Empresa diz que trabalha para reduzir o tempo de espera dos entregadores e melhorar a experiência do consumidor final.
O Uber Eats, plataforma de entrega de alimentos, está empenhado em aprimorar a colaboração entre entregadores e comerciantes para proporcionar uma experiência mais eficiente aos seus usuários.
“Sabemos que os melhores relacionamentos começam com confiança e transparência, e queremos fornecer todas as informações necessárias para ter sucesso na plataforma”, afirma a empresa, em nota.
Segundo a vertical de entregas da Uber, que deixou de operar no Brasil no ano passado, atualmente, entregadores da Nova Zelândia estão enfrentando tempos de espera mais longos ao coletar pedidos, o que está trazendo uma experiência negativa para o consumidor final com demoras excessivas e prejuízos financeiros para os restaurantes devido a cancelamentos de pedidos. Para enfrentar esse desafio, a Uber Eats pretende trabalhar em conjunto com os parceiros para reduzir o tempo que os entregadores passam esperando, beneficiando a todos, desde os entregadores até os clientes finais.
O tempo de espera do entregador é definido como o período em que ele aguarda em um restaurante ou loja para coletar um pedido. Esse tempo é calculado como a diferença entre o momento em que o entregador chega ao estabelecimento e o momento em que ele parte.
A Uber explica que quando os entregadores enfrentam longos períodos de espera, há um aumento na probabilidade de rejeição ou cancelamento do pedido, resultando em um maior número de pedidos não atendidos. Isso prejudica a experiência do cliente, e uma fila extensa de entregadores também pode atrapalhar as operações do estabelecimento.
Uma das soluções propostas pela Uber Eats é a preparação antecipada dos pedidos. “Garantir que os pedidos estejam prontos para serem retirados pelo entregador no momento esperado é fundamental para manter a experiência positiva do cliente. Esperar até a chegada do entregador para iniciar a preparação resulta em tempos de espera mais longos para os clientes”, explica a companhia.
Além disso, a empresa oferece três ferramentas de gerenciamento de tempo no painel do restaurante, que auxiliam na gestão dos pedidos recebidos e fornecem estimativas mais precisas de tempo de preparação. Essas ferramentas ajudam a Uber Eats a enviar os entregadores no momento certo.
A primeira é chamada “Delay Order”: caso o restaurante esteja muito ocupado ou receba um pedido grande, é possível solicitar o atraso da chegada do entregador.
A segunda, intitulada “Star Busy Mode”, é usada para o restaurante adicionar um tempo de 10 a 20 minutos a todos os pedidos de forma temporária. Isso pode ser útil quando o estabelecimento tem uma grande quantidade de pedidos.
A última, denominada, “Ready to pick up”, é útil quando o restaurante está adiantado e os pedidos já estão prontos. Mas a Uber Eats ressalta que esta funcionalidade é para ser usada somente quando o pedido estiver realmente pronto, pois, caso contrário, os clientes podem esperar mais tempo do que o esperado.
Outra medida importante é aumentar o tempo de preparação dos alimentos definido ou padrão no Uber Manager. Essa configuração é a base para a previsão de envio do entregador, refletindo os tempos reais de preparação e contribuindo para reduzir o tempo de espera do entregador, além de fornecer previsões mais precisas aos clientes.
A revisão das operações no estabelecimento também desempenha um papel fundamental na eficiência do processo de entrega. Muitos restaurantes e comerciantes têm adotado medidas que se mostram úteis nesse sentido. Algumas delas incluem:
- Ter uma área designada para a coleta de pedidos do Uber Eats, facilitando a organização e a agilidade no momento da retirada pelos entregadores.
- Garantir que os pedidos sejam preparados de acordo com a chegada prevista do entregador. Evitar a preparação tardia dos pedidos reduz o tempo de espera dos clientes.
- Escalar o número apropriado de funcionários para atender aos pedidos tanto na loja quanto no Uber Eats. Ter uma equipe adequada ajuda a agilizar o processo e reduzir os tempos de espera.
- Estabelecer um sistema de gerenciamento de pedidos eficiente, que permita acompanhar e organizar as solicitações recebidas, garantindo uma distribuição equilibrada e um fluxo de trabalho mais suave.