Na última quarta-feira (12) mensagens como “Belo Horizonte tem. São Paulo não tem.” e “João Pessoa tem. São Paulo não tem.” estão sendo exibidas em telas de mídia out-of-home em estações de metrô e locais de grande circulação em São Paulo. Desde ontem os painéis passaram a revelar que o serviço ausente na cidade é o Uber Moto.
A campanha faz referência à suspensão do serviço de mototáxi em São Paulo, determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado no final de janeiro de 2024, em atendimento a uma decisão da Prefeitura.
A empresa declarou em sua postagem no Instagram: “Uber moto: O Brasil tem. São Paulo não tem. Faça parte da mudança na mobilidade de São Paulo.”
Em janeiro, a Uber e a 99 passaram a oferecer o serviço de mototáxi na capital paulista, com base na legislação federal que autoriza esse tipo de transporte. A Prefeitura, no entanto, alegou questões de segurança e infraestrutura como motivos para barrar a operação e utilizou um decreto municipal de 2023, assinado pelo prefeito Ricardo Nunes, que declarou o serviço inconstitucional.
Na nova fase da campanha, criada pela agência Santa Clara, a Uber apresenta a mensagem “Uber Moto. São Paulo não tem.”, destacando que o serviço está disponível em outras cidades brasileiras. A empresa defende a liberação da modalidade na capital paulista.
Como parte da ação, a Uber lançou o site “São Paulo Vai Ter”, no qual explica o funcionamento do serviço de mototáxi e disponibiliza informações sobre a campanha.
Em janeiro, durante os debates entre as empresas de mobilidade e a Prefeitura, a 99 também lançou uma campanha para divulgar o serviço, utilizando personalidades como MC Luana e MC Hariel em suas peças publicitárias.