Marcelo Tavares, conhecido nas redes como @ubermestre.oficial, começou a dirigir por aplicativos em 2016, após ficar desempregado. Ele encontrou na profissão não apenas uma fonte de renda, mas também uma maneira de ajudar outros motoristas por meio da criação de conteúdo.
Com experiência em gestão, percebeu a importância de compartilhar conhecimento e orientar quem entra no ramo sem preparo. Em entrevista exclusiva, ele conta como concilia a rotina de motorista com a produção de vídeos, a importância de metas para manter a lucratividade e como as mudanças no setor afetaram o dia a dia dos motoristas. Além disso, explica por que considera que, apesar dos desafios, ainda vale a pena ser motorista de aplicativo – desde que se trabalhe com estratégia.
Minha primeira pergunta, Marcelo, é sobre como você começou a trabalhar com os apps de transporte e como decidiu produzir conteúdo para a internet sobre o assunto.
Marcelo: A primeira é a seguinte: eu comecei em 2016, quando fiquei desempregado. Ninguém nasce com o sonho de ser motorista de aplicativo. As pessoas entram porque precisaram sair de sua área de atuação anterior, normalmente é assim que começa.
Não é uma profissão tradicional, é algo novo. Você não ouve alguém dizer que sonha em ser Uber. Geralmente, a pessoa entra porque precisa, é uma questão de falta de opção.
Agora, sobre a influência, eu sempre tive experiência com gerenciamento nos locais onde trabalhei. Naturalmente, as pessoas foram se aproximando, grupos de WhatsApp foram surgindo, e eu senti a necessidade de compartilhar minha experiência com essa galera, tentar ajudar.
Essa ideia continua até hoje: minhas redes servem para buscar informação e ajudar outros motoristas.
Entendi. Marcelo, como você organiza sua rotina para conciliar o trabalho como motorista e como influenciador? Seu trabalho é guiado por metas? Você só volta para casa quando fatura um valor específico por dia, como R$400, R$300, R$500? Como funciona isso?
Marcelo: Exatamente. Tanto que, por exemplo, teve um dia que marcamos algo, e eu não vi sua mensagem na hora porque estava focado em bater minha meta. Para ter sucesso como motorista de aplicativo, é preciso ter um objetivo claro. Ninguém vai te cobrar, mandar e-mails ou ficar no seu ouvido como um chefe faria.
Então, você precisa sair de casa sabendo exatamente quanto precisa faturar para cobrir seus custos. Temos custos fixos e precisamos garantir que uma parte da meta cubra isso e a outra parte seja lucro.
Quem trabalha assim, com metas bem definidas, tem sucesso. Quem não dedica horas suficientes e não se organiza, acaba não tendo uma boa lucratividade e, consequentemente, a profissão acaba não dando certo.
Entendi. Agora, falando sobre sua forma de trabalho, você aceita apenas corridas que paguem um valor específico por quilômetro? Como você define sua meta? Você é um motorista que seleciona muitas corridas?
Marcelo: Antes de responder, deixa eu completar a questão da rotina entre rodar e criar conteúdo.
Eu me programo para produzir conteúdo na parte da manhã ou sempre que surgir algo relevante na rua. Eu tenho câmeras no carro, algo que eu gostaria que todos os motoristas tivessem, pois é uma questão de segurança. Muitas vezes, o conteúdo já está na rua, então basta capturar e postar.
Se acontece algo importante, como uma novidade no aplicativo ou um fato relevante no trânsito, eu paro por um minutinho, posto e sigo minha meta. No Instagram, por exemplo, isso é bem rápido. Mas não há uma regra fixa, porque o conteúdo pode surgir a qualquer momento.
Agora, sobre valores por quilômetro, isso é bem relativo. Atualmente, eu moro no Guarujá, onde houve uma campanha em 2024 defendendo um valor de R$2 por quilômetro e um mínimo de R$10 por viagem.
