodado, questão de asfalto, ou estrada de chão, as vezes bairros com muitos buracos e lamas aí vc tem que reduzir marchas e o consumo aumenta, mas tem dias que rodo só em estradas boas, aí o consumo diminui, mas é sempre assim, fica um lucro de 150 a 170 diário, mas dar pra ir vivendo, eu tenho minha aposentadoria como ele falou que atrapalhamos o serviço, porque aceitamos toda corrida que não é verdade, como ele é seletivo e tem 89% de aceitação, eu pego todas as corridas segundo ele falou, e só tenho 58% de aceitação, algo está errado essa conta não bate. Mas tudo bem cada sabe o que faz bola pra frente.
Então faz essas corridas quem é bobo se todos não aceitarem eles aumentam o valor!!!
Aqui em SP, a situação também não está diferente já me deparei com várias corridas assim.
O pior é a Uber mandar essas corridas que dão prejuízo e ainda nos punir na taxa de aceitação e de cancelamento. App injusto e explorador.
Se a Uber mandar umas 50 corridas dessa ai eu faço sem reclamar. O objetivo é ser diamante. A Uber é uma mãe. Besta é quem não faz. Não vale a pena ficar escolhendo corrida. Tem que aceitar todas. Não é a toa que da pra fazer quase 1500 reais por dia ????. Motorista bom é motorista que veste a camisa da Uber. Uber é vida.
Kkkkk
Eu tenho prints de corridas ainda mais absurdas que essa ai
Acho mó errado motorista ficar reclamando da Uber. É a mesma coisa que cuspir no prato que come. Se não fosse a Uber muitos motoristas estariam como hoje? Com certeza desempregados. Motorista parceiro toma café com a Uber, almoça com a Uber, janta com a Uber, dorme com a Uber, sonha com a Uber, nos finais de semana aproveita com a Uber, viver a Uber 24hs por dia. Motorista parceiro tem que vestir a camisa da Uber. Uber é vida. Se a Uber fosse tão ruim quanto os motoristas falam, não tinha motorista fazendo 20 mil ou mais por mês, e o engraçado que os caras reclamam mas continuam fazendo Uber. Será que tá tão ruim mesmo? Os caras não largam o osso.
Trabalhei por duas semanas não vale apena t destrói o carro e ganha quase nada ,….só pra não ficar parado mesmo uma corrida de 10 km por 8 reais e um absurdo
Não entendi roda 300 ou 400 km e abastece 50 reais por dia
Isso e no final de semana prá deixar bem claro pois como falei eu trabalho como representante comercial e o aplicativo e um ganho extra!!!!
Ele disse que abastece 50 roda até reserva e abastece mais 50.
Pior ainda, roda de 300 a 400 km por dia e disse que o app é renda extra.
Pra rodar 300/400 por dia, tem ficar umas 15/16 horas na rua e usar as 12horas a fio, kkkkkkk!
Moro e trabalho no Rio de janeiro, estou também 7 anos no app, sempre fui 5 estrelas hoje não consigo mais ser. Já algum tempo as corridas são longas e muito baratas,por exemplo: Uma corrida de 699 até 998, você anda 7mts até o passageiro e anda até o encontro dele, mais 17 e até 20mts para levá-lo ao destino final.
Outras corridas até 20mts para chegar ao passageiro e as vezes 8mts para chegar ao destino do passageiro
ganhar 29,00 ou 30,00 fora os engarrafamentos.
E aí faz o QUE?
Cancelar ou não aceitar, de qualquer forma suas despenca.
