A Cabify costuma correr por fora na disputa entre Uber e 99, mas foi uma das pioneiras no Brasil, por isso, vamos conhecer suas categorias.
Desde que chegou no Brasil, a Cabify sempre deixou bem claro que seu maior objetivo não era concorrer com a Uber e a 99.
Enquanto essas duas fazem uma feroz disputa por preços e buscam atender o máximo de cidades possíveis, a Cabify apresenta um serviço mais premium e, atualmente, está presente em apenas 8 municípios do país:
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Campinas;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Rio de Janeiro;
- Santos;
- São Paulo.
Além disso, ao contrário de suas concorrentes no Brasil, a Cabify oferece pouca variedade de categorias.
Não criou uma categoria de corridas de baixo custo durante períodos de baixa demanda, como a Poupa e a Promo, e nem possui adicionais para porta-malas grande, como a Bag.
Assim, a Cabify busca atender a um nicho mais específico, de pessoas que desejam um serviço de maior conforto e que estão dispostas a pagar um preço maior por isso.
Hoje, vamos falar de cada uma das categorias oferecidas pelo app espanhol.
Cabify
A categoria padrão da Cabify é a homônima do próprio app.
A categoria Cabify já foi nomeada de Lite e Essencial, até finalmente receber o nome da empresa.
Assim como a UberX e a 99Pop, a Cabify é a categoria que oferece os menores preços, mesmo eles sendo, em média, mais elevados do que o de suas concorrentes.
Por exemplo, em São Paulo, uma corrida do Estádio do Pacaembu ao Estádio do Morumbi sai por volta de R$27,19 na Cabify.
Já na 99, o preço é de R$24,50 e na Uber R$25,43.
Comfort
A categoria Comfort é a versão mais Premium da Cabify.
Ela oferece carros mais espaçosos e tarifas mais elevadas do que a categoria padrão.
Por exemplo, se o preço da corrida na categoria Cabify entre o Estádio do Pacaembu e do Morumbi estava em R$27,19, na categoria Comfort, essa tarifa passa a ser R$34,24.
Taxi
Em 2017, a Cabify e a Easy Taxi anunciaram uma fusão e o app espanhol passou a oferecer serviços de táxi.
Em 2019, a Easy foi totalmente incorporada à Cabify, ano em que o seu app original deixou de existir.
Atualmente, em algumas cidades, como São Paulo, a Cabify oferece duas opções de serviços de táxi. A Categoria Táxi e Táxi -25%.
Como o nome já indica, essa última oferece os serviços dos taxistas com desconto. A empresa não especifica a diferença, mas é provável que o tempo de espera da categoria -25% seja maior.
Vale lembrar que no Táxi, ao contrário do transporte com carro particular, o passageiro recebe uma estimativa e o valor final será de acordo com o que aparecer no taxímetro.
Entregas
Por fim, assim como a 99 e a Uber, a Cabify também lançou durante a pandemia sua categoria de entregas de itens pessoais.
Os itens são transportados dentro do porta-malas dos veículos e, por isso, a capacidade máxima do objeto vai variar. No entanto, é expressamente proibido o transporte de:
- Mercadorias proibidas;
- Animais;
- Mercadorias suspeitas;
- Mercadorias declaradas perigosas (líquido corrosivo, material inflamável, etc.);
- Produtos alimentares não embalados.
Caso o profissional entenda que o objeto não segue as orientações, ele pode recusar o serviço.
O tempo de espera do motorista-entregador é de 10 minutos, tanto na retirada quanto na entrega.
Todo processo pode ser acompanhado dentro do aplicativo, mas, vale lembrar que a Cabify não se responsabiliza pelo conteúdo do pacote.