A Uber divulgou a edição de 2025 do seu relatório global de itens perdidos e achados. O levantamento, conhecido como Uber Lost & Found Index, reúne dados curiosos sobre os objetos mais esquecidos por usuários da plataforma em diferentes partes do mundo ao longo dos últimos 12 meses.
Entre os eletrônicos mais esquecidos, os celulares continuam liderando. De acordo com o levantamento, mais de 1,7 milhão de smartphones foram esquecidos em viagens feitas pela Uber ao redor do mundo em 2025. A marca Apple também lidera como a mais frequentemente perdida, com fones de ouvido, iPhones e outros dispositivos aparecendo com destaque.
Outros itens comuns incluem carteiras, chaves, mochilas, óculos, roupas, garrafas de água, cigarros eletrônicos, fones de ouvido e passaportes. Já entre os itens mais inusitados estão 10 lagostas vivas, uma airfryer, 175 hambúrgueres, vestido de noiva, urinol portátil, saxofone, máquina de costura e até mesmo um bode taxidermizado.
Nova York (EUA) aparece como a cidade com o maior número de objetos esquecidos. As cidades de Miami, Chicago, Los Angeles e Washington também estão entre as mais esquecidas, segundo o relatório. O dia com mais perdas foi 26 de outubro, coincidindo com o fim de semana do Halloween, e os horários mais críticos para esquecimentos foram entre 23h e 0h.
A Uber também destacou as categorias mais afetadas, como alimentos (com destaque para baldes de feijão, molhos e ovos), itens de beleza (como perfumes e lip balms), objetos de casamento, artigos esportivos, instrumentos musicais e brinquedos.
Para os passageiros que esqueceram algo durante uma corrida, a Uber recomenda o uso das ferramentas disponíveis no próprio aplicativo. É possível entrar em contato com o motorista, descrever o item e agendar a devolução. Caso o celular perdido seja o próprio aparelho de contato, é possível acessar o site help.uber.com para iniciar o processo por outro dispositivo.
A plataforma ainda informa que é cobrada uma taxa de devolução, repassada integralmente ao motorista parceiro, como forma de compensar o deslocamento para a devolução do item perdido.