R$2 por KM, em alguns casos, é possível selecionar. Já o mínimo de R$10 por viagem nem sempre dá para garantir.
Existe uma discussão entre motoristas sobre isso. Por exemplo, uma viagem de R$7 em que eu rodei apenas 2 KM me rendeu R$3,50 por KM, que é excelente. Por outro lado, uma viagem de R$10 pode me fazer rodar 5 KM, o que significa um ganho de apenas R$2 por KM.
Então, nem sempre o mínimo de R$10 é a melhor escolha. Em cidades menores, é difícil manter a meta de R$2 por KM em todas as corridas. Às vezes, uma viagem de R$1,80 por KM ainda vale a pena, dependendo da distância e do contexto. Se eu fosse extremamente rigoroso, poderia acabar sem corridas para fazer.
Entendi. Marcelo, você comentou que começou a trabalhar como motorista há alguns anos. Como você enxerga as mudanças na profissão desde aquela época até hoje? Então, você sente que hoje trabalha mais para atingir sua meta? Você antes faturava mais?
Marcelo: Eu comecei em fevereiro de 2016. Então, já são nove anos. Se estou há tanto tempo nisso, é sinal de que vale a pena, caso contrário, já teria buscado outra coisa. A rede social me ajuda com algumas parcerias, mas nada garantido. O que eu sei com certeza é que se eu sair para rodar 10 horas, atinjo minha meta. O normal é rodar 10 horas por dia, mas, dependendo do objetivo, chego a rodar 12.
Ontem, por exemplo, precisei bater uma quantidade de corridas porque existem incentivos. Em São Paulo, na capital, está fraco, mas aqui no litoral, por conta do verão e do carnaval, esses incentivos ainda aparecem. Algumas pessoas criticam: “Ah, você faz tudo por causa de um incentivo?” Mas vou dar um exemplo: faça 80 corridas e ganhe R$180 a mais. No início, esse valor pode parecer pouco, mas quando você está com 79 corridas, ele se torna excelente. Com uma viagem de R$5 a mais, você ganha os R$180 extras.
Então, é uma questão de administrar bem as oportunidades. Eu sempre busco bater minha meta diárial, que fica entre R$400 e R$500 por dia. Esse é o ideal para sobreviver atualmente. No passado, a realidade era outra. Nem olho muito para trás, porque a gasolina era mais barata e as tarifas eram praticamente as mesmas de hoje. Mas a gasolina subiu absurdamente e a tarifa quase não mudou. Por isso, hoje os motoristas precisam ser mais seletivos. Antigamente, qualquer corrida ajudava a bater a meta, mas agora é preciso escolher melhor.
Entendi. Na sua opinião, ainda vale a pena ser motorista de aplicativo?
Marcelo: Vale a pena saber trabalhar. Inclusive, na minha bio do Instagram, eu tenho um e-book que fiz para ajudar quem está começando. Ele contém um método com 50 videoaulas, onde explico tudo que aprendi na prática.
Vale a pena porque, hoje, muitas melhorias aconteceram devido às lutas dos motoristas. Quem entra agora talvez nem saiba disso. Antigamente, quando um passageiro chamava o carro, o motorista aceitava sem saber para onde ia. Somente quando o passageiro entrava no carro e iniciava a viagem, sabíamos o destino. Isso gerava muitos riscos, inclusive crimes e assassinatos.
Graças às reivindicações, hoje conseguimos ver o destino, o valor antes de aceitar a corrida e selecionar melhor as viagens. Mas isso só foi possível porque muita gente brigou por essas mudanças.
Entendi. Trabalhando dessa forma, você consegue faturar quanto e lucrar quanto?
Marcelo: Minha meta é entre R$400 e R$500 por dia. Nesta semana, por exemplo, trabalhei todos os dias. No dia em que tirei um descansinho, rodei por apenas três horas.