Sem noção… O cara Roda de 300 a 400 km dia.,. Ganha média de 400 reais dia, e diz que não aceita corrida por menos de 1.20? Como e detalhe se tirar os custos de combustível o cara tá ganhando líquido 200 a 300 reais dia e sinceramente gosto muito da. Página mais atualmente vocês estão pegando alguns retardados para dar entrevista que pelo amor de Deus…. Esse aí e prova disso, não sabe fazer conta e me desculpe mais só falou merda e onde ele acha segurança em app na boa moro em Itapema praticamente violência e assalto índice e zero e mesmo assim o aplicativo independente de qual nao lhe dá isso. Mais enfim enquanto Uber te manda 5km pra buscar e mais 5km pra levar por 8 reais aqui a maldita Uber tem a cara de pau de mandar corrida com 18 a 23km somente para buscar e 2, 3 km para deixar passageiro com média de 0,70 a 1 real o km e é esse prego aí da entrevista que faz o app ser assim pq ainda sente – se feliz por ser diamante enquanto e tratado como lixo.
Moro em Pernambuco tenho print de corrida pagando 70 centavos o km rodados segurança do estado e uma porcaria já fui assaltado né levaram tudo incluindo o carro e me soltaram em meio uma favela graças a Deus me soltaram outra vez o passageiro desceu do carro e foi morto onde terminou eu tbm sendo atingido e sabe o que mais não ligo mais estou desempregado mas não mais faço corrida valores irrisórios quando entrei nos após a média de valor do km superava 2,50Rs hoje é 1 Real ou menor depois de todos os custos terem aumentado hoje peço a Deus proteção ao que estão nessa batalha exatamente perigosa sem remuneração ao mínimo justa
Engraçado os motoristas reclama do gonverno mais quando o gonverno quis fazer a regulamentação foram contra os aplicativos não tem nem uma responsabilidade eles não devem satisfação a ninguém eles pagam o que querem e não adianta manifestações pois nós não existimos com classe trabalhadora se houvesse a regulamentação eles seriam obrigados todo ano repor a infração ou seja reajustar as tarifas igual a os taxistas e mais falam dos sindicatos mais vê se os taxistas e os caminhoneiros querem ficar sem o sindicato que representa e mais com a regulamentação nós vamos ter represente pra questões jurídicas na hora do banimento podemos brigar pra isenção do IPVA e dos descontos na hora da troca do carro.
Isso não é novidade recebo em media umas 100 viagens por dia mas só 20 ou 30%delas pode. Ser executadas o restante nao valem apenas financeiramente. É frustrante para os motorista mas é a realidade do nosso dia a dia
E o combustível e a taxa que pagamos e os lucros nada. Tô colocando 50$ de gasolina e fazendo 50 , ou seja, estou trabalhando para andar de carro Brasília BSB já foi melhor nas notificações de viagem. Parei mais de roda!
O problema é que um motorista não pega corridas abaixo de 1,50 por km, vem um pega e isso é problema, porque se fossemos unidos todos ganharia, porque não verdade o preço justo seria de 2,50 por km. eu pego sempre acima de 1,70, prefiro voltar batendo pra uma outra área do que arriscar e pegar uma corrida que não vai compensar, lembre que quando se pega uma corrida, temos responsabilidade com o passageiro, então é justo que o valor compense.
O que aconteceu com o rapaz da entrevista é muito simples de entender: As corridas, desde março de 2024 estão sendo pagas com base na METADE DOS TEMPOS de buscar o passageiro e da viagem somados (PL12), que está em vigor pelas plataformas desde março de 2024, apesar de ainda não aprovada. Se uma viagem tem as somas de de 20 minutos, a Uber/99 irão pagar R$ 10 a R$ 12, no máximo, não importa se você vai rodar 8 ou 15km. É isso que a maioria ainda não entendeu, apesar de um ano valendo.
Infelizmente está sendo o fim da Uber no Brasil, aqui no RJ não está diferente até pior a Uber manda corrida de 25km por 28 reais e ainda tem que pagar pedágio de 8.95 reais, corrida de 59 reais por 51 km está cada vez pior trabalhar com aplicativo, estou buscando outras fontes de renda aqui já deu.
É simples resolver isso, basta somente os motoristas pararem de aceitar corridas abaixo de 1,50 o km que o aplicativo não terá outra opção a não ser aumentar o valor a ser pago para o motorista.
