Hoje é dia de paralisação dos motoristas de aplicativo. E é importante prestar atenção no motivo pelo qual as nossas manifestações e paralisações quase nunca dão certo. Eu participo de um grupo que reúne vários motoristas, incluindo influenciadores do meio. Um deles, o Rômulo — conhecido como Uber dos Guri — mandou um áudio no grupo que resume bem essa questão. Inclusive, se você ainda não segue ele no Instagram, vai lá agora e segue.
A verdade é que o que acontece com os motoristas hoje é algo que eu já vi se repetir muitas vezes. Estou há nove anos nos aplicativos e participei de todas as paralisações até agora. Essa, especificamente, foi uma das que eu menos me envolvi. Digo isso porque, de alguma forma, eu sempre acabo paralisando: não rodo, vou para as minhas redes sociais — principalmente o Instagram, me segue lá no @marceloforadacurva — e expresso minha insatisfação por lá, chamando outros motoristas a pararem também. Mas dessa vez, me envolvi menos por causa desse tipo de situação recorrente. Em todas as paralisações que participei, sempre tinha alguém dizendo: “Ah, já que vão parar, vou aproveitar”.
É claro que eu entendo os dois lados. Gosto de olhar para as duas perspectivas. Tem colegas que dizem: “Eu não posso paralisar porque tenho contas a pagar”. E tudo bem, eu entendo. Mas se houvesse uma organização real, a gente definiria uma data para trabalhar e outra para parar. Todo mundo se organizaria. Só que a categoria não é organizada. Não temos uma união entre as lideranças para definir, por exemplo: “Vamos parar todo mundo tal dia para mostrar força para os aplicativos”.
A verdade é que os aplicativos estão pouco se importando. E agora vou dizer algo que talvez me faça ser cancelado por muita gente: nós não precisamos de aumento de tarifa. “Como assim, Marcelo? Que história é essa?” Pois é, não precisamos. E por quê? Porque os próprios aplicativos já perceberam isso. Eles mandam corridas ruins para os motoristas e os motoristas aceitam e fazem essas corridas mesmo assim. Qual é a mensagem que a gente passa para a plataforma quando faz isso? Que está tudo certo. Que, seja corrida boa ou ruim, nós vamos fazer do mesmo jeito.
Eles mandam corrida pagando R$1,00 ou R$1,30 por km — às vezes até menos — e o motorista aceita. Para que eles vão melhorar esse valor? Qual o sentido de a Uber, por exemplo, tirar da parte dela para pagar melhor se tem uma galera fazendo o trabalho de qualquer forma? Eles já recolhem uma fatia significativa do valor das corridas — muitas vezes 30, 40, até 50% dependendo do caso — e ainda assim têm motoristas dispostos a fazer essas corridas.
Por que a Uber ou a 99 aumentariam o valor da corrida para o passageiro ou reduziriam o percentual que retêm se o motorista, que investe no carro, gasta combustível, se desgasta no trânsito o dia inteiro, continua aceitando qualquer corrida, mesmo as que não compensam? Eles não querem saber se o carro do motorista faz dois por litro ou o quanto ele investiu para colocar o carro na pista. Se o motorista está aceitando, é sinal de que está bom. E aí, para a plataforma, não faz sentido mudar nada. Não precisa haver aumento, não precisa melhorar tarifa, não precisa mudar valor de corrida, porque tem um exército de motoristas fazendo qualquer coisa que aparece.
E aí, meu amigo, quero saber a tua opinião. Você participou da paralisação? Aproveitou a dos motoboys para parar também? Ou não parou? O que você fez? Comenta aqui embaixo, quero muito saber o que você pensa sobre isso. E se ainda não é inscrito no canal, se inscreve, porque aqui a gente discute assuntos polêmicos e tudo que envolve o universo dos motoristas de aplicativo.
Respostas de 38
Boa noite Marcelo, eu hj não liguei o aplicativo, acho sim e concordo com tudo que você disse nessa entrevista,sou motorista de aplicativos desde 2021,e nesses 4 anos as coisas só pioraram, aqui no Rio de Janeiro onde atuo não é diferente, no começo cheguei a ser diamante mas percebi que trabalhava pra plataforma e não pra meus interesses
Essas paralisações é balela. A melhor forma de protestar é selecionando as corridas. Enquanto tiver motoristas que não calcula seu custo e aceitando todo tipo de corridas, os APP não vão fazer reajustes. Para esses motoristas que não fazem os cálculos, a conta uma hora chega e acaba se quebrando, enquanto motoristas experientes estão trocando de carro e fazendo seu dinheiro.
Perfeito, disse tudo.
A melhor forma de protestar é escolhendo bem as corridas e recusando todas as que são ruins, mas neh, não podemos esquecer q a plataforma está inundada de motorista pé de rato que não só aceita corrida ruim com aceita até pagar pra trabalhar. Daí fica impossível conseguir alguma coisa.
Srs. Não há interesse das empresas de App em reajustar o km rodado + tempo de deslocamento.!!
Isto significaria aumentar o valor das corridas para os passageiros (como se eles já não fizeram várias vezes, né?).. consequentemente reduzindo a quantidade de corridas e assim o lucro deles.
Exploram e vão continuar explorando, pq existem motoristas que não fazem o cálculo simples: Valor ofertado X Distância e Tempo à percorrer. É o motorista trouxa, desinformado e ignorante que faz essas plataformas continuarem a manter essa política de exploração por anos, apostando na desunião dessa categoria que não consegue pressiona-los, porquê não há mobilização e apoio aos protestos e manifestações que se espalham por esse país, dada a enorme insatisfação com essa política predatória.
Só seremos ouvidos se formos Unidos e Fortes!!
Estou sem trabalhar desde de segunda esperando dar um dinâmico…não vou ficar fazendo favor pra aplicativo!
Se ninguém aceitar corrida abaixo de 10 Reais já é um bom começo.
Tem corrida de 2 km onde a distância para vc chegar e 4km, o deslocamento e por sua conta, quem não sabe fazer cálculos ou tem medo de ser banido da plataforma se ajoelha e diz amém e fica feliz pq ganhou algumas estrelas e não percebe que pagou para levar o passageiro.
Exato, e esquecem que estrela não paga as contas no fim do mês.
Só aceitar corridas que paguem bem pelo menos 2,00 seria o ideal, mas a cada esse preço fica mais escasso. Colegas que vivem somente do app, não podem se dar ao luxo de só aceitar corridas à 2,00. Mas aqueles, como eu, que tem o app como complemento de renda, podem esperar corridas à 2 reais o km. Portanto, entendo que tem que haver uma regulamentação oficial dos preços. Ex. Preço mínimo de 2,00 km isenção de IPI para os motoristas de apps de mobilidade comprar seus próprios carros. Etc…..em outra comento.
Srs., não há como manter esse”negócio” com menos de 2 reais por Km rodado. Hj defini que só aceito corridas Comfort para chegar nesse mínimo. É uma vergonha o que esses Apps estão fazendo com o Motorista! Há anos não reajustam o km rodado! Sabe pq? Pra eles o que importa é conseguir o maior número de corridas para aumentar o faturamento deles. Como não participam do custo de manutenção do veículo, dos Impostos, do seguro… Reajustar o km rodado significa que as corridas ficarão “mais caras” e consequentemente diminuirão as corridas e assim seu lucro! É simples! Não enxerga quem não quer! Como a categoria é desunida, não há pressão para mudar isso. Talvez, se esses deputados que estão sentados em cima do projeto de lei para regulamentar essa relação, tornando-a mais justa, resisti$$em ao lobby das empresas de App, nós já teríamos uma proteção da lei, acabando com essa exploração covarde! Só seremos Fortes se formos Unidos!
Só se for no confort, no X é impossível colega, pelo na minha região !
Aqui tem q estar um dinâmico bombando p a gente conseguir acima d 1,50, 1,80 se tiver muito, muito bom pode chegar a 2,00 !
Isto no X !