Para ter uma ideia, é só imaginar que um motorista precisa fazer pelo menos R$2.500 por semana. No mês, isso dá cerca de R$10.000. Desses ganhos, é preciso descontar os custos: eu gasto, em média, R$70 por dia com combustível, o que dá cerca de R$1.800 por mês. Além disso, há motoristas que precisam pagar a parcela do carro ou aluguel, o que também impacta no lucro.
Entendi.
Se você sair para trabalhar sabendo exatamente os custos fixos que precisa cobrir, fica mais fácil definir a meta diária. Esses custos incluem carro, internet, combustível e alimentação, porque, mesmo em casa, você precisa comer, né?
Muitos motoristas pedem provas de faturamento. Você costuma compartilhar esses números?
Marcelo: Sim, eu sei que tem gente que fala muito, mas não mostra nada. Por isso, no meu e-book, ensino detalhadamente como eu trabalho. Não é só falar que faz, é mostrar como faz. Explico desde estratégias de segurança até métodos de seleção de corridas.
Existem aplicativos que bloqueiam corridas abaixo de R$2 por KM, mas nem sempre isso é vantajoso. Por exemplo, uma corrida de R$1,90 por KM pode ser melhor dependendo do trajeto, especialmente se for uma rodovia onde o carro gasta menos. Há quem seja radical e não aceite nada abaixo de R$2 por KM, mas isso pode significar perder boas oportunidades.
Você já trabalhou em outra cidade, ou sempre foi no Guarujá?
Marcelo: Não, meus primeiros oito anos foram na capital de São Paulo. Mas já rodei em outras cidades, como Limeira, Ubatuba, Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Santos e, agora, estou aqui no Guarujá. Quem tem um aplicativo de São Paulo pode rodar em qualquer cidade da região metropolitana.
Você considera bom o movimento no Guarujá ao longo do ano? A capital é realmente melhor?
Marcelo: Estou aqui há dez meses. Quando vim para o Guarujá, achava que trabalharia mais em Santos, porque imaginava que o Guarujá fosse uma cidade dormitória, com pouco movimento. Mas me surpreendi, porque é uma cidade populosa, com muitas pessoas que precisam se locomover para o trabalho, escola e consultas médicas.
A demanda de passageiros é menor do que em São Paulo, mas também tem menos motoristas, então acaba equilibrando. No fim do ano e no carnaval, o movimento aumenta bastante. O que muda é que, apesar de ganhar um pouco menos aqui, não há o trânsito e o desgaste de São Paulo. O consumo de combustível também é menor. No fim, tudo se equilibra, porque ninguém dá almoço de graça.
Muitos motoristas de capitais como São Paulo e Belo Horizonte reclamam que o movimento é fraco em janeiro, pois as pessoas viajam para a praia. Você percebe essa diferença?
Marcelo: Sim, muitos motoristas vêm para cá nessa época. Mas conheço motoristas que continuam faturando bem em São Paulo, mesmo em janeiro e fevereiro. Tenho amigos que conseguem fazer R$3.000 por semana nesse período. Como se explica isso?
Eu acho que algumas pessoas perdem muito tempo reclamando. Por isso, não sou o tipo de pessoa que fica reclamando nas redes sociais. É importante protestar quando necessário, mas nos locais certos, como a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal ou manifestações organizadas.
Se você passa o tempo todo reclamando, acaba sem tempo para trabalhar. Prefiro buscar soluções e ajudar as pessoas a faturar mais. Tenho amigos que bateram metas mesmo em janeiro, então não é uma regra que todos tiveram dificuldades. Sei que o movimento cai, mas sobrevivi a oito janeiros em São Paulo e sempre consegui trabalhar.
Entendi. Agora, quero saber quais são os maiores desafios de ser motorista e criador de conteúdo. É a criatividade para gravar novos vídeos? As críticas? O tempo para conciliar os dois trabalhos? Como é isso?
Marcelo: O primeiro desafio é a responsabilidade com o que você fala. Eu posso não ter milhões de seguidores, mas são 30 mil no Instagram e 30 mil no YouTube. Isso me dá uma responsabilidade grande sobre aquilo que compartilho.
