Pesquisar

Motoboy precisa usar máscara?

ponto de exclamacao .png
Motorista
motoboy precisa usar mascara
motoboy precisa usar mascara

Elas se tornaram utensílios essenciais para todos os cidadãos, mas será que o motoboy precisa usar máscara?

Desde que a sociedade foi acometida pelo surgimento da Covid-19, muita coisa mudou. Na rotina, vida pessoal, profissional e nos negócios.

Com o processo gradual de abertura, os itens de segurança se tornaram obrigatórios para que a sociedade possa, de alguma forma, ir retornando às suas atividades.

O principal desses utensílios é a máscara, item obrigatório para sair de casa.

O motoboy precisa usar máscara?

Sim, o motoboy precisa usar a máscara. Segundo o Ministério da Saúde, elas devem ser utilizadas em todos os ambientes, pois, apesar de não serem consideradas Equipamentos de Proteção Individual (EPI), podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Assim como a utilização da máscara, o álcool em gel é um produto indispensável no dia a dia desses entregadores e motoboys.

Como têm a responsabilidade de entregar os produtos, seja nas portarias ou, até mesmo, nas mãos dos clientes, essa pode ser uma forma de disseminação e contágio do vírus. Logo, todo cuidado é pouco, nesse caso.

Sendo assim, se você é motoboy, atuante no serviço de entregas, não se esqueça de fazer a devida higienização também dos seus objetos. Todos os objetos abaixo devem ser higienizados após o seu expediente de entregas.

Equipamentos que devem ser higienizados

  • bolsa térmica; com compartimentos e elásticos que guardam as sacolas e produtos a serem entregues aos clientes.
  • capacete; este, em contato direto com o rosto, deve ser limpo com maior frequência, com álcool líquido ou solução de água e sabão.
  • luvas; que ficam em contato direto com o guidom, além de tocar nas sacolas e produtos.
  • celular; objeto que está, boa parte do tempo, sendo tocado pelo motoboy, também deve ter a devida higienização frequente.
  • maquininha de cartão; esta pode ser higienizada com um pano úmido, segundo as recomendações da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego);
  • a própria moto; o guidom, por exemplo, é uma das partes que têm contato direto com as mãos, caso o motoboy esteja sem luvas.

Isso porque até os equipamentos de proteção podem ser “vetores” do vírus, logo, a utilização da máscara é primordial durante o percurso do motoboy.

Quando chegarem em suas casas, lembrem-se de deixar objetos como bolsa de entrega, capacete, luvas, jaqueta e calçados do lado de fora. Tudo deve ser desinfetado logo na chegada, antes de entrar em casa.

As roupas utilizadas, também devem ser separadas logo na entrada. Chaves e celular, que entram em casa, necessitam de uma boa limpeza, com álcool 70%.

A prevenção e higienização são fatores muito importantes nessa fase que todos estão vivendo mas, no caso de quem exerce seu ofício de forma mais exposta, em ruas e estabelecimentos, a atenção deve ser redobrada.

Conheça mais sobre a Machine no nosso canal no YouTube. Inscreva-se e aproveite!

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar