Doordash é um serviço de delivery estadunidense que atua de forma semelhante ao iFood, em diversos países do mundo, mas ainda não chegou ao Brasil.
Publicado em 31/12/2020 – Atualizado em 29/12/2021
No Brasil, o iFood é sinônimo de aplicativo de delivery.
Não à toa. Afinal, o app brasileiro se consagra cada vez mais como a principal Food Tech da América Latina.
Em Março deste ano, a empresa brasileira atingiu o marco de 60 milhões de pedidos em um único mês.
Nos Estados Unidos, esse posto é da DoorDash.
A empresa foi fundada em outubro de 2012 com o nome de PaloAltoDelivery.com, por Tony Xu, Evan Moore, Stanley Tang e Andy Fang, todos alunos da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).
A primeira entrega ocorreu três meses depois, em janeiro de 2013.
Em 2018, a empresa ultrapassou o Uber Eats e passou a ocupar o segundo lugar no segmento nos EUA, atrás apenas da GrubHub. No ano seguinte, assumiu a liderança e se manteve no topo em 2020, registrando 49% de participação no mercado de entregas de comida nos Estados Unidos.
Em dezembro de 2020, a empresa abriu capital na bolsa de valores, chegando a alcançar um valor de mercado de US$ 72 bilhões.

Doordash pelo mundo
Os serviços de entrega ao redor de todo mundo passaram por um crescimento acelerado devido à pandemia da Covid-19 e com a Doordash não foi diferente.
Na abertura de dados, processo obrigatório para as empresas que desejam entrar na bolsa de valores, a companhia norte-americana revelou que no período de Janeiro à Setembro de 2020 o faturamento foi três vezes maior do que o mesmo período em 2019, alcançando 1,9 bilhão de dólares.
Segundo a revista Exame, a abertura de capital da Doordash foi muito importante para o mercado como um todo, já que possibilitou uma visão mais profunda sobre a situação do mercado de delivery.
A empresa aproveitou para levar suas operações para outros territórios. Atualmente, já é possível utilizar dos serviços da Doordash nos:
- Estados Unidos;
- Canadá;
- Austrália;
- México;
- Japão;
- Alemanha;
- Porto Rico.
Você pode conferir a lista completa das cidades onde o app atua aqui.
A empresa afirma ter 1 milhão de entregadores cadastrados em sua plataforma e uma base de clientes de 18 milhões de pessoas, sendo 5 milhões deles assinantes do serviço DashPass, que garante entregas grátis com pagamento de US$ 9,99 ao mês.
Como funciona?
A DoorDash é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo conectar consumidores e restaurantes locais através de entregas realizadas por parceiros.
Para realizar um pedido, o cliente precisa apenas acessar o marketplace pelo aplicativo ou site.
Pagamento
De acordo com a empresa, os clientes realizam o pagamento na hora do pedido e os parceiros recebem o depósito equivalente, semanalmente, às quintas-feiras.
Caso o estabelecimento deseje receber diariamente (exceto fim de semana), é necessário fazer um update na conta para ter esse recurso premium.
O valor final cobrado ao consumidor inclui:
- Preço da comida;
- Impostos locais;
- Taxa de entrega;
- Taxa de serviço;
- Gorjeta (opcional).
Já os entregadores recebem a soma resultante de: pagamento base + promoções + gorjeta.
O pagamento base varia, dependendo do tempo estimado, distância e conveniência do pedido.
Entregas com distâncias maiores, que devem levar mais tempo e que são menos populares terão uma remuneração base mais alta.
Os Dashers podem ganhar ainda mais com as promoções.
Elas funcionam de três formas:
- Pico de pagamento: quando há alta demanda, ele pode entrar em vigor;
- Desafios: a empresa oferece bônus e outros incentivos para recompensar melhor os Dashers mais ativos e ajudá-los a atingir metas de ganhos por semana;
- Drive: uma taxa maior oferecida aos Dashers que realizam grandes pedidos em supermercados.
Como ser um Dasher?
Quem deseja trabalhar como parceiro da Doordash, precisa:
- Ter, no mínimo, 18 anos;
- Ter um carro ou bicicleta;
- Possuir carteira de motorista;
- Apresentar ficha de antecedentes criminais;
- Apresentar número da previdência social (nos EUA).
Com essas informações em mãos, basta se inscrever no site (https://www.doordash.com/dasher/signup/) e aguardar a aprovação da empresa — esse processo leva entre uma e duas semanas.
Como é feito o cadastro dos estabelecimentos?
Os restaurantes que desejam firmar parceria com a Doordash devem entrar em contato com a empresa pelo site.
Lá, preenchem um formulário informando nome, telefone, endereço e e-mail do estabelecimento e podem realizar um teste de 30 dias grátis.
Ao se inscrever como parceiro, o restaurante passa a ter acesso a um portal onde pode gerenciar os pedidos e analisar os dados dos clientes.
Os estabelecimentos parceiros precisam arcar com as seguintes despesas:
- Taxa de comissão: negociável e pode oscilar entre restaurantes, mas, geralmente, a DoorDash cobra um percentual de 20% por seus serviços;
- Imposto sobre vendas: varia de acordo com o estado;
- Taxa do tablet: uma taxa opcional para os estabelecimentos que desejam obter a assinatura do tablet DoorDash. São cobrados US$ 15 semanais para que o comerciante tenha acesso ao aplicativo para gerenciamento de pedidos, que ajuda a agilizar as operações;
- Encargos de erro: esses valores variam e são cobrados sempre que há um problema com um pedido do cliente, como um item errado ou ausente.