Irmão,estou como motorista de aplicativo desde 2020 quatro anos e meio tenho mais de 30.000 mil corridas,sim sou um pouco experiente,dias de paralisação eu não rodo e tô nem aí pra quem roda,pra mim esses que rodam nos dias de paralisação,na maioria são os mesmos que aceitam qualquer porcaria e por causa desses que está cada vez mais difícil viver do aplicativo,durante dois anos fui motorista diamante,hoje recuso oitenta por cento das porcarias que me oferecem,se está impossível de trabalhar de dia saio a noite,se está ruim a noite vou de dia,mais me recuso a aceitar corrida pra trocar dinheiro,deixo minha família em casa pra ganhar dinheiro está difícil,mais assim tem sido pra mim,só aceito o que realmente vale a pena,dias bons estico até onde dá dias ruins faço minhas escolhas, faço minha prata e meto o pé pra casa independente do tempo que rodei!!!
Eu não concordo com a paralisação, isso é pra quem é CLT e a lei faculta que o funcionário possa paralisar tendo seu salário garantido. Motorista de aplicativo se não vai pra rua não fatura, quem vai pagar as contas dele? E quem trabalha com carro alugado, quem vai pagar a diária dele? Isso é besteira, a plataforma não tá nem aí pra essa paralisação. Se os motoristas pudessem paralisar até ter suas reivindicações atendidas como fazem os funcionários junto aos sindicatos, aí seria outra conversa, mas como disse, quem vai garantir o salário desses motoristas? 1 dia não machuca em nada as plataformas. Eu sou favor sim, de uma conscientização dos motoristas a não pegarem corridas com menos de 2 reais por km, é o que eu faço. Deixa o povo a pé, cancela, se todos fizeram isso, aí sim a plataforma vai pensar em se mexer.
Ontem comecei o dia com 76%de taxa de aceitacao pela uber fiz pouco mais de 20 viagens e so nao aceitei 3 e acabei o dia com 75% de taxa
Eles estao induzindo nos motoristas a aceitar qualquer corrida a qualquer custo
Tenho 1 ano de uber e estou perdendendo totalmente a confiança nos aplicativos
Lamentável
Kkkkkkk, 75% mano, tá aceitando “quase tudo” hein ???, eu tô com 10% e to achando muito, em função dessas corridas bicheiras q estão oferecendo, tá loko. Eu fora. Só faço o que realmente me interessa.
Kkkkkkk, 75% mano, tá aceitando “quase tudo” hein ???, eu tô com 10% e to achando muito, em função dessas corridas bicheiras q estão oferecendo, tá loko. Eu fora. Só faço o que realmente me interessa.
Quem tem 75% recebe as corridas melhores. Taxa baixa só toca refugo.
Já passei por isto, mas não sei como resolve.
Bom dia,na verdade houvesse uma combinação entre motoristas,todos deveriam se unirem e passar a não aceitar corridas inferior a 12 reais,e também o km de deslocamento.
Excelente: tem chamada que o valor é inferior ao valor a receber.
Excelente mês.
É exatamente o que eu penso, por conta de motoristas irresponsáveis que aceitam toda porcaria, nunca vai existir aumento de tarifa e cada dia vai ficando mais difícil continuar nessa luta, pois não existe união entre nós.
Impressionante como os apps conseguem manipular e jogar um motorista contra o outro.
É verdade q muitos motorista não sabem trabalhar, ou por necessidade, muito por conta dos aluguéis e despesas, saem aceitando qualquer coisa.(TRISTE ISSO).
Enquanto não houver uma regulamentação decente R$2,00 o km e mínima R$10,00 eles irão continuar mandando qualquer coisa, pra eles é conveniente estão cobrando suas taxas do mesmo jeito.
Com certeza, enquanto os motoristas quiserem volume , quantidade de corridas por dia, não resultados, sobra de valores, os preços não irão aumentar. Motoristas de carros elétricos, tem aceitado todas as viagens, pensando que seus carros não gastam nada. Categoria cada vez mais desunida e hj somos um serviço excenssial, mas totalmente desvalorizados.
Concordo, mínimo de 2,00 por KM e 10,00 por corrida.
Bom dia, Marcelo somos uma classe onde ninguém ajuda ninguém, se fosse algo para políticos manifestações para pessoas que nem sabe que vc existe, estavam lá, tudo bem doido, agora e algo que impacta em melhorias, em benefício próprio, ninguém vai ou faz, os brasileiros são os maior ” parceiros” que a Uber tem, pense um dia paralisado , quanto que não ia impactar no bolso do Uber, será que isso não bastaria para eles olhar melhor para os motoristas? Pena que pessoal não se une da forma correta
A realidade é uma só…a plataforma nunca irá melhorar a remuneração de motorista se não estiver perdendo lucro….e essa perda só ocorre com o mínimo de consciência de toda categoria, fazendo o básico que é recusar corridas que não bancam os custos do veiculo e o trabalho do profissional….É mais sensato buscar outros aplicativos e outras formas de remuneração, do que pagar para trabalhar e ficar ausente de sua família para enriquecer plataformas….
Verdade Marcelo, concordo com você quem piora as plataformas são esses motoristas que aceita tudo, qual a necessidade delas aumentar a tarifa se os motoristas estão aceitando valores baixos, eu nunca participei de paralisação por causa disso, não há motivo para fazer paralisação , se o motorista aceita valor baixo é porque está satisfeito, ganha moral com as plataformas e fica com o bolso vazio
A classe e desunida, porque quando faz uma paralisação e pra para todos. Por isso que o brasileiro sofre. Sim o pessoal passasse uma semana usando outro aplicativo que não fosse o URB já tinha resolvido façam o teste.
Eu não rodo mais com a Uber, é exploração, pelo menos aqui na minha cidade. Só uso 99 q paga bem melhor e considera as zonas de periferia e horários de pico. Usava a Uber por causa da totalpass, mas prefiro pagar academia por minha conta q ser explorado por eles.
Concordo com paralisação, desde que seja organizada. Sou motorista de app há quase 9 anos e sempre foi minha 1a renda. Hoje só trabalho com 1 aplicativo devido ter sido bloqueado injustamente pelos outros 2. Percebo que a conta só fecha no verde pra eles e nós que somos a mola propulsora das plataformas, nos viramos nos 30 pra tentar pagar nossas contas.Tento fazer corridas apenas de 2reais o km, mas nem sempre é possível.
Quando comecei a trabalhar com apps, eu não calculava bem as corridas, aceitava de todo jeito, achava que todas as corridas eram bem vidas e com isso estava bem posicionado perante a plataforma, de uns três anos pra cá o meu conceito mudou e só aceito corridas acima de 10,00, acho injusto sair de casa e fazer corridas que não me dão uma boa rentabilidade, calculo o deslocamento até o passageiro e do passageiro até o destino e se tiver paradas que sejam dentro do roteiro aceito, se for fora do roteiro cancelo imediatamente, pois não compensa o motorista sair da linha de percurso só pra fazer graça ao passageiro. Concordo com as paralisações, mais tem que ser feita de forma coesa (unida), sabemos que tem motoristas que pagam renda, que tem aluguel de carro e um dia parado é uma falta muito grande em seu orçamento semanal, portanto temos que nos unir e não parar por um dia, mais sim por algumas horas de um dia, já vai dá um bom prejuízo nas plataformas em alguns dias paralisa de seis da manhã até o meio dia, em outro dia do meio dia até às oito ou nove horas da noite, acho que já é o suficiente para as plataformas se posicionarem quanto as tarifas e se elas começarem a baixar as tarifas daremos choques em alguns dias alternados, mais sempre sendo avisados, pois o boca a boca entre os motoristas é mais eficaz na hora de reinvindicar por melhores tarifas.
Estou em paralisação constante, parei de aceitar viagem abaixo de 2,50 o km no ?.
Rodo menos e faturo mais.
Bom dia a todos.. sou motorista por opção tenho visto muitas corridas em plena zona sul do Rio a 7,99 a8,55 tocar pra mim e em seguida aceitam rapidamente fico pensando o que leva alguém aceitar tal corrida se a pessoa for a pé chega muito antes tendo em vista o trânsito nesta zona do rio… abraço….
Bom dia Marcelo!
Por isso parei de dirigir para aplicativo desde 16/12/2024, eles pensam que estamos passando fome, não pego corrida abaixo de 2,00 a conta não fecha, mas entendo que tem muitas pessoas que só depende do app, mas é importante fazer a conta, infelizmente não vale mas apena. virei confeiteiro e doceiro. Abracos
Marcelo e parceiros um bom dia a todos vocês, que Deus abençoe a todos. Eu sou do interior de São Paulo,.região de Campinas, Indaiatuba, eu também fiquei de luto aproveitei para descansar. Mas tudo o que foi relatado é verdade, aqui na minha região não é diferente. Pena que muitos pensam nas suas contas, mas não fazem conta, aqui na região de Campinas considera-se várias cidades ao redor temos um total de 411 mil motoristas de app sendo que 75% usam carros locados sustentando um sistema que monopoliza e enriquece todos os dias.