Os valores são ridículos assim porque quando aceitamos valores baixos somos mais ridículos ainda.
Digo e repito, aplicativos são algoritmos.
As corridas que vêm pro motorista é reflexo da forma dele trabalhar. Se todos fizessem cálculos rápidos antes de aceitar a maioria dessas corridas com valores ridículos as coisas mudariam pra melhor , mas é o velho ditado. Eu não aceito mas tem sempre um emocionado como esse da matéria que aceita e depois fica se lamentando, assumindo a própria loucura . A que ponto chegamos
Falta concorrência pra Uber! A 99 é parceira dela. O que uma faz a outra imita! Falta uma plataforma que valoriza os motoristas. Que paguem uma tarifa justa.
Para resolver isso será necessário a implantação da PL que está parada no congresso, pedir o mínimo de 2,50 o km e tarifa mínima de 10,00 para o motorista. E para isso mesmo estando insatisfeito com o resultado dos últimos trabalhos , o sindicato será necessário para fazer acordos todos os nós, principalmente de reajustes, essa categoria é de transporte e não pode ficar como está.
Que bom seria, se alguém que entenda de fato de economia se manifestace com orientações; por exemplo como montar uma planilha de Excel.
Com sertesa, pelo menos alguns colegas de apps que conseguisse ler e entender, desistiram de vês da função
pois quase sem sombra de dúvidas, iríamos ver comprovado a realidade.
Exemplo; se fosse possível rodar em média á 2,5/1 km então nós condutores de app teriamos uma remuneração mínima do nosso trabalho. Mans se apenas 2, /1km então agente trabalha apenas pelo combustível e aluguel ou manutenção e trabalha de graça para os apps. Se até
a média de 2, /1km já não está sendo mais possível, estamos trabalhando no vermelho e os apps de mobilidade delapidando o patrimônio alheio em seu
benefício próprio.
Eu rodo de moto e a Uber cobra RS 6,00 do passageiro quer pagar pra gente R$ 3,83, pra buscar em 7km e entregar com 5km, vocês acham que eu vou? Nem se fosse de jato! ?Kk agente tem que escolher porque se não roda o dia todo e não sai com 50 conto no bolso.
Boa tarde, é só o que acontece aqui no DF, a Uber cansa de fazer os motoristas de trouxa, um exemplo; uma vez eu estava esperando corrida, e ela só mandando corrida de sete reais, como eu não peguei, ela mandou uma de dez reais sendo 400 metros para buscar passageiro e 5km destino, quando cheguei lá, além de encher o carro de gente, de 5km passou para 11km, fiquei muito chateado mais tive que suportar pois o passageiro não tem nada com isso. Aí quando você ver motorista estressado pergunta por que, sem falar em várias vezes que manda endereço errado.
Falou a verdade nua e cria, e nós vamos trabalhando para driblar e chegar no final do mês termos com o que contar… Parabéns. Eu caro!!!
Sou motorista da 99 pop há 4 anos
Nestes últimas meses só acontece isso.
E o pior de tudo que tem muitos que aceitam a corrida
Isso e uma tragédia
O que mais irrita na Uber, e que os funcionários indicadores de viagens, não conhecem as cidades. Os GPS wise
e maps desatualizados te colocam em situações ridículas. Outra coisa, sou do Recife e rodo em dinheiro e conta Diggio. Uma viagem a dinheiro, o passageiro paga e recebemos 9,95 e só.recebemos 6,50 um verdadeiro assalto..A UBER hoje, e uma empresa que ESCRAVISA o motorista. Essas preocupações com segurança e tudo balela mentirosa. Para trabalhar como motorista não está valendo a pena. Já ganhamos dinheiro, porém, hoje, somos escravos e trocamos tempo por trabalho.