Nunca procurei polemizar ou atacar a concorrência. Na minha opinião, alguns criadores de conteúdo falam coisas sem responsabilidade e depois sofrem as consequências. Eu nem gosto muito do termo “influenciador”, porque a influência pode ser positiva ou negativa. Prefiro me chamar de criador de conteúdo.
Uma vez, estava na praia num dia de folga e encontrei um seguidor. Ele me reconheceu e veio falar comigo. Imagine se eu fosse um cara que falasse bobagem? Poderia ter problemas.
Minhas redes são focadas em ajudar, não em criar polêmicas. Atacar pessoas ou empresas pode trazer problemas, então prefiro evitar.
Sobre a questão do tempo, é complicado. Não sou uma pessoa que se dedica 100% ao YouTube. Tenho amigos que fazem três vídeos por dia. Eles focaram nisso e, por isso, alcançaram 100 mil inscritos e uma monetização alta. Mas eu vejo a rede social como algo secundário, não como minha principal fonte de renda. Meu foco é o meu trabalho como motorista.
Respostas de 49
Que mentira aonde ele gasta 1800 de gasolina por mês fala aonde ele abastece que vou lá, a Uber cobra taxas acima dos 38 porcento olha escravidão o cara trabalha de segunda a segunda sem qualidade de vida , bom meu vizinho era assim de segunda a segunda hj depois de mais 29 mil viagens o carro só dá prejuízo hj não vale apena dirigi pra Uber ou outro app
Boa tarde! Em nenhum momento foi falado gasolina e sim combustível!
Basta usar a matemática que é uma ciência exata.
Média de 200 kms rodados por dia, média de 2,00 por km, média de 3,49 no etanol, meu HB 20 faz média de 10,3 por km no etanol.
Só fazer as contas e calcular quanto vai gastar rodando 6 dias por semana, 26 dias por mês.
Agora veja se a conta bateu. Tmj
Mentira que seu Hb20 faz 10km com um litro,ainda com ar ligado não faz 7 km com litro.
Bom como consegue gasta por dia 58 reais de combustível em sp sendo que combustível custa 6,00 por litro olha o estrato sem qualidade de vida nenhuma isso não mais nada que uma escravidão dos app , bom lá pra frente quero ver a opinião dele quando começa o desgaste do carro em 5 anos meu carro de 25 mil km foi pra 255mil cheio de problema toda semana e uma coisa pra fazer ,sendo que Uber vem com preço muito abaixo praticamente de graça pq ela mudou toda sua prática de porcentagem hj varia de 20 até 41 porcento
Desgaste ocorre também com carros que não rodam nos apps. Manutenções preventivas minimizam esses problemas. Tudo isso faz parte de planejamento e organização.
Com certeza os valores estão defasados, o que nos faz ser mais seletivos e ter cada dia mais estratégia no trabalho.
Muito boa matéria. Mas gastando 70 reais de combustível dia. Qual o milagre para fazer 500reais. Porque aqui na região de Osasco tem tem muitas corridas que não passa de 1, 20 por km. Também já rodei em Sorocaba e a realidade de lá é cruel coitado de quem roda por lá tem corrida abaixo de 1,00 por km, com que carro você roda? Quantos km seu carro faz com 1 litros de gasolina? Seu carro pega todas as categorias? Porque corridas de 10 reais só vale a pena na hora de voltar pra casa ou reposicionar o carro em pontos estratégico.
Boa tarde! Essa questão já respondi acima. Pura questão de matemática e carro em ótimas condições mecânicas pra oferecer um consumo dentro das nossas expectativas.
Faz de 400 a 500 e gasta 70 de combustível. Só se for carro híbrido.
Híbrido gasta menos. Já respondi acima. Só fazer os cálculos apresentados
O carro dele para começar, HB20 nunca faz 10/1.
