Há alguma semanas, o AiQFome virou manchete pelo Brasil após ser adquirido por uma das maiores redes de varejo do país, o Grupo Maga Lu.
Nos últimos meses, a popularidade dos aplicativos de entrega aumentou por todo o Brasil.
Alguns novos surgiram, outros viram suas vendas sendo impulsionadas e outros foram adquiridos por grandes redes.
É o caso do AiQFome, um aplicativo de delivery fundado há 12 anos pela empreendedora Steph Gomides, em Maringá, interior do Paraná.
O objetivo do grupo Maga Lu é integrar sua nova aquisição ao superapp da empresa. E, é claro, o delivery de comida não pode ficar de fora.
Segundo o site do AiQFome, o aplicativo possui 2 milhões de usuários cadastrados e 20 mil restaurantes parceiros.
Além disso, a empresa está em mais de 500 cidades de 22 estados do Brasil, fazendo 20 milhões de pedidos por ano, o que garantiu 800 milhões de reais em vendas para os restaurantes.
Ao contrário do iFood, por exemplo, o aplicativo não possui entregadores, sendo responsabilidade dos estabelecimentos realizar a entrega.
Porém, com a aquisição pela Maga Lu, a empresa iniciará testes com motoboys próprios.
Em nota à imprensa, a empresa explicou que além de integrar ao superapp, eles pretendem usar os novos motoboys na operação logística do Magazine Luiza. “Antes nossa malha era toda de caminhões, hoje é de Fiorinos”.
Como funciona o AiQFome?
O AiQFome não é diferente dos aplicativos tradicionais de delivery.
No entanto, o foco da atuação da empresa é em cidades de pequeno e médio porte.
Para o cliente solicitar uma refeição basta instalar o app ou acessar o site aiqfome.com.
É possível filtrar por tipo de refeição, como:
- Pizza;
- Açaí;
- Lanches;
- Yakissoba;
- Marmitex;
- Esfiha;
- Japonês;
- Comida chinesa;
- Hambúguer.
O pagamento pode ser feito na entrega ou online.
Como vender no AiQFome?
O primeiro passo é conferir se o aplicativo está disponível na cidade.
Em seguida, cadastrar o estabelecimento no site biz.aiqfome.com.
A comissão do app é de 12% das vendas realizadas via aplicativo e 3,5% de taxa de cartão no pagamento online.
A empresa também possui um programa de licenciamento, onde é possível trazer o modelo de negócio para as cidades onde a AiQFome ainda não chegou.
Esse modelo foi criado em 2012 e, atualmente, tem o foco de licenciar cidades de 10 mil a 300 mil habitantes.
Os licenciados, chamados de city managers, vão atuar diretamente com os restaurantes da região, prospectando novos clientes, realizando treinamento e auxiliando os estabelecimentos.
O investimento inicial desse modelo é de, aproximadamente, 15 mil reais, dependendo do tamanho da cidade.
Além do investimento inicial, o licenciado paga uma “taxa de marketing” e recebe algumas bags da empresa.
Os ganhos são de acordo com as vendas dos restaurantes da cidade e AiQFome divide a taxa de 12% com o licenciado.
Para conferir mais detalhes sobre esse modelo, confira o site licenciamento.aiqfome.com.