Corridas na madrugada: estudante relata desafios com tarifas dinâmicas e espera por motoristas em São Paulo.
Giovana Ribeiro, estudante de 18 anos, conta a sua experiência com as corridas noturnas em São Paulo. Com as saídas de madrugada, a jovem recorre aos aplicativos de transporte para a ida e volta de festas: “Já tive boas experiências e experiências muito ruins de madrugada”, diz.
Acostumada a solicitar viagens por aplicativos, ela explica que fica dependente da variação de preços, conhecida como tarifa dinâmica, e, para driblar os valores mais altos, revela: “Quando passa do horário de pico e chega às 5h da manhã, quando já está amanhecendo, os preços voltam a baixar um pouco”.
Giovana, que transita pela região central e badalada de São Paulo, conta que é difícil encontrar um motorista disponível na saída de festas em Pinheiros e arredores: “Acho que é um pouco de receio dos motoristas também, com gente bêbada e inconveniente”. Ela lamenta que seja muito complicado, pois, muitas vezes, acaba ficando sozinha, enquanto outras pessoas conseguem que os motoristas aceitem a corrida, e ela não: “É bem complicado”.
Quando questionada sobre a flutuação dos valores cobrados pelo app, a usuária explica: “A variação de preço é absurda, mas depende um pouco do horário. Quando a gente fala de madrugada, eu acho que o pico, os horários em que o valor fica mais alto, é da 1h às 4h”.
Você considera que os valores cobrados de madrugada são justos para o serviço oferecido?
Já aconteceu de percursos que eram literalmente uma reta, uma avenida, custarem mais de R$ 20, em um horário que não era exatamente madrugada. Na minha cabeça, isso não faz sentido. Mas, de qualquer forma, eu não tinha o que fazer e acabei pagando esse valor.
Quanto tempo, em média, você espera por um motorista de madrugada? Já enfrentou dificuldades para conseguir uma corrida?
Quando dá mais de 10 minutos, eu já cancelo a corrida e tento esperar outro motorista. Mas já tive o problema de cancelar muitas vezes a corrida e ficar ali meia hora tentando achar alguém que aceite a corrida que eu estou solicitando.
Prefere esperar por motoristas com boas avaliações ou aceita qualquer um para agilizar o retorno?
Eu acho muito relativo. Já tive boas experiências e experiências muito ruins de madrugada. Às vezes, me sinto “assaltada”, com o valor alto e tendo uma corrida ruim, com motoristas que dirigem de qualquer jeito. Isso acontece muito de madrugada.
Quando eu pego um motorista que dirige de qualquer jeito, que me faz ficar o tempo inteiro com medo dentro do carro, definitivamente não vale o valor. Mas, quando você pega um motorista com quem consegue ter uma corrida tranquila e ficar mais relaxada, aí sim vale o valor cobrado.
Sinceramente, eu acabo aceitando qualquer corrida quando se trata de madrugada, porque acho difícil pedir Uber à noite. Geralmente, mil motoristas cancelam, e eu acabo aceitando qualquer coisa para conseguir ir embora o mais rápido possível. Normalmente, ir embora de madrugada é uma urgência.
O que poderia melhorar no atendimento da Uber para quem usa o serviço de madrugada?
Eu acho que o principal que deveria ser ajustado é a questão dos valores. Não faz sentido o quanto aumentam as corridas de madrugada, pensando no mesmo percurso e considerando que, de madrugada, geralmente não tem trânsito. Na minha visão, não faz sentido os preços aumentarem tanto. Se isso fosse mais tabelado e coerente, seria muito mais justo com quem usa o aplicativo.
Falando também sobre esquecer alguma coisa dentro do Uber, acho que a plataforma falha um pouco em ajudar a resolver esse problema. Geralmente, você não consegue falar diretamente com o motorista depois que a corrida é encerrada. Você precisa fazer a reclamação na plataforma, que direciona ao motorista, e muitas vezes ele simplesmente não dá retorno.
Acho que isso deveria ser feito de uma forma mais dinâmica, com uma maneira de conversar diretamente com o motorista quando você esquece algo no carro. E isso não se aplica só para corridas de madrugada, mas em qualquer horário.