E. Com 70,00 de combustível, nesse trânsito fazer 400 a 500 só com mágica.
Talvez ele queira dizer que coloca 70 de combustível e tenta fazer isso, mas não vai conseguir.
Acho que como o colega disse, nem com carro híbrido ele conseguiria.
Talvez ele tenha um carro a hidrogênio.
Porque ele já é um gênio, só falta o hidro que deve ser bem barato.
Vou reclamar então pra montadora pra ver se fazem o meu carro gastar mais kkkkkk
Esqueci de um detalhe, minha conta acima só vale se o carro for realmente particular porque se for alugado ainda tem os 3.500,00 da locação (e se for das mais em conta heimmm)…
Que é meu caso. Mas se gasta tudo isso com carro locado, algo errado não tá certo
Os números não batem! Se ele gasta R$ 70 com combustível, não tem como faturar 400 500 reais. Considerando que ele usa etanol e o veiculo faça 10 km/l serão: (70÷4=17,5 l × 10=175 km rodados).
Não acredito nesses números, talvez na cidade de São Paulo seja possível, no Guarujá duvido.
Essa Hyundai me traiu então hehehe…me deu um carro econômico demais
Blz. De qualquer forma meu bolso agradece a Hyundai todos os meses
Ganha 10 sobra 8 rsss só se for em outro país para fazer 400 ou 500 por dia vai gastar quase 200 gasolina e outros.tem mágico em profissão errada…. Ao acreditem nessa balela….
Ok. Então vc e sua conta é que estão “sertos”
Não duvido que ele ganhe 10 mil por mês. Eu duvido só dos gastos. Mas se ele ganha isso tudo pra que ele quer ser e como arruma tempo como influencer?
Na matéria tão sobre isso tbm. O dia tem 24 horas pra todos. Mas nem todos sabem administrar.
Quantas bobagens e mentiras nesta publicação. Esse cara, deve ser boca de aluguel da Uber.
Essa foi muito boa! Mas, ao contrário do que muitos pensam, os apps não gostam muito de mim kkkk eles detestam ataques e curtem aqueles que passam a mão em suas cabeças. Meus vídeos são e sempre foram informativos e sempre estive em manifestações pra tentar ajudar nossa categoria e isso os apps abominam.
Para quem realmente é motorista e sabe como funciona a realidade é outra,estes motoinfluer ( motorista Influencer) só ilude os iniciantes,para ganhar em indicação,e seguidores de suas páginas.
Devido a estes maus profissionais induzirem os novos praticantes com notícias FAKE os APPs ficaram impraticáveis.
Sou motorista de APP desde 2016 e sei o que estou dizendo e muitos motoristas sabem que a realidade dos APPs é OUTRA.
Mas se não vale a pena, pq ainda tá na profissão? Essa não dá pra entender amigo.
Mas se não vale a pena, pq ainda tá na profissão? Essa não dá pra entender amigo. Se não tem lucro, não adianta crítica. Toda profissão é assim. Alguns se dão bem e outros não.
Bom dia trabalho como motorista em Piracicaba aqui as corridas estão na faixa de R$ 0.99 centavos a R$ 1.60 por km a taxa mínima aqui é de R$ 5.63 mais barata que a passagem de ônibus pra pegar corridas acima desse valor fico parado mais de 40 mim as vezes que no pena que nossa categoria não é unida para brigarmos por melhorias . aqui pois sempre tem quem aceita esses valores
Não sabe fazer conta.Informe a marca do carro pois vou trocar o meu.
Meu UP take coloco 100 faço 350 o dia mas começo cedo tiro o combustível 250 livre já cheguei fazer 340 máximo gastos mensais 2100 de álcool
Seu carro bebe bem heim? Qual seria?
