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Você, motorista que investiu em um carro confortável como um Nissan Kicks, T-Cross ou um Corolla Flex Power — modelos que são aceitos tanto no Uber Black quanto no Uber Comfort — precisa ficar atento a uma novidade importante.
A 99 está expandindo a categoria 99 Electric Pro, já disponível em São Paulo, e que oferece valores de corrida semelhantes aos do Uber Black. A empresa ainda não revelou em quais cidades essa categoria será lançada, mas há um ponto importante: seu carro, mesmo sendo aceito no Uber Black, não será aceito nessa nova categoria, pois ela exige veículos elétricos ou híbridos.
Essa decisão da 99 gerou críticas, pois a categoria foi pensada com foco no passageiro, desconsiderando a realidade da maioria dos motoristas. A empresa está claramente investindo na tendência dos carros sustentáveis, com veículos modernos, mas a categoria acaba competindo diretamente com o Uber Black. O problema é que ela exclui os motoristas que usam carros a combustão, como o Kicks e o T-Cross.
Comparando os ganhos, vemos que uma corrida no Uber Black no valor de R$39,00 durou 38 minutos e percorreu 8 quilômetros. Já uma corrida pelo 99 Electric Pro, no valor de R$32,00, durou apenas 13 minutos e teve 7 quilômetros. Em outro exemplo, uma corrida de R$44,00 pela 99 Electric Pro levou 33 minutos para completar 8 quilômetros. Apesar de diferenças nos valores e tempo, a remuneração é bastante competitiva, às vezes até superior ao Uber Black, especialmente em casos de taxa de deslocamento ou regiões com alto dinâmico.
Aliás, a 99 Electric Pro utiliza o modelo de dinâmico multiplicador, o que é vantajoso — se houver um multiplicador de 2.0, por exemplo, até corridas curtas podem render bem. No entanto, existe uma grande limitação: a atuação dessa categoria é restrita a uma área pequena. Diferente do Uber Black, que permite corridas longas, a 99 Electric Pro opera apenas dentro de uma área delimitada.
Outro ponto de atenção: muitos motoristas estão sendo excluídos da Uber e, ao verem a 99 lançar essa nova categoria, cogitam investir num carro elétrico, acreditando que isso resolverá seus problemas. Mas é preciso cuidado. Em São Paulo, mesmo com momentos de alta demanda, também há períodos em que a categoria não toca nenhuma corrida por uma, duas ou até três horas.
Portanto, se você pensa em comprar um carro elétrico ou híbrido apenas para trabalhar na 99 Electric Pro, saiba que ainda é difícil depender exclusivamente dessa categoria. Só alguns motoristas, que dominam bem as estratégias da plataforma, conseguem manter uma boa rotina com ela. Mesmo esses acabam alternando com corridas no 99 Pop, Plus ou Expresso.
Se você tem um Kicks ou qualquer carro Flex, pode até haver uma redução no volume de viagens, mas isso não chega a ser preocupante. Muitos motoristas de Uber Black em São Paulo sequer sentem falta da nova categoria. Porém, em dias de baixa, a diferença é notável: enquanto uns motoristas do Black reclamam da falta de corridas, quem também roda pelo 99 Electric Pro pode manter um bom faturamento.
A dica é: não troque seu carro apenas por conta dessa nova categoria. Embora ela pague bem, não há volume suficiente de corridas para sustentá-la como única fonte de renda. E o mesmo vale para quem pensa em investir para rodar no Uber Green, que paga o mesmo que o Uber X e não compensa.
O ideal é agir com cautela. Se você já está no momento de trocar de carro, pode considerar um elétrico ou híbrido, mas não se apresse. Carros do Comfort hoje custam quase o mesmo que carros do Black, o que já está motivando alguns motoristas a migrarem. Os modelos elétricos, no entanto, são bem mais caros.
Se possível, teste antes: alugue um carro elétrico pela 99, experimente rodar na categoria e avalie se ela realmente compensa. A experiência prática é essencial, pois depender só dela ainda é arriscado.
A 99 já confirmou que vai expandir a categoria 99 Electric Pro para outras cidades no Brasil, mas ainda não disse quais. A expectativa é que chegue ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e talvez Salvador ainda este ano — mas nada foi confirmado.
Por fim, se você já roda com carro elétrico ou híbrido nessa categoria, compartilhe sua experiência e opinião aqui no Portal 55content.
Tamo junto e até o próximo texto!