“99 ajuda motoristas a economizar até R$1.200/mês em combustível”, diz diretor da empresa

"Desde que criamos o DriverLab promovemos uma redução de custos operacionais de mais de R$55 milhões aos motoristas parceiros”, diz Thiago Hipólito, Diretor Sênior de Inovação da 99.

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Homem de camisa branca segura um controle remoto enquanto apresenta em frente a um telão com o logotipo da 99, aplicativo de transporte, em destaque.
Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de tornar a rotina dos motoristas parceiros mais rentável e eficiente, a 99 afirma estar investindo em soluções concretas para reduzir custos e ampliar ganhos. Em entrevista, Thiago Hipólito, Diretor Sênior de Inovação da 99, detalha iniciativas como o DriverLAB e o programa 99Abastece, que já proporcionaram mais de R$55 milhões em economia aos motoristas. Entre parcerias com postos de combustível, descontos progressivos e programas de reconhecimento como o Rota99, a 99 reforça seu compromisso de apoiar quem move a plataforma, com benefícios reais e expansão prevista para ainda mais regiões em 2025.

1. Qual é o principal objetivo da área de Fuel Solution dentro da 99? Como ela se conecta à experiência e rentabilidade dos motoristas parceiros?

Thiago: A 99 criou o DriverLAB em 2022 com a missão de investir em soluções que melhorem a vida dos motoristas parceiros — seja reduzindo custos, ampliando ganhos ou proporcionando mais qualidade no dia a dia. Com nosso centro de desenvolvimento de soluções para os motoristas, conseguimos, por meio de uma escuta ativa das demandas dos motoristas, transformar essas demandas em produtos e serviços tangíveis, gerando valor real para quem dirige com a 99.

Desde que criamos o DriverLab, foram direcionados investimentos para ações exclusivas como  o Cola com a 99, que seleciona condutores para adesivarem seus carros com a marca da 99, recebendo incentivos semanais diretamente na carteira do motorista. Já o 99Abastece, fornece descontos exclusivos em combustível em redes de postos conveniadas com a plataforma. Ao todo,  esses e outros programas promoveram uma redução de custos operacionais de mais de R$55 milhões aos motoristas parceiros. 

O DriverLAB também é responsável pelo desenvolvimento da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que reúne, além da 99, outras 23 empresas do ecossistema de mobilidade urbana, transporte e infraestrutura elétrica, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte, tornando as cidades áreas mais inteligentes, verdes sustentáveis e seguras, a partir da democratização do uso de carros eletrificados. 

2. Quais ações a 99 tem implementado para ajudar motoristas a economizar com combustível? Pode destacar alguma parceria ou benefício recente?

Thiago: A partir do DriverLab, já foram investidos mais de R$332 milhões em iniciativas como o 99Abastece, que oferece descontos progressivos em postos de combustível e que, desde o lançamento, permitiu reduzir mais de R$55 milhões em custos operacionais para os motoristas parceiros. Em algumas cidades, a economia mensal pode chegar a R$1.200. O programa está presente em nove estados e com 855 postos de combustível parceiros espalhados por 61 municípios e nove regiões metropolitanas.

Essa iniciativa está integrada com o Rota99, que permite que os motoristas parceiros melhorem seus ganhos e tenham reconhecimentos com vantagens como descontos do 99Abastece, funcionalidades exclusivas no app e incentivos personalizados. Esse programa de vantagem está disponível em cidades como cidades como Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Brasília e Aracaju e em fase de expansão, nesse momento.

Temos estudado a possibilidade de implementar ainda mais vantagens dentro do programa para os motoristas com alta frequência de abastecimento e bom histórico onde poderiam acessar uma camada de benefícios premium: descontos fixos, crédito antecipado, atendimento preferencial ou até tarifas diferenciadas em dias de pico. O modelo por assinatura faz sentido para quem vive da mobilidade — e temos os dados para estruturar isso com assertividade.

3. Como funciona a parceria atual com postos de combustível ou redes específicas? Há algum diferencial exclusivo para os motoristas da plataforma?

Thiago: A 99 tem uma parceria com diferentes redes de postos de combustíveis que está disponibilizado direto  no aplicativo do motorista na seção do 99Abastece. Neste espaço, é possível visualizar uma lista dos postos de combustíveis parceiros próximos à localização atual. Ao escolher o posto em que  deseja abastecer, o motorista parceiro gera um código de desconto exclusivo diretamente no aplicativo, sendo validado e aplicado na apresentação ao frentista no momento do abastecimento. Além disso, o programa oferece descontos variáveis adicionais, que são aplicados no mês seguinte e calculados com base no número de corridas finalizadas no mês atual — ou seja, quanto mais o motorista roda, maior pode ser o benefício. Essa estrutura de recompensas torna o programa ainda mais vantajoso, funcionando como um incentivo direto à atividade e à fidelização dos motoristas com a plataform

4. Quais foram os resultados práticos dessas iniciativas até agora? Existe algum dado que mostre quanto os motoristas estão economizando?

Thiago: A 99 é uma empresa orientada a dados e notou resultados expressivos a partir do desenvolvimento de programas como o 99Abastece e a integração do Rota99. Ao disponibilizar os programas para os nossos parceiros, já reduzimos mais de R$55 milhões em custos operacionais para os motoristas parceiros. Para o motorista é uma economia de até R$1.000 por mês em combustíveis como gasolina, etanol e GNV. Hoje já ultrapassamos o número de 1.000 postos conveniados no Brasil, apontando a adesão do programa por um número maior de redes de postos de combustível e o sucesso do programa. 

5. Vocês têm planos de expandir esses benefícios para outras regiões ou incluir mais parceiros no programa?

Thiago: Sim. Já estamos em fase de expansão dessas iniciativas ao longo de 2025 para que mais motoristas parceiros possam aproveitar das vantagens. 

6. Como essas soluções são comunicadas aos motoristas? Existe alguma estratégia para aumentar a adesão ou o engajamento com esses programas?

Thiago: A 99 mantém uma comunicação constante e eficiente com os motoristas parceiros, tanto dentro do aplicativo quanto por canais externos, como canais e comunidade com os nossos parceiros. Essas comunicações destacam as novidades, vantagens e instruções de uso dos programas e iniciativas da 99. Além disso, são realizadas campanhas específicas para que os motoristas conheçam e aproveitem ao máximo as soluções oferecidas pela plataforma. 

7. Como você enxerga o papel das plataformas nesse apoio ao custo operacional dos motoristas nos próximos anos? Combustível é só o começo?

Thiago: A 99 entende que é fundamental atuar ao lado dos motoristas parceiros. Enquanto plataforma, desenvolvemos o DriverLAB para atuar junto a comunidades de motoristas parceiros em regiões-chave, coleta feedbacks qualitativos e cruzando com métricas quantitativas — como tempo em rota, custo por km, índice de satisfação e até desgaste físico. Se um problema afeta muitos e há viabilidade técnica e econômica para atuar, ele vira um projeto piloto, por exemplo. Foi dessa forma que identificamos e criamos o 99Abastece, contribuindo para uma economia real no bolso do motorista. 

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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