A empresa abriu, na última segunda-feira (13), um chamado para startups que desejam atuar em parceria em soluções logísticas.
O iFood, principal foodtech da América Latina, encerra hoje as inscrições para o iFood Labs, um desafio de inovação aberto para logtechs que desenvolvam soluções logísticas para atuar em parceria com o iFood ou codesenvolver soluções para o setor.
“O iFood tem a logística como um de seus pilares de operação, por isso enfrenta desafios inerentes a essa cadeia. Alguns desses entraves são velhos conhecidos, enquanto outros ainda irão surgir conforme novas soluções forem desenvolvidas”, disse a empresa em comunicado.
Nos últimos anos, o iFood realizou investimentos, parcerias e aquisições de diversas startups do ecossistema em que atua, como a Synkar (robótica, inteligência artificial e veículos autônomos), Speedbird Aero (mobilidade aérea) e Voltz (mobilidade elétrica).
Para o iFood Labs podem participar startups, scale-ups e pequenas empresas de tecnologia voltadas para o mercado B2B. Segundo a empresa, os projetos enviados devem ter o objetivo de contribuir e codesenvolver soluções para as operações atuais da empresa, por meio de plataformas integradas (SaaS integrator) e operações de fulfillment.
Algumas verticais com essas características são:
- First-Mile
- Abastecimento de Dark Stores
- Conexão com a indústria e atacadistas
- Gestão de estoque em tempo real
- Agendamento de janelas
- Logística reversa
- Cross-docking
- Fulfilment
- Armazenagem
- Rastreamento
- Definição de modelo de custo
- Gestão WMS (Warehouse Management System)
- Abastecimento (IA como tecnologia)
- Gestão de Ruptura
- Roteirização de supply chain
Para enviar uma proposta, os candidatos devem acessar a página de Oportunidades do iFood Labs, rolar a página e clicar no tópico “iFood Mercado & Gestão Logística” para fazer a inscrição.
Todas as ideias e soluções enviadas serão avaliadas por uma comissão e o iFood Labs entrará em contato com as empresas selecionadas para a próxima fase de seleção.
Em seguida, os empreendedores devem preparar um pitch para os diretores da empresa. Ao final do processo, os projetos escolhidos para receberem investimento podem ser acelerados, adquiridos ou direcionados para outros hubs, aceleradoras e universidades parceiras do ecossistema iFood.
“A oportunidade de participar de um projeto de inovação aberta com uma grande empresa traz visibilidade, conhecimento e, claro, expansão dos negócios”, explicou a empresa.
Nos últimos anos, o iFood vem expandindo para setores além do tradicional delivery de comida. Só o iFood Mercado, nos últimos dois anos, teve crescimento de 1300%. Já são 33 mil parceiros, entre supermercados, lojas de conveniência, lojas pets e farmácias, espalhados por mais de mais 900 cidades.
Além disso, segundo a própria empresa, o iFood Shop também criou demandas por uma operação de supply chain e necessita de novas soluções. Com o seu crescimento e a disponibilidade de 700 fornecedores, é necessário integrar todos os elos da cadeia logística. A aposta do iFood nessa área será em melhorar as interações entre produção, logística, atendimento e marketing.