Quando vem corrida de 1 real, vem várias, inunda, justamente porque os motoristas estão recusando.
Não precisa ficar chateado ou bravo com a Uber. Aliás quem decide os valores é um sistema automatizado.
A Uber oferece a corrida. Se você aceita, a culpa é sua, não é do Universo, dos malvadinhos da Uber ou do motorista ao lado que “tá aceitando” baixo.
Se você tem uma lanchonete e vende coxinha a 10 reais, se aparece gente falando “faz por 8?” E você aceita, a culpa é sua.
Não sei pq insistem em querer se manifestar sendo que motorista de App nem categoria tem, são todos egoístas, só olham para o próprio umbigo. Se numa manifestação 20% parar é muito, a maioria roda ainda por cima pegando corridinha de 5 ou 6 ou 7 reais pra querer alcançar a categoria diamante. Vai ganhar um diamante bem na cabeça quando o carro quebrar. Querem uma sugestão. Assim que os motoqueiros entregadores ganharem seu reajuste após sua manifestação, o negócio é migrar para as entregas de moto, vão ganhar o dobro ou mais que um motorista de App ganha. Vai dar pra comprar uma moto e também um carro não pra trabalhar mas para tirar um lazer. Motoboy entregador sim é uma categoria, motorista de App não. É que nem alguns falaram, quer tentar um reajuste, só não aceitar corrida de 5, ou 6 ou 7 reais e nem aceitar corrida que paga menos de 2 reais o km, pq União pra ser uma categoria, motorista de App nunca vai ter.
Quando a Uber chegou em Brasília em 2014 foi com o propósito de fazer acontecer um transporte de qualidade pros usuário, com sua categoria Blek, onde a regra era fornecer água, balinha, tinha uns colegas que disponibilizaram até chocolate pros usuários. Após alguns meses com o lançamento da categoria X a regra da água e balinha prevaleceu, ou seja, percebe-se que a preocupação desde o início sempre foi e será o passageiro. Mas hoje vivemos uma realidade bem diferente, principalmente em mantermos os nossos carros nos padrões de aceitação por parte dos APPs. Estou me referindo ao ano, conservação e claro manutenção, que se o motorista não não estiver sempre criando estratégias e escolha
nas aceitaçoes de viagem, quando for fexar seu relatório no final do dia detrabalhado, provavelmente ou ele trocou figurinha ou trabalhou de graça pros APPs. Em se tratando de aumento de tarifa, se não me falha a memória, teve um reajuste por parte da Uber, em 2016, que por sinal em seguida criou a modalidade Promo, ou seja, tarifa Promocional, ou melhor, na verdade um reajuste fictício. Estou me referindo a Uber porque foi nela que comecei. Agora se tratando de app na nossa modalidade a diferença de tarifa paga pros motoristas é mínima, deixano o motorista sem muita opção de escolha porque a tarifa do km rodado está defazadissima.
Aqui em Brasília andar de APP tá mais barato do andar de ônibus, principalmente quando é mais de um passageiro e colocam paradas.
Em fim, todos temos que entender que somos a peça principal pra manter essas plataformas no Brasil, e que, sem nós elas não operam, lógico. Em fim, enquanto não
começarmos um movimento com muita seriedade, entendimento, força e bastante união, as plataformas não vão reconhecer nossa real importância para suas operações.
Aqui na minha cidade C.Grande MS, para ganhar acima d 1,50 o km, somente nos horários de rush, pico! Fora isso os kms ofertados são 0,90, 1,00, 1,10, 1,15 e o q é lamentável q tem um monte d motoristas q aceitam, como já dizem alguns colegas eles são ignorantes ou não fazem as contas !
Lamentável esta situação !
Porque os Apps vão subir o preço das corridas se tem otarios p fazerem ?
enquanto esse pobre coitados não saber trabalhar vai morre cheio de dívida so aceito corrida 2.00 reais por km não quero nem saber