Tudo bem
Explica, gastos de gasolina, troca de óleo, pastilhas de freio é gastos com café, lanches, almoço, jantar
O você é um robô que não come kkkkkk
Robô foi boa! Quem fica em casa tbm come. E só come lanche quem não leva rango. Mas aí é outra questão sobre economia e organização
Entre faturado e despesas com combustível o resultado líquido não fecha, duas coisas que já percebi nenhum depoimento cita o veículo e média de consumo e todos os depoimentos são de motoristas que tem um canal daquela plataforma e se dizem influenciadores, todos tem um curso para oferecer “ajuda”,vamos falar a realidade, tenho uma livina 1.6 2012 faço corridas esporadicamente somente pela 99 se abastecer 20 litros os primeiros 10 são para pagar o abastecimento e sobram 10 para rodar aproximadamente 120 kms com viagens na média de 7 8 reais ou seja a realidade é bem diferente do que vimos nessas matérias
Sim, aí está um comentário coerente com a realidade, agora o motorista acima que fez a entrevista dizer que fatura 10 mil e tem lucro de 8.200 , é simplesmente nos chamar de incompetentes pra não dizer outra palavra.
Boa tarde! Já disse tudo, roda esporadicamente, portanto é uma renda extra
Pra quem encara como renda principal e roda sempre, se usa outra ótica
Quanto a curso, quem adquiriu me agradece muito, mas só compra quem acha que precisa
Quem não acha, sem problemas. Vida que segue
E quanto a ser influenciador, mesma coisa. Quem quer e gosta segue e quem não gosta não segue.
Os apps mais me atacam que me curtem pq não ouço sardinha nem pra um lado e nem pra outro
Apenas expresso minhas opiniões e tento motivar positivamente meus amigos e parceiros
E quando cancelar ou recusar corridas por um preço abaixo de1.50 como é o caso de manaus de onde estou lhe enviando e a uber te pune ,como fica?
Aí já é um caso mais complicado pq mostra o descaso do app. Eu citei a minha realidade
Aí já é um caso mais complicado pq mostra o descaso do app. Eu citei a minha rotina de trabalho em SP
É uma afirmação sem muita coerência, vc faturar 10 mil e lucrar 8.200, essa conta não bate, desculpa a minha franqueza, porque ainda que trabalhasse 30 dias, daria uma média de 60 reais dia de gasolina, isso sem por na conta outros gastos, vc dá uma entrevista dessa é chamarmos de incompetentes, nem vou comentar mais, porque não vale a pena.
Saber ou não trabalhar não significa incompetência. Todos que querem de verdade se adequam a qq adversidade e acabam se dando bem…ou não
Além de que, na matéria falo sobre outros gastos e isso é o que está escrito no título
Foi dito sobre outros gastos durante a entrevista. Sobre combustível apenas é dito na capa
Coisa que me.deicha chateado e que o cara pode ser .tão mentiroso e não tem vergonha de falar essas coisas pra gente ler que fatura 10000 e só gasta 1800 por mês
Isso prova que vc não leu toda a matéria e só deu importância ao título
Todo orgulhoso de ser escravo.
Talvez não saiba o que significa o termo escravo, mas não julgo pq nem todos se interessam em estudar história.
Escravos eram pessoas forçadas a trabalhar, não recebiam nada por isso, viviam amarrados e eram açoitados.
Nunca passei por nenhuma situação semelhante e nem qq parceiro.
Quem se adapta e acha que vale a pena fica e quem não acha sai. Simples assim
Cara pensa p mentir, 70 reias de gasolina kkkk e 500 por dia. Sem comentários, matéria feita com algum interesse em iludir novatos.
Cai nessa não.
Uber fode cada dia mais o motorista.
Antes dava para ganhar 10 mil mês, hoje em dia kkkkk. Mente menos, todos aqui são motoristas .
Só mudar de profissão. Simples assim
Só permanece quem acha que vale a pena. Quem não acha, busca outra atividade e vida que segue. Acho engraçado quando alguém cita a realidade individual ser mentiroso kkkk mas rlx não levo pro coração
Aí já é um caso mais complicado pq mostra o descaso do app. Eu citei a minha rotina de trabalho em SP