Pior guando mostra 3 km é no final da 4.5 km aí vc reclama não altera o valor
Amigos ou vcs param de rodar ou maioria e principalmente quem tem carro alugado irão se quebrarem.As corridas hj não pagam de o combustível imagine a manutenção.Pior não temos governo e congresso para frear está empresa que quebrou os taxistas e agora está que rango os próprios motoristas que colocaram ela no topo.Acordem.parem de rodar de graça principalmente os pés de ratos ,ignorantes claro com exceções ou vcs quebrarão acirdem
Sou do Rio de janeiro, motorista a 7 anos. A Uber está medíocre,patética e ridícula, covarde isso que o rapaz está falando aí e diariamente corridas com os kms altíssimos para buscar e o valor mais ridículo ainda. Estou saindo da Uber vou dar um tempo! Nois muitas das vezes não temos nem condições psicológicas de dar um bom atendimento ao cliente igual antigamente, a pessoa quer ar-condicionado pagando 1 real o km e acha que a esmola está de bom tamanho eu estou com ódio da Uber. Tenho um empréstimos com ela não sei nem cm vai ficar pós estou completamente desanimado de enfrentar os morros aqui do Rio e suas milhares de barricadas. Gente Rio de janeiro é o pior lugar do país para rodar infelizmente moro aqui, qualquer região aqui do Rio é extremamente perigosa, não tem essa de zona sul ou baixada esse lugar e um campo minado tiroteios intensos na sua frente a qualquer Hora do dia ou da noite. Cansado demais disso aqui meu carro precisa de fazer várias manutenções, faço ou passo fome porque tem várias outras despesas, por isso estou entrando em uma empresa e a Uber vai ser meu segundo plano…
Ser diamante usando macete não ajuda em nada… O que faz seu perfil ter preferência é sua produtividade. Se sua taxa não bater com sua produtividade, não vai servir de nada. Se soubesse como o aplicativo funciona saberia… O que aumenta o valor das suas corridas é justamente sua produtividade. Como sei que vc usa macete para ter taxa de 89%? Pelo valor das suas corridas e pelo tempo que vc diz ficar sem corridas. Minha taxa é 100% há um ano… Sei bem como funciona esse aplicativo.
89% de taxa e diz que seleciona viajem? Roda 400km por dia faturando 400 reias?
E cachoeirinha não tem área de risco, ela é o risco, a cidade toda é uma grande favela
Bem no meu testemunho disse a verdade sobre os aplicativos. Eles nos usam pela necessidade de um trabalho. O governo não toma nenhuma providência. Isso é exploração. O cliente não tem nada a ver com isso.
Essa Uber está enganando os motorista/motociclista ,não está contabilizando as corridas aceitas na taxa de aceitação
Essa Uber está enganando os motorista/motociclista ,não está contabilizando as corridas aceitas na taxa de aceitação
Quando vocês entenderem que sem a gente eles não valem de nada,vocês vão aprender que se todos se unirem e cruzarem os braços essas plataformas, vão ser obrigada a melhorarem as coisas pro nosso lado,da impressão que todos esses motoristas só saber fazer isso da vida , antes dos aplicativos ninguém trabalhava não é, então o que tá faltando pra todo mundo cair na real que se não tiver motorista na rua elas ,não lucram acordem pra vida gente ,
É quasee isso. A vdd é q as plasformas surrgiram como fonte de renda residual e não para competir com taxistas. Os valores são mt mais baixos se comparado aos taxistas. A demanda de motoristas de app subiu mt na pandemia e mtos hj usam como fonte principal de renda. Causando um enorme desequilibrio e inconsistência nos algaritimos das plataformas que possue uma farta demanda de veículos e uma imensa oferta de passageiros buscando preços melhores. Greve jamais vai ocorrer por isso mesmo. Sempre vai ter motoristas q vivem disso e precisam disso….SÃO EXTAMENTE ESSES CARAS QUE VIVEM SÓ DE MOTORISTA DE APP QUE ESTRAGAM TUDO E MANDAM OS PREÇOS LÁ PRA BAIXO.
Só uma pergunta adorei
A parte que ele tem uma taxa de 89%
E e diamante fazendo corridas de 5km p buscar 5 km p levar
Isso parece até resposta p @